Menu

Notícias

Atualizado em 27 de junho de 2012, às 9:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Primeira visita ao ginecologista, dicas

Saiba por que é importante a consulta ginecológica, como ela acontece e conheça dicas para se preparar para a primeira visita ao ginecologista. Confira.
474839 A consulta é essencial para esclarecer dúvidas e receber informações muito importantes para a saúde da mulher Primeira visita ao ginecologista, dicasA consulta é essencial para esclarecer dúvidas e receber informações importantes

A primeira visita ao ginecologista costuma ser motivo de muito medo e dúvida para muitas mulheres jovens e até mesmo adultas. É normal sentir medo, vergonha e ter dúvidas em relação à consulta. Porém, esse é o momento certo para esclarecer dúvidas e obter informações, principalmente para prevenir doenças. Saiba mais.

Por que a consulta ginecológica é importante

Nos dias atuais, as meninas estão iniciando cada vez mais cedo a vida sexual. Assim, antes da primeira relação é recomendado que as garotas façam sua primeira consulta com o ginecologista.

Entretanto, a maior parte das mães acha que levar a filha adolescente ao ginecologista irá incentivar o inicio da atividade sexual. Essa atitude dos pais é completamente errada, pois quando a jovem decidir que chegou o momento de ter relação, isso acontecerá com ou sem autorização dos pais, com a única diferença de que a jovem poderá estar mais bem informada sobre o assunto nos casos em que a consulta ginecológica é realizada.

Por isso, é importante que a jovem saiba se proteger de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e até de uma gravidez indesejada. Portanto, a primeira consulta não deve ser feita somente diante da suspeita de doenças e sim para prevenir muitas outras situações.

Conheça os exames importantes para a saúde da mulher.

Como acontece a primeira consulta com o ginecologista

Normalmente a primeira consulta costuma ser apenas uma conversa simples, principalmente se a paciente está nervosa. O médico faz perguntas como: idade da primeira menstruação; se já teve relações sexuais; se usa anticoncepcional e outras coisas do tipo.

Quando a paciente é virgem o ginecologista costuma fazer apenas exames simples, como o pedido de hemograma, exame físico das mamas, abdome e avaliação da genitália. Caso já tenha feito relações sexuais, o exame preventivo com coleta de material é feito.

Algumas jovens sentem medo de conversar com o ginecologista por medo dos pais ficarem sabendo, porém é importante esclarecer que conversas com o médico são totalmente sigilosas , a não ser que a paciente seja menor de idade e haja suspeita de doença grave.

474839 A adolescencia é a fase mais indicada para a primeira consulta ginecológica Primeira visita ao ginecologista, dicasA adolescencia é a fase mais indicada para a primeira consulta ginecológica

Dicas para se preparar para a primeira consulta ginecológica

1. Não é necessário se depilar totalmente para ir ao ginecologista. Os pelos ajudam a proteger a genitália e o médico avalia a quantidade de hormônios presentes através deles. Ou seja, nada de exageros;

2. Se você é virgem não se preocupe com isso, não será realizado nenhum exame doloroso. É possível levar sua mãe como acompanhante para proporcionar mais segurança;

3. Não realize duchas vaginais, pois podem atrapalhar no resultado do exame preventivo;

5. O banho é essencial para realizar a consulta. O mais indicado é utilizar sabonetes com pH ácido;

6. Não tenha relações sexuais por pelo menos 24 horas antes da consulta ginecológica. O esperma e a camisinha alteram o pH e pode interferir no resultado do exame;

7. Agende a consulta entre 5 e 7 dias após a menstruação, quando as mamas estão mais macias;

8. Não utilize cremes vaginais por pelo menos 3 dias antes da consulta;

9. Aproveite a consulta para fazer perguntas e tirar dúvidas. É muito importante que a consulta seja um momento de obter as informações desejadas.

Saiba mais sobre os cuidados com a menarca (a primeira menstruação).

474839 é comum sentir medo insegurança e vergonha na primeira visita ao ginecologista Primeira visita ao ginecologista, dicasé comum sentir medo, insegurança e vergonha na primeira consulta

A primeira consulta ginecológica é indispensável em todas as idades, porém o mais recomendado é que ela aconteça no início da adolescência onde ocorrem as mudanças hormonais e começam a surgir as dúvidas e medos da adolescente. Converse com sua filha e leve-a no ginecologista e previna várias doenças.