Presbiopia: sintomas, causas, tratamento

PUBLICIDADE
A presbiopia afeta 40% da população mundial - principalmente pessoas acima dos 40 anos de idade

Presbiopia é a perda da capacidade de acomodação da visão, também chamada de “vista cansada”. Esse problema gera dificuldade para enxergar de perto. Normalmente começa a aparecer a partir dos 40 anos. Pode ser corrigida por óculos ou lentes de contato.

Algumas teorias explicam que a base desse distúrbio visual é a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, juntamente com esclerose do cristalino, ou seja, o endurecimento da lente intraocular natural, reduzindo, assim, a capacidade de focar as imagens de perto.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a presbiopia não é uma doença, é apenas uma evolução natural da visão que diminui a capacidade de focagem em objetos quando perto.

PUBLICIDADE

Quase metade da população mundial possui esse problema. Tanto homens quanto mulheres são afetados. Não existe uma forma de prevenção para a presbiopia, devido ao fato de ser um fenômeno natural.

É importante realizar rotineiramente consultas ao oftalmologista, principalmente com o avançar da idade. Dessa maneira você pode diminuir os sintomas da presbiopia e também prevenir outras doenças, como o glaucoma.

Lentes de contato podem ser utilizadas para a correção da presbiopia

Óculos para a correção do problema

A opção mais utilizada para a correção da presbiopia são as lentes progressivas que se adaptam às necessidades de cada olho a qualquer distância. As primeiras lentes foram criadas há mais de 40 anos. Elas foram desenvolvidas com a intenção de conseguir usar uma só lente para uma visão mais precisa a todas as distâncias, sendo utilizadas até hoje.

A evolução tem sido constante, as últimas gerações de lentes progressivas oferecem aos usuários maior conforto, compensação atrativa e total liberdade de visão.

Lentes de contato na presbiopia

Uma outra alternativa para os pacientes que possuem grau de longe e de perto é a báscula (monovisão). Consiste na colocação de uma lente de contato em um olho com o grau de longe e no outro, outra lente com o grau de perto, eliminando-se a necessidade dos óculos.

Cirurgia corretiva para presbiopia

Existe uma nova técnica de cirurgia para a correção desse problema da visão, porém ainda está em testes. Se for aprovada, será uma ótima alternativa para quem sofre de presbiopia.

PUBLICIDADE

Sinais e sintomas

O primeiro sinal a se observar em pessoas que começam a desenvolver presbiopia é o afastamento de objetos para poder enxergá-los com maior nitidez.  Assim, com o passar dos anos, esse esforço vai aumentando gradativamente, até que a pessoa não consiga mais enxergar de forma nítida o objeto em qualquer distância.

Quem tem presbiopia possui dificuldade para enxergar de perto e acaba afastando o objeto para ver melhor

Leia também:

3 Comentários

  • é normal aparecer , tipo algumas cobrinhas reluzentes na vista, depois elas somem e gera um forte dores de cabeça??
    alguma explicação??
    obrigado

  • Muito bom Adorei

  • E aquele estudo realizado na California com pessoas que têm presbiopia? Como está?
    Voluntários fixavam suas visões em pequenos quadradinhos em preto e branco, por trinta minutos, três vezes por semana; estimulando o córtex, a área do cérebro que processa as imagens.
    Informações indicam que os resultados foram espetaculares.
    Alguem sabe mais alguma coisa?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.