Menu

Decoração

Atualizado em 5 de outubro de 2011, às 13:00 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Os pisos de madeira embelezam qualquer casa, pois são elegantes. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para mantê-los sempre bonitos.

283366 Dúvidas sobre pisos de madeira 1 Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Muitas pessoas optam pelo piso de madeira no interior das suas casas porque esse material traz aconchego e calor aos lares, além de deixá-los muito elegantes e sofisticados. Entretanto, há muitas dúvidas a respeito dos pisos de madeira, porque eles devem ter tratamentos especiais, desde a sua instalação até a sua manutenção.

Antes de tudo, é preciso saber que existem basicamente dois tipos de pisos de madeira: os laminados e os de madeira maciça. Ambos têm as suas vantagens e as suas desvantagens, por isso, é bom conhecê-los melhor antes e fazer a sua opção.

A madeira maciça fica muito mais cara que o laminado, entretanto, na hora de vender a casa, ela será muito mais valorizada com a madeira. Por outro lado, a instalação do laminado é mais fácil e rápido. Ambos são fáceis de serem mantidos e têm a mesma durabilidade, com a diferença de que a madeira maciça pode ser restaurada, ao contrário do laminado.

Uma dúvida constante sobre os pisos de madeira é sobre a mudança de cor. Às vezes, após um certo tempo, as pessoas se cansam da aparência da madeira e querem mudar a sua cor, clareando-a. No entanto, não sabem se isso é possível. A pintura da madeira é possível com tinta epóxi, porém, o resultado não é muito bom, principalmente quando o tom a ser tingido é muito escuro.

283366 Dúvidas sobre pisos de madeira 2 Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Contudo, existe um outro método de clareamento da madeira, mas é preciso muito tempo e paciência. Para fazê-lo, as tábuas devem ser raspadas uma por uma com uma máquina específica para que o verniz antigo seja retirado. Em seguida, é feita a raspagem manual com a lixa e é aplicada uma camada de ácido para desbotar a madeira. Por fim, é aplicada a resina seladora, porém, a madeira não fica completamente branca, mas sim com uma cor de madeira mais clara.

Há pessoas que têm tacos de madeira em suas casas e querem cobri-los, porém, é preciso pensar bem antes dessa empreitada, pois os pisos de madeira são bastante valiosos no mercado, agregando valor ao imóvel. No entanto, se a sua intenção é cobrir os tacos de madeira, opte por um laminado, que é de fácil instalação e manutenção.

Para aumentar a vida útil dos pisos de madeira, muita gente tem dúvidas sobre fazer a impermeabilização deles. Será que isso é possível? Sim, é possível impermeabilizar os pisos de madeira com a aplicação de vernizes, de seladores ou de resinas específicas para dar melhor acabamento à madeira. Porém, em se tratando de pisos de madeira, o mais importante é cuidar do contrapiso, porque é através dele que a madeira tem contato com o solo úmido. A impermeabilização do contrapiso tem que ser feita durante a sua instalação, com a adição de produtos cimentícios impermeabilizantes à argamassa. Outro modo de impermeabilizá-lo é usar a manta asfáltica, que precisa ser aplicada entre o contrapiso e o revestimento.

283366 Dúvidas sobre pisos de madeira 3 Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Essas são as dúvidas mais comuns sobre o piso de madeira. Por isso, elas devem ser seguidas para que o seu piso dure mais e fique mais bonito, além de saudável.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.