Menu

Decoração

Atualizado em 1 de março de 2012, às 13:50 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais dúvidas sobre a pintura da casa

Esclareça as principais dúvidas sobre pintura de casa e transforme a decoração dos ambientes residenciais com um novo acabamento.
402408 Principais dúvidas sobre a pintura da casa Principais dúvidas sobre a pintura da casaAlém de ter paciência, é necessário conhecer o passo-a-passo.

Pintar os ambientes residenciais é uma tarefa simples e prática, principalmente com os novos produtos que estão sendo fabricados para este fim. Mesmo trabalhando com tintas de alta tecnologia, é importante tomar alguns cuidados para que a pintura da casa fique bem feita.

Esclareça as principais dúvidas sobre pintura de casa com as perguntas e respostas a seguir:

Como economizar no uso da tinta?

Apesar da expressiva variedade de marcas e cores nas lojas especializadas, é importante ter cuidado para escolher o produto mais indicado. Em primeiro lugar, atente-se a qualidade e a credibilidade da tinta para evitar transtornos durante a pintura. Outro as aspecto importante é evitar o desperdício.

402408 Principais dúvidas sobre a pintura da casa 2 Principais dúvidas sobre a pintura da casaCuidado com o desperdício da tinta.

Quantas demãos são necessárias?

A quantidade de demãos depende muito da qualidade da tinta, afinal, nem sempre uma camada é o suficiente para o acabamento. Os especialistas recomendam duas ou três demãos. No caso de uma parede já pintada, pode ser necessário até quatro camadas, dependendo da cor.

Quais os cuidados necessários na escolha da tinta?

Prefira comprar produtos de marcas conhecidas, como Suvinil, Coral, entre outras. Tenha o hábito de ler as especificações da embalagem, além de conhecer a finalidade de cada tipo de tinta.

Parede esburacada e com pintura descascando. O que fazer?

Antes de iniciar a pintura é fundamental verificar qual a situação da parede. No caso de buracos, use massa corrida para tampá-los e deixar a superfície uniforme. A camada de tinta anterior pode ser removida com o uso de uma lixa e uma espátula.

Como deve ser a secagem da tinta?

A secagem depende da tinta e ambiente, mas os produtos estão se revelando bem mais eficientes neste sentido. De qualquer forma, é recomendado tomar cuidado com o vento, que pode trazer poeira e danificar a superfície.

No caso de danos, a pintura pode ser retocada?

Existe sim a possibilidade de retoques, mas nem sempre os resultados são satisfatórios. Retocar a parede pintada se torna mais difícil quando já se passou 24 horas após a aplicação.

Qual a melhor época para pintar a casa?

A temperatura não pode estar nem muito baixa (menos de 10 °C) e nem muito alta (mais de 35°C). A pintura também deve ser evitada em dias de chuva por causa da umidade.

402408 Principais dúvidas sobre a pintura da casa 1 Principais dúvidas sobre a pintura da casaAs condições do clima também influenciam na pintura.

Qual a melhor cor para ampliar ambientes?

Para que um ambiente pareça maior do que ele realmente é, invista no branco convencional para pintar as paredes do cômodo. A cor neutra e clara favorece a sensação de amplitude.

Com estas informações, fica mais fácil repaginar o acabamento externo ou interno da casa.