Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Principais dúvidas sobre pisos de madeira

Muitas pessoas optam pelo piso de madeira no interior das suas casas porque esse material traz aconchego e calor aos lares, além de deixá-los muito elegantes e sofisticados. Entretanto, há muitas dúvidas a respeito dos pisos de madeira, porque eles devem ter tratamentos especiais, desde a sua instalação até a sua manutenção.

Antes de tudo, é preciso saber que existem basicamente dois tipos de pisos de madeira: os laminados e os de madeira maciça. Ambos têm as suas vantagens e as suas desvantagens, por isso, é bom conhecê-los melhor antes e fazer a sua opção.

A madeira maciça fica muito mais cara que o laminado, entretanto, na hora de vender a casa, ela será muito mais valorizada com a madeira. Por outro lado, a instalação do laminado é mais fácil e rápido. Ambos são fáceis de serem mantidos e têm a mesma durabilidade, com a diferença de que a madeira maciça pode ser restaurada, ao contrário do laminado.

Uma dúvida constante sobre os pisos de madeira é sobre a mudança de cor. Às vezes, após um certo tempo, as pessoas se cansam da aparência da madeira e querem mudar a sua cor, clareando-a. No entanto, não sabem se isso é possível. A pintura da madeira é possível com tinta epóxi, porém, o resultado não é muito bom, principalmente quando o tom a ser tingido é muito escuro.

Contudo, existe um outro método de clareamento da madeira, mas é preciso muito tempo e paciência. Para fazê-lo, as tábuas devem ser raspadas uma por uma com uma máquina específica para que o verniz antigo seja retirado. Em seguida, é feita a raspagem manual com a lixa e é aplicada uma camada de ácido para desbotar a madeira. Por fim, é aplicada a resina seladora, porém, a madeira não fica completamente branca, mas sim com uma cor de madeira mais clara.

Há pessoas que têm tacos de madeira em suas casas e querem cobri-los, porém, é preciso pensar bem antes dessa empreitada, pois os pisos de madeira são bastante valiosos no mercado, agregando valor ao imóvel. No entanto, se a sua intenção é cobrir os tacos de madeira, opte por um laminado, que é de fácil instalação e manutenção.

Para aumentar a vida útil dos pisos de madeira, muita gente tem dúvidas sobre fazer a impermeabilização deles. Será que isso é possível? Sim, é possível impermeabilizar os pisos de madeira com a aplicação de vernizes, de seladores ou de resinas específicas para dar melhor acabamento à madeira. Porém, em se tratando de pisos de madeira, o mais importante é cuidar do contrapiso, porque é através dele que a madeira tem contato com o solo úmido. A impermeabilização do contrapiso tem que ser feita durante a sua instalação, com a adição de produtos cimentícios impermeabilizantes à argamassa. Outro modo de impermeabilizá-lo é usar a manta asfáltica, que precisa ser aplicada entre o contrapiso e o revestimento.

Essas são as dúvidas mais comuns sobre o piso de madeira. Por isso, elas devem ser seguidas para que o seu piso dure mais e fique mais bonito, além de saudável.

Recomendado para você
Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Bem Estar

Tapetes para Sala

Bem Estar

Como montar cestas de café da manhã passo a passo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *