Menu

Serviços

Atualizado em 26 de dezembro de 2011, às 18:10 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Previdência social – o que é

A instituição auxilia pessoas que contribuem mensalmente, durante um certo tempo, com o órgão.
360694 Previd%C3%AAncia social aposentadoria simula%C3%A7%C3%A3o1 Previdência social   o que éA Previdência Social é um órgão que oferece salário para os contribuintes em casos especificos (Foto: Divulgação)

A Previdência Social, é uma instituição pública, assegura o cidadão que realiza a contribuição para o órgão, ou seja, ela tem como objetivo reconhecer e conceder direitos as pessoas que contribuíram. Com o dinheiro que é pago mensalmente pelos segurados, a Previdência Social substitui a renda do trabalhador quando ele fica impossibilitado de trabalhar por motivos de doença, invalidez, idade avançada, perda da capacidade de trabalho, casos  de gravidez e reclusão, ou quando ela fica desempregada involuntariamente.

A instituição brasileira já atravessou por vários momentos de mudanças conceituais, estruturais, envolvendo as regras de cobertura dos benefícios distribuídos. Os tipos de benefícios oferecidos e a maneira com que o cidadão participa no sistema, também sofreram alterações no decorrer dos anos. Hoje, as pessoas podem ser assistidas pelo órgão recebendo, por exemplo, aposentadoria, seguro-saúde, pensões, salário-família e assistência social de muitas outras formas.

360694 APOSENTADOS Previdência social   o que éIdosos possuem direito de receber o benefício da Previdência Social (Foto: Divulgação)

O recolhimento da contribuição pode ser realizado individualmente, quando a pessoa compra um talão de contribuição nas papelarias e em outros locais, ou até mesmo contrata um contador para realizar o cálculo que melhor se enquadra na sua situação, para que o recolhimento seja realizado de maneira adequada. Dessa maneira, a pessoa faz o pagamento do imposto mensalmente, e quando necessário, pode acionar a Previdência Privada.

360694 mulher gravida Previdência social   o que éAs gestantes também possuem direito de receber o benefício da Previdência Social (Foto: Divulgação)

Outro meio de realizar contribuições é por meio do registro em carteira profissional. Funciona da seguinte forma: Toda pessoa que é registrada em carteira pelo regime de contratação CLT, paga mensalmente um valor em seu contracheque. A dedução do imposto em folha de pagamento é realizada pelo empregador, que faz o pagamento da guia de recolhimento do imposto de cada funcionário registrado por ele. Quando o funcionário vai se aposentar ou está passando por outra situação descrita na Previdência Social, ele receberá o valor do benefício de acordo com a sua situação e o pagamento que realizou enquanto funcionário. Para mais informações acesse do portal da Previdência Social.