Menu

Bichos

Atualizado em 10 de março de 2013, às 16:00
Você está em: MundoDasTribos > Primeiros dias do filhote de cachorro: como cuidar

Veja logo abaixo que cuidador você deve tomar ao receber um filhote de cachorro em sua casa.

Frágeis e dengosos, os filhotes de cachorro amolecem até mesmo os corações mais petrificados. Não é à toa que muita gente acaba sendo conquistada por essas criaturinhas simpáticas e as adotam para criá-las em casa.

Entretanto, apesar da chegada de um filhote ser empolgante para toda a família, saiba que ele sofre bastante com essa mudança e precisa de um tempo para se adaptar. Lembre-se de que o cãozinho acabou de ser desgarrado da mãe e, por isso, ele deve estar sentindo a sua falta.

591554 Primeiros dias do filhote do cachorro – como cuidar Primeiros dias do filhote de cachorro: como cuidarNos primeiros dias de vida, os filhotes precisam de cuidados especiais para ter um bom desenvolvimento. (Foto: Divulgação).

Para suprir parcialmente essa carência e fazer com que ele se sinta mais seguro você pode colocar em sua caminha algum objeto pessoal seu, como um sapato velho, uma camiseta, enfim, qualquer coisa que tenha o seu cheiro. Mesmo assim, é provável que o pequeno chore nas primeiras noites, por isso, é preciso ter paciência e resistir à tentação de colocá-lo para dormir com você; espere até ele se acostumar.

Ao adotar um filhote de cachorro, você deve tomar outros cuidados importantes referentes à saúde a ao bem estar do animal. Abaixo, você pode conferir algumas dessas orientações.

Saiba onde comprar filhotes de cachorro.

Cuidando do filhote nos primeiros dias

591554 Primeiros dias do filhote do cachorro – como cuidar1 Primeiros dias do filhote de cachorro: como cuidarRespeite o tempo do animal e tenha paciência até ele se acostumar ao novo lar. (Foto: Divulgação).

Se possível, pegue o filhote quando tiver tempo para lhe fazer companhia até ele se adaptar à nova casa. Além disso, procure trazê-lo de manhã, assim, o cãozinho terá mais tempo para se acalmar, conhecer o ambiente, brincar e se alimentar.

Tome cuidado ao apresentá-lo para a família. Esse reconhecimento deve ser feito sem pressa e de forma natural, para não assustar o animal. Caso tenha filhos pequenos, os oriente a não pegá-lo no colo e nem fazer alguma brincadeira que possa machucá-lo.

Evite perturbá-lo quando estiver dormindo. O repouso é extremamente importante para lhe garantir um desenvolvimento sadio, assim como acontece com os nossos bebês. Por fim, escolha um nome para o filhote e use o apelido repetidamente enquanto fala com ele. Dentro de pouco tempo, ele já vai conseguir identificar o seu chamado.

Cuidado com a alimentação do filhote

591554 Primeiros dias do filhote do cachorro – como cuidar2 Primeiros dias do filhote de cachorro: como cuidarProcure seguir à risca as prescrições de alimentação dadas pelo criador ou veterinário. (Foto: Divulgação).

Peça ao criador uma planilha com a dieta do filhote. Ela deve trazer a quantidade bem como a frequência com que o cão deve comer. O ideal é manter esse dieta por alguns dias antes de mudar gradualmente sua alimentação.

Saiba mais sobre a alimentação dos cães: Dieta saudável para cães – dicas e cuidados.

É importante seguir as prescrições do criador a risca, pois qualquer descuido pode trazer problemas ao animal. Por isso, jamais lhe dê carne crua, alimentos ou qualquer outro tipo de produto que fuja de sua dieta.

Procure um veterinário para saber qual a alimentação mais indicada para a sua cria. Ela deve incluir todos os nutrientes necessários para lhe garantir um bom desenvolvimento.