Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Previdência Social Aposentadoria Simulação

Quer saber a base em média do quanto você pode receber pela aposentadoria? Confira nossas dicas.
 

A previdência social aposentadoria simulação é um meio da pessoa poder viver a melhor idade em paz. Quem é que não trabalha duro danado para poder ter essa classificação quando atingir seus 65 anos de idade? Pois bem. Muitas pessoas ainda possuem grandes duvidas a cerca do que é esse assunto de aposentadoria, como fazer, quanto você receberá, se você pode aposentar por tempo de contribuição, se você pode aposentar por tempo de serviço, se você pode aposentar pelos dois, quais as vantagens, como requerer a sua aposentadoria, uma simulação de valor de aposentadoria, entre outras tantas perguntas que não saem da cabeça dos brasileiros.

Previdência Social Aposentadoria Simulação (Foto: Exame/Abril)

Previdência Social Aposentadoria Simulação (Foto: Exame/Abril)

Previdência Social Aposentadoria Simulação

Para quem não sabe, a previdência social aposentadoria simulação é um direito de todos, é garantido pela Constituição Federal. Porem, para que você tenha direito a essa aposentadoria, você terá que “pagar” por ela. Todos os meses são debitados do seu salario registrado em carteira ou não, para aqueles que são autônomos, um valor X, que em sua maioria é de 20% em cima do salario mínimo vigente. Esse valor é acumulado na previdência social em seu nome.

 

Leia mais informações sobre: Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

Como funciona o cálculo

Quando você quiser regatar o mesmo, terá que ser por quatro meios (em suma), um é por tempo de contribuição, que é quando o trabalhador contribuiu mais de 180 meses. E a segunda opção é por tempo de idade, para homens 65 anos de idade e para as mulheres 60 anos de idade. A terceira opção é a aposentadoria especial que são aqueles casos previstos como trabalho insalubre e por fim, a aposentadoria apor invalidez.

Para relaxar, é preciso muitos anos de trabalho e contribuição (Foto: Exame/Abril)

Para relaxar, é preciso muitos anos de trabalho e contribuição (Foto: Exame/Abril)

Para requerer você tem que ter 30/35 anos + 15 de carência, isso para qualquer uma das quatro modalidades. Quem pode contribuir? O empregado com 8%, 9%, e 11%; a domestica com 8% dela e mais 12% do empregador; o contribuinte individual com 11% a 20%; o trabalhador avulso como os portuários, e o segurado especial. Lembrando que para fins previdenciários, o trabalhador avulso tem os mesmos direitos que o trabalhador empregado.

Planos de contribuição

Existem dois planos de contribuição que você também precisa saber: o primeiro é o plano simples e o segundo é o plano empresarial. Quem paga aposentadoria para o INSS tem auxilio doença que se subdivide por sua vez em dois: previdenciário e acidentário. Fora isso, ainda goza de prerrogativas como auxilio acidente, pensão por morte, auxilio- reclusão, salario família, salario maternidade. Todos garantidos pelos constituição federal.

Tire suas dúvidas com um advogado (Foto: Exame/Abril)

Tire suas dúvidas com um advogado (Foto: Exame/Abril)

A idade ideal para aposentadoria, seria, teoricamente, para as mulheres 60 anos de idade e para os homens 65 anos deidade somados a 180 meses de constituição. Vale a pena você saber de tudo isso porque age diretamente sobre o calculo da sua aposentadoria final. Pensando assim, muitas pessoas gostam de fazer a simulação antes mesmo de requerer tal beneficio, isso vale a pena porque assim você consegue ter uma media de quanto receberá e se é justo que você se aposente naquele momento. Pensando nisso e no bem estar do cidadão, o próprio site da Previdência Social disponibiliza para você um link que permite que você faça a sua simulação, veja: www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.

Leia mais informações sobre: Simulação Aposentadoria INSS

Saiba mais no site

Além do próprio INSS, advogados também fazem o cálculo (Foto: Exame/Abril)

Além do próprio INSS, advogados também fazem o cálculo (Foto: Exame/Abril)

Acessando esse site você consegue fazer dois tipos de simulação, a simulação por tempo de contribuição (deve-se notar que terá decréscimo no valor, porque por mais que você tenha 180 meses de contribuição, você ainda tem idade para trabalhar. Isso demonstra que você ainda tem saúde e por tal, o valor será reduzido). E em segundo lugar você terá por idade. Não peça a sua aposentadoria sem antes verificar a garantia que você tem que ter.

Veja se esse valor é o que você espera, veja se precisa trabalhar um ou dois meses ou anos a mais para que você tenha uma velhice confortável. Não perca tempo, acesse já o site citado e faça você também a sua simulação.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL