Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais efeitos para decorar parede

Conheça algumas soluções criativas para modernizar a estética das suas paredes, trabalhando com as técnicas de texturização.

Deixar a parede com um efeito diferente é um meio de transformar a decoração.

As técnicas de texturização são capazes de inovar o visual da parede, deixando-a mais moderna e impactante. Há várias maneiras de aplicar textura no espaço vertical dos ambientes, rompendo assim com a monotonia do liso e uniforme para adotar um acabamento trabalhado.

A textura pode ser aplicada em paredes residenciais, fachadas, paredes externas, áreas comerciais, entre outras superfícies. Dependendo do efeito escolhido, o aplicador terá que usar elementos específicos para dar forma a um acabamento bonito e diferente.

Todos os materiais que serão usados para fazer textura são facilmente encontrados nas lojas de construção, assim os itens podem ser comprados para que o próprio morador desenvolva a nova pintura. Porém, para obter resultados mais seguros, recomenda-se contratar mão-de-obra especializada.

As pessoas costumam ficar em dúvida na hora de escolher a textura certa, afinal, são muitas as possibilidades. Para definir o melhor acabamento, vale conhecer as características de cada efeito e o trabalho que demanda fazê-lo na sua parede interna ou externa.

O que normalmente varia de uma textura para outra é o utensílio usado para o efeito, ou seja, para fazer riscos, formas geométricas, desenhos, entre outros efeitos decorativos que exibem muita criatividade.

Principais tipos de efeito

1. Grafiato

Grafiato.

Considerada uma das técnicas mais conhecidas para texturizar paredes, o grafiato deixa a decoração do ambiente charmosa e personalizada. Para fazê-lo, é necessário isolar a parede que será modificada, usando fita crepe no chão e nas laterais.

Aplique na parede uma massa de grafiato de qualidade e com boa consistência para que haja fixação. A posição da desempenadeira usada para espalhar o produto deve respeitar o efeito, sendo aleatório no caso de cruzado ou de cima para baixo para obter riscas verticais.

2. Palha

Efeito palha.

Aplique a massa de textura com uma desempenadeira, em seguida passe uma escova com cerdas macias sobre a superfície, se preocupando em fazer sempre movimentos verticais. Depois da seca, a parede deve ser lixada e receber a cor desejada.

3. Lunar

Efeito Lunar

O efeito lunar proporciona um acabamento mais ousado para a parede, sendo desenvolvido a partir da aplicação da massa com um pedaço de plástico. Feito isso, é necessário usar a desempenadeira de aço para suavizar o relevo. A secagem dura 12 horas e, passado este tempo, a superfície deverá ser lixada.

4. Bambu

Efeito bambu

Numa parede livre de impurezas, passe o primer acrílico branco, espere secar e depois comece a fazer a aplicação da massa de textura com uma desempenadeira, sem deixar excessos. Para criar o efeito bambu no acabamento, use uma espátula no sentido vertical, percorrendo 15 cm da superfície. Deixe um espaço de 1 cm e siga com a ferramenta verticalmente. Repita o processo várias vezes, sempre se preocupando em fazer o ‘nozinho’ do bambu. Depois de seco, aplique gel acrílico verde em movimentos verticais com o pincel e visualize com mais facilidade o efeito do bambu.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL