Menu

Criança

Atualizado em 14 de janeiro de 2013, às 8:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Primeiro dia da criança na creche: como ajudar

Muitas mães possuem dúvidas sobre o primeiro dia de aula. Saiba como ajudar o primeiro dia da criança na creche.

Nos dias atuais, em que as mulheres assumem cada vez mais atividades fora do lar, é comum as crianças irem mais cedo para a escola. No entanto, em muitos casos, os pais necessitam ajudar os pequenos a adaptar ao novo ambiente. Devido a isso, saiba como ajudar o primeiro dia da criança na creche.

Saiba qual é a melhor opção: creche ou babá.

565619 As mães devem passar segurança aos pequenos para que eles consigam se adaptar ao novo ambiente. Foto divulgação Primeiro dia da criança na creche: como ajudar As mães devem passar segurança aos pequenos para que eles consigam se adaptar ao novo ambiente. (Foto: divulgação)

A adaptação da criança depende muito da instituição de ensino

A adaptação da criança está intimamente ligada à orientação da educadora da instituição que deverá conhecer todas as necessidades básicas do pequeno. Além disso, ela deve considerar os aspectos de saúde, higiene e da nutrição infantil, uma forma de tornar o novo ambiente, mais aconchegante para a criança.

Contribuindo para o bom desenvolvimento

Cabe a creche estimular e orientar a criança, levando em consideração os estágios de desenvolvimento do pequeno. Além disso, é muito importante que o novo ambiente consiga estimular a atividade criadora da criança, de forma a trazer aos poucos, a realidade escolar para o pequeno.

565619 A maioria das mães necessita colocar as crianças na creche para poder trabalhar. Foto divulgação Primeiro dia da criança na creche: como ajudar A maioria das mães necessita colocar as crianças na creche para poder trabalhar. (Foto: divulgação)

Conheça algumas informações que ajudarão as mães no processo de adaptação

  • Antes de colocar a criança na escola, a mãe deve pensar sobre os pontos positivos e os negativos;
  • A mãe deve conversar muito com a criança antes de leva-la a creche;
  • A separação pode ser um processo muito doloroso para a criança e também para a mãe. No entanto, é muito importante que a mãe seja forte e evite demonstrar suas emoções;
  • O choro na hora da despedida é frequente, mas isso não significa que a criança não queira ficar na escola;
  • É interessante que a mãe entregue a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a ficar na creche;
  • A mãe deve evitar sair escondida da criança, isso pode despertar insegurança no pequeno;
  • A mãe pode incentivar a criança a ajudar o educador com suas funções;
  • É muito importante que os pais tenham confiança na instituição de ensino. Esse sentimento é transmitido indiretamente ao pequeno, facilitando a adaptação ao novo ambiente;
  • O período de adaptação varia de criança para criança, por isso as mães devem respeitar o tempo de cada um;
  • A mãe deve evitar o interrogatório excessivo;
  • A adaptação das crianças que ficarão em período integral, deve acontecer aos poucos, ou seja, um turno de cada vez.

    565619 Saiba como ajudar o primeiro dia da criança na creche. Foto divulgação Primeiro dia da criança na creche: como ajudar Saiba como ajudar o primeiro dia da criança na creche. (Foto: divulgação)

Muitas mães possuem dúvidas sobre a adaptação escolar dos pequenos. Após conhecer algumas informações sobre como ajudar o primeiro dia da criança na creche, é ideal seguí-las e colaborar com a nova fase do pequeno.

Saiba mais sobre o auxílio creche.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.