Menu

Natal

Atualizado em 19 de novembro de 2012, às 10:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Presépio de Natal: aprenda como montar

Fique por dentro de como montar seu presépio de Natal e quais são os significados de cada peça.

Aprenda a fazer embalagens para presentes de Natal

[24/10/2012]

Perfumes Boticário Natal Estojos, Acessórios

[24/10/2012]

História do presépio de Natal

O presépio é um dos grandes símbolos do Natal. Geralmente é montado em baixo da árvore, ou mesmo nas igrejas, ele é colocado na entrada ou ainda em um cantinho especial ,onde todos possam ver e desfrutar. Segundo lendas, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, na época padre que queria mostrar para os seguidores de sua igreja, como tudo aconteceu na noite de Natal.

315014 Presépio de natal aprenda como montar 1 Presépio de Natal: aprenda como montar  O presépio é um dos enfeites de Natal mais tradicionais. (Foto: Divulgação)

Após pedir a permissão do Papa para realiza-lo, ele montou na paróquia uma cena na qual se via o menino Jesus, sua mãe, alguns animais e os três reis magos. Depois deste dia, o presépio virou algo marcante na paróquia e moda entre as outras igrejas, e acabou virando mais uma tradição deste dia tão maravilhoso.

Como montar seu presépio de Natal

Atualmente, muitas famílias montam seus presépios no começo do mês de dezembro, ou mesmo faltando quinze dias para o Natal, e só o desmontam depois da virada do ano. Sua montagem é sempre feita em família. Existem diversos modelos de presépios, em tamanhos diferentes, e com diversos materiais. Geralmente, algumas igrejas optam pelo tamanho real, colocando até animais verdadeiros para dar mais verossimilhança a montagem.  As principais peças do presépio são:

315014 Presépio de natal aprenda como montar 2 Presépio de Natal: aprenda como montar  O presépio tem a intenção de trazer para nós a cena do nascimento de Jesus. (Foto: Divulgação)

Menino Jesus: Conhecido por todos como o verdadeiro filho de Deus que veio do céu para salvar a humanidade padecendo na cruz e morrendo para pagar os nossos pecados.

Maria: É a mãe do menino Jesus. Dá a luz à ele em uma manjedoura em fuga com seu marido José. Maria tem o privilégio de carregar este fruto, por ser considerada por Deus a única mulher digna. É fecundada ainda virgem pelo espírito santo.

- José: É o pai adotivo do menino Jesus. Era um homem bom e honesto. Sua profissão era carpinteiro.

- Curral: É o local  aonde o menino Jesus nasceu. Ao meio da fuga de Maria e José, ela começou a sentir as dores de parto e como eles não achavam nenhum lugar para ficar, acabaram ficando no curral lugar onde se cria gado. Por isso, a importância da palha no presépio.

- Manjedoura: É um lugar aonde o menino Jesus é colocado após nascer. Este objeto é parecido com um berço.

- O burro e o boi: Segundo a simbologia esses animais apresentam a simplicidade do local e do Rei dos Judeus.

- Anjos: Eles têm um importante papel, já que anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador.

315014 Presépio de natal aprenda como montar 3 Presépio de Natal: aprenda como montar  A imagem da Sagrada Família é indispensável nos seus enfeites de Natal. (Foto: Divulgação)

- Pastores: É também o símbolo da simplicidade, mostrando que Jesus acolhe a todos sem se importar com classe ou raça.

- Estrela: A estrela de Belém e conhecida por todos, já que vai no todo da árvore de natal ,mas foi ela que guiou os três magos ao encontro de Jesus, por isso, embora ela esteja em outro lugar também faz parte do presépio.

Reis Magos: Eles chegam ao curral para presentear ao menino Jesus. Eram  eles: Melquior, Baltazar e Gaspar. Os reis veem do Oriente conduzidos pela estrela.  Ao chegar aonde o menino Jesus está, eles oferecem presentes como  mirra, ouro e incenso. Cada presente traz um significado, como o ouro que representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.

 

 

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.