Menu

Brasil

Atualizado em 30 de junho de 2011, às 16:16 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Previdência Social INSS Benefícios

imagess2 Previdência Social INSS BenefíciosA Previdência Social mantém um catálogo de benefícios para atender todas as necessidades dos aposentados e pensionistas do INSS. Graças a modernização do sistema Dataprev, os serviços prestados pela Previdência se tornaram mais ágeis, seguros e eficientes.

O atual ministro da Previdência Social é José Pimentel, ele assegura que ao longo da sua gestão todos os benefícios previdenciários serão fornecidos com credibilidade, assegurando sempre a proteção do trabalhador. São 86 anos que a Previdência de encontra em atividade, garantindo ao contribuinte e sua família assistência financeira em diversas situações.

Benefícios Previdenciários INSS

– Aposentadoria Especial: quando o contribuinte assumiu funções profissionais que ofereceram riscos a sua saúde. A exposição aos agentes nocivos químicos deve ser comprovada junto com o tempo de trabalho.

- Aposentadoria por Idade: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos de idade podem solicitar o benefício. Os trabalhadores rurais são contemplados com 5 anos a menos para se aposentar.

- Aposentadoria por Tempo de Contribuição: homens com 35 anos de contribuição podem se aposentar igual às mulheres que contribuíram com o INSS durante o prazo de 30 anos. O trabalhador precisa apresentar idade mínima para se aposentar antes de re

querer o benefício.

- Aposentadoria por Invalidez: comprovado que o trabalhador sofre de alguma doença ou foi vítima de um acidente que prejudicou sua saúde

, ele poderá solicitar esse benefício. Uma perícia médica comprovará sua falta de condição para desempenhar as atividades profissionais.

- Auxilio Acidente: o segurado recebe auxilio em casos de acidentes, uma assistência financeira que corresponde 50% do seu salário.

previdencia social inss beneficios Previdência Social INSS Benefícios

- Auxílio Reclusão: benefício destinado aos dependentes dos contribuintes que se encontram numa prisão.

- Auxílio Doença: comprovado por perícia que o trabalhador encontra-se doente, ele tem o direito de solicitar o benefício durante o período que estiver afastado do cargo.

- Salário Maternidade: a partir da 23ª semana de gestação as mulheres podem começar a receber o benefício, conseguindo assistência financeira para o parto e outras despesas que envolvem o nascimento do bebê.

- Salário Família: beneficio que auxilia o sustento da família, sendo fornecido aos trabalhadores com salário até R$ 798,30.

- Pensão por morte: a família do contribuinte que morreu terá o direito de receber esse benefício.

As consultas aos benefícios INSS podem ser realizadas através da internet, de acordo com o banco de dados do Dataprev. Para conhecer os novos valores atribuídos pela Previdência Social, confira a Tabela INSS 2010 e se mantenha bem informado quanto sua situação como contribuinte da previdência. Confira mais informações sobre INSS Dataprev.

capa inss 300x225 Previdência Social INSS Benefícios

Conteúdo avaliado com média: