Menu
Você está em: MundoDasTribos > Prêmio Nobel de Literatura 2013: candidatos, datas

Prêmio Nobel de Literatura 2013 conta com 195 candidatos, 15 a menos que no último ano, quando Mo Yan recebeu o prêmio.

Oitava temporada de Dexter: saiba mais

[01/03/2013]

A personagem Mônica completa 50 anos

[01/03/2013]
 

Na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2013, a Academia Sueca, responsável pelos prêmios Nobel informou que a lista de candidatos ao Prêmio Nobel de Literatura no ano de 2013 conta com 195 nomes.

O número de candidatos deste ano é menor que em 2013, quando na menos que 210 escritores concorreram a primeira etapa da premiação. Neste ano o prêmio é de 1,2 milhão de dólares, ou seja, algo em torno de 2,4 milhões de reais, além de todo o reconhecimento e prestígio trazidos pelo Nobel de Literatura.

Prêmio Nobel de Literatura 2013: candidatos, datas (Foto: Divulgação)

Indicações

 

As indicações ao Prêmio Nobel de Literatura surgem a partir de cartas enviadas pelo Comitê Nobel de Literatura a instituições acadêmicas, para que professores universitários de literatura e linguística, ganhadores do prêmio, presidentes de sociedades de autores, entre outros que indiquem possíveis candidatos à premiação, além dos membros da Academia Sueca e de outras organizações similares, que também cumprem esta função.

De acordo com Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca, neste ano aumentaram os convites para processo de indicação enviados à universidades africanas, assim como ocorreu no ano passado com as instituições acadêmicas dos Estados Unidos.

Prêmio Color Maquiagem Avon 2013: inscrições

Prêmio Nobel de Literatura 2013 (Foto: Divulgação)

Processo de escolha do vencedor

Depois que os convidados fazem suas indicações, é feita uma lista de possíveis candidatos ao Prêmio Nobel de Literatura, que neste ano conta com 195 nomes. Após a escolha dos candidatos, o comitê da Academia Sueca conta com apenas dois meses para reduzir o número de candidatos à metade, ou seja, apenas 98 pessoas. A partir desta fase, vão sendo feitas novas etapas de seleção, até que restem apenas cinco finalista, que disputaram o prêmio diretamente.

Assim como em todos os anos, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2013 deve ser anunciado junto com os demais prêmios, no início do mês de outubro.

Mo Yan, vencedor do último Prêmio Nobel de Literatura (Foto: Divulgação)

A lista dos candidatos e a data do Prêmio Nobel de Literatura 2013 não foram anunciadas. De acordo com informações do site oficial da premiação, Os estatutos da Fundação Nobel restringem a divulgação de informações sobre nomeações (indicados e indicadores) por 50 anos. Para mais informações acesse o site www.nobelprize.org.

 Filmes indicados ao Oscar 2013: datas de estreia nos cinemas

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL