Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Previdência Social INSS Benefícios

A Previdência Social disponibiliza inúmeros benefícios aos segurados em todo Brasil. Veja mais sobre o assunto aqui.
 

A Previdência Social INSS benefícios mantém um catálogo de benefícios para atender todas as necessidades dos aposentados e pensionistas do INSS. Graças à modernização do sistema Dataprev, os serviços prestados pela Previdência se tornaram mais ágeis, seguros e eficientes.

Previdência social INSS benefícios (Foto: Divulgação)

Previdência social INSS benefícios

A Previdência Social INSS benefícios vem a mais de 8 décadas em atividade, garantindo ao contribuinte e sua família assistência financeira em diversas situações. O INSS oferece inúmeros serviços a população brasileira sempre com o objetivo de proteger os cidadãos, principalmente aqueles que trabalham para o sustento de suas famílias.

 

INSS oferece inúmeros benefícios aos contribuintes (Foto: Divulgação)

Benefícios Previdenciários INSS

Aposentadoria Especial: quando o contribuinte assumiu funções profissionais que ofereceram riscos a sua saúde. A exposição aos agentes nocivos químicos deve ser comprovada junto com o tempo de trabalho.

Aposentadoria por Idade: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos de idade podem solicitar o benefício. Os trabalhadores rurais são contemplados com 5 anos a menos para se aposentar. Mas é preciso lembrar que temos a nova lei 85/95 que corresponde à nova expectativa de vida dos brasileiros.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição: homens com 35 anos de contribuição podem se aposentar igual às mulheres que contribuíram com o INSS durante o prazo de 30 anos. O trabalhador precisa apresentar idade mínima para se aposentar antes de requerer o benefício. A soma da idade com o tempo de contribuição para homens deve ser de 95 anos e para mulheres 85.

Aposentadoria por Invalidez: comprovado que o trabalhador sofre de alguma doença ou foi vítima de um acidente que prejudicou sua saúde, ele poderá solicitar esse benefício. Uma perícia médica comprovará sua falta de condição para desempenhar as atividades profissionais.

Auxilio Acidente: o segurado recebe auxilio em casos de acidentes, uma assistência financeira que corresponde 50% do seu salário.

Auxílio Reclusão: benefício destinado aos dependentes dos contribuintes que se encontram numa prisão.

Auxílio Doença: comprovado por perícia que o trabalhador encontra-se doente, ele tem o direito de solicitar o benefício durante o período que estiver afastado do cargo.

Salário Maternidade: a partir da 23ª semana de gestação as mulheres podem começar a receber o benefício, conseguindo assistência financeira para o parto e outras despesas que envolvem o nascimento do bebê.

Salário Família: beneficio que auxilia o sustento da família, sendo fornecido aos trabalhadores com salário até R$ 798,30.

Pensão por morte: a família do contribuinte que morreu terá o direito de receber esse benefício.

O número de aposentados no Brasil vem crescendo a cada ano (Foto: Divulgação)

Como realizar a consulta de benefícios INSS

As consultas aos benefícios INSS podem ser realizadas através da internet, de acordo com o banco de dados do Dataprev. Para conhecer os novos valores atribuídos pela Previdência Social, confira a Tabela INSS 2015 e se mantenha bem informado quanto sua situação como contribuinte da previdência.

Aposentadoria tem nova tabela de benefícios todos os anos (Foto: Divulgação)

Qual idade mínima para se aposentar pela regra 85/95?

Não existe idade mínima para a aposentadoria, mas o que é cobrado é o tempo de contribuição que deve ser de 30 anos para mulheres e 35 para homens. O que muda é para as aposentadorias que não querem usar o Fator Previdenciário fazendo a soma do tempo de contribuição, mais a idade dando 85 pontos para as mulheres e 95 para os homens a aposentaria passa a ser integral. Caso contrário deve ser usado o Fator Previdenciário. Para maiores informações acesse o site da Previdência no link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/

Conteúdo avaliado com média:
 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL