Menu

Bem Estar

Atualizado em 29 de dezembro de 2011, às 12:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Prepare o cão para o primeiro passeio

366067 cachorro correndo Prepare o cão para o primeiro passeioPrepare o seu cão para passear (Foto:Divulgação)

Há escolhas que são necessárias para que haja um progresso tanto em casa, tanto profissional. No caso da escolha de cuidar de um animal de estimação as responsabilidades são enormes, pode-se comparar com os cuidados de um bebê. No caso, um eterno bebê.

Se a escolha do animal de estimação for um cão, deve-se levar em conta o tamanho da residência em que ele irá morar, pois determinadas raças necessitam de um espaço maior. Outra questão é de quando o primeiro passeio do animal deverá acontecer? Quais os cuidados que devem ser tomados no primeiro passeio?

Antes de levar seu cão para passear é preciso que se façam as principais vacinações e um tratamento com vermífugos. Assim, ele estará protegido contra doenças que possam ser encontradas nas ruas.

As primeiras vacinas que o filhote deverá tomar antes do primeiro passeio é a vacina polivalente, que são três doses em intervalos de vinte e um a trinta dias, e uma dose da vacina anti-rábica, que é em um período de cento e vinte dias. Lembrando que o início das vacinações pode ser a partir dos quarenta e cinco dias de idade do filhote.

366067 levar o cao a passear 4874 Prepare o cão para o primeiro passeioLeve seu cão para passear (Foto:Divulgação)

A utilização de vermífugos deve ser iniciada durante a fase de lactação e continua após o desmame. Até os seis meses é comum a utilização dos vermífugos a cada trinta dias. Após os seis meses o uso pode ser a cada três meses ou a cada seis meses, dependendo do contato que o animal tem com a rua.

Uma consulta a um veterinário de confiança é essencial

O próximo passo é a escolha de uma coleira para seu filhote, não escolha uma coleira que fique sufocando seu cão, até porque é apenas um passeio. Mas também não escolha uma que fique muito folgada, pois então seu cão poderá se soltar e sair correndo para o meio da rua, tornando-se um passeio um tanto perigoso. Prefira aquelas que se adéquem ao corpo do animal.

Agora é só dar um bom banho no cachorro para que ele fique fresquinho e calmo para o passeio. Não fique apressado, vai chegar a hora de ir passear com seu melhor amigo.

Dê alguns petiscos antes de sair. Assim ele não ficará com vontade de comer o que encontrar na rua. Pronto! Falta apenas preparar o dono do cão para levá-lo ao passeio.

366067 passeio Prepare o cão para o primeiro passeioCães adoram passear (Foto:Divulgação)

Quando for levar seu filhote para passeio, escolha horários em que o Sol não esteja muito quente para ele não machucar as patas no chão quente. O mais aconselhável são horários pela manhã até umas dez horas e no fim da tarde a partir das quatro horas.

Vacinas tomadas, vermífugos usados, banho dado, petiscos comidos, coleira pronta, horário adequado? Seu cão está pronto para passear. Mas lembre-se de que o seu animal de estimação deve andar sempre ao seu lado ou atrás do dono, assim ele saberá quem está no comando.