Primeiros socorros em caso de choque elétrico

PUBLICIDADE

Segundo pesquisas realizadas, as chances de salvar uma pessoa vítima de choque elétrico reduzem drasticamente com o passar de minutos, sendo assim: o socorro realizado em até 1 minuto, as chances de eficácia é de aproximadamente 95%, já o socorro realizado em 4 minutos as chances já reduzem para 50% sendo que nessa fase a vítima já encontra com parada respiratória e cardíaca. Desse modo é imprescindível que os primeiros socorros nesses casos, sejam os mais rápidos possíveis.

O primeiro passo é cortar o mais rápido possível a passagem da corrente elétrica do corpo da vítima. Para isso é preciso cortar a tensão da tomada ou do interruptor se caso estes estiverem de fácil acesso.

Depois de afastar todos os perigos deve o socorrista isolar a vítima, vestindo calçados, usando luvas ou objetos não condutores de eletricidade, como é o caso da madeira.

PUBLICIDADE

Se a vítima estiver inconsciente, deve-se retirar todos os objetos que nela estiverem como: pulseiras, brincos, relógios, óculos. Além disso, também é muito importante afrouxar suas roupas, deixando-as bem folgadas.

Caso a vítima não estiver respirando, vai ser necessário iniciar imediatamente a técnica de respiração artificial, a técnica de respiração boca a boca. Se após a realização da técnica a vítima permanecer sem pulso, nesse caso vai ser necessário realizar uma massagem cardíaca externa.

Já se a vítima apresentar queimaduras, é recomendável não aplicar sobre o ferimento qualquer substancia. Se houver qualquer tipo de objeto como: cintos, relógios, pulseiras, sobre a área afetada remova-os imediatamente, antes que o local comece a inchar.

Caso algum tecido estiver preso ao ferimento, é importante não forçar para retirá-lo. Nesse caso, apenas proteja a área com gaze ou pano limpo. Se necessário cubra a vítima com cobertor e procure mantê-la tranquila.

PUBLICIDADE

Após todos os procedimentos acima, é imprescindível levar a vítima ao pronto socorro mais próximo, para que está seja atendida o mais rápido possível. Também é muito importante não hesitar em chamar ajuda, procure sempre, alguém que possa auxiliá-lo nos primeiros socorros, e para dar apoio a vítima.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.