Menu

Saúde

Atualizado em 30 de junho de 2012, às 8:25 por Luciana
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pressão ocular alta: sintomas

O pressão intraocular alta é um malefício que assola muitas pessoas, resultando no desenvolvimento do Glaucoma. Saiba quais são os sintomas e como tratar.

A pressão ocular alta é um problema que atualmente assola uma grande parte de indivíduos. Suas consequências são graves, ainda mais por não haverem sintomas em sua fase inicial. Portanto, entenda mais sobre o que é este malefício e saiba como identificá-lo.

476341 Press%C3%A3o ocular alta sintomas Pressão ocular alta: sintomasA pressão intraocular é a compressão das células do nervo óptico.(foto para divulgação)

 

O que é a pressão intraocular

A pressão intraocular é a compressão das células do nervo óptico. Geralmente ela aumenta por ocasião do stress, pela ingestão de alimentos inapropriados à saúde ou ainda de forma secundária a outras doenças, resultando no desequilíbrio do organismo. Além destas, muitas outras causas psicossomáticas que ainda permanecem desconhecidas pela medicina também contribuem para o aumento da pressão nos olhos.

Em consultórios de oftalmologia é possível definir se a “normalidade pressórica” do globo se encontra em dia através do exame de Tonometria de Aplanação.

476341 Press%C3%A3o ocular alta sintomas 2 Pressão ocular alta: sintomasAtravés da Tonometria de Aplanação é possível verificar a pressão do nervo óptico (Foto: Divulgação)

Consequências da pressão intraocular

A pressão ocular alta resulta em lesões do nervo óptico, o que é conhecido como Glaucoma pela medicina tradicional.

O Glaucoma por sua vez, é a morte das células nervosas ocasionada, fator que gera a perda gradual da visão até levar o indivíduo a cegueira caso não seja tratado. Por esta razão é muito importante visitar com frequência o seu oftalmologista, a fim de fazer exames periódicos.

Leia mais: Consulta oftalmológica gratuita.

476341 Press%C3%A3o ocular alta sintomas 3 Pressão ocular alta: sintomasVisite com frequência o seu oftalmologista, a fim de fazer os exames periódicos (Foto: Divulgação)

Sintomas da pressão ocular alta

Os sintomas da pressão ocular alta são dificilmente sentidos pelo paciente. Quando em estado agudo, o indivíduo sofre dores de cabeça muito fortes, enjoos, dor nos olhos e ainda fotofobia, que é a sensação de sensibilidade nos olhos referente a quaisquer tipos de luz que entrem em contato com o globo ocular.

Em alguns casos o indivíduo perde sua visão periférica, devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina.

Como tratar

Para a maioria dos pacientes, o tratamento do Glaucoma é clínico. Isto é, dependendo do estágio em que a doença se encontra, a metodologia será diferenciada, partindo desde colírios que auxiliam na redução de pressão ocular até mesmo em procedimentos cirúrgicos.

Saiba mais sobre o tratamento contra o Glaucoma.

476341 Press%C3%A3o ocular alta sintomas 4 Pressão ocular alta: sintomasO tratamento varia conforme o estágio em que a pressão ocular se encontra (Foto: Divulgação)

Portanto, é imprescindível manter-se atento ao seu organismo e ao modo de vida adquirido, visto que várias são as causas das doenças manifestadas. Somente combatendo estas causas torna-se possível nos livrarmos de seus efeitos indesejáveis.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.