Menu

Natal

Atualizado em 14 de novembro de 2011, às 7:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Pratos tradicionais para ceia de natal

Não tem jeito: sai ano, entra ano e os pratos tradicionais não perdem seu lugar na ceia de Natal. Aprenda a fazer os principais.

Receita de bolo de natal

[14/11/2011]

Receita de frango de natal

[14/11/2011]

O Natal está chegando e é hora de pensar na ceia para programar as contas e ter dinheiro para poder comprar os pratos tradicionais e os ingredientes. Chester, peru, bolinho de bacalhau e rabanada, por exemplo, são os clássicos, portanto, não devem faltar. Mas como fazê-los?

319985 natal 1 Pratos tradicionais para ceia de natal

Pratos principais de Natal 

Para preparar o chester, é preciso ter 1 colher de sopa de pimenta moída na hora, 750ml de vinho branco seco, 10 dentes de alho, sal e ½ xícara de chá de conhaque. Tudo isso para um chester de 5kg. Coloque o chester embaixo da torneira, tirando todos os miúdos, lave bastante e depois coloque em um refratário e adicione o restante dos ingredientes e deixe-o por pelo menos 12 horas assim. Não jogue fora o líquido, pois ele deverá ser jogado por cima do chester de meia em meia hora quando estiver no forno. Coloque o chester em uma forma e use papel alumínio para cobri-lo. Ele deve ir ao forno com 200º durante quatro horas. Nos trinta minutos finais, deixe ele corar sem o papel alumínio.

319985 salada Pratos tradicionais para ceia de natal

 

O peru assado também não falta na ceia de Natal. Para tal, é preciso ter 2 colheres de sopa de manteiga, 500g de sal, 1 copo de azeite, 1kg de laranja e ½ kg de limão. É preciso tirar do congelador o peru e ser todo furado com garfo, para então receber aguardente e ficar reservado enquanto se faz o recheio. Esse é feito com miúdos, sal, 2 cebolas,150 g de toucinho, salsa, alho,200 g de pão moído, azeitonas, ½ pacote de manteiga, 150g de presunto, azeitonas, 4 ovos e 2 copos de vinho branco. Coloque em uma panelinha todos os ingredientes, menos o vinho, salsa e os ovos e cozinhe bem. Em seguida, acrescente o vinho branco e água e deixe ainda cozinhar mais. Bata os ovos com a salsa e o pão. Misture tudo e recheie o peru. Leve ao forno.

319985 natal3 Pratos tradicionais para ceia de natal

Doces e salgados de Natal 

A rabanada também é muito cotada. Para fazê-la, é preciso ter 2 gemas, 1 colher de nata, 12 fatias de pão específico, canela em pó, 3 colheres de açúcar, óleo, 1 colher de leite e quem quiser, baunilhaem pó. Junteo açúcar e as gemas e bata até tornar-se um creme macio. Aos pouquinhos, acrescente o leite e a nata e continue batendo. Aqui entra a baunilha e bata mais uma vez. O pão deve ser embebido nesse creme e frito em óleo quente, de forma igual nos dois lados. Polvilhe com a canela o açúcar.

319985 rabanada 4 Pratos tradicionais para ceia de natal

O bolinho de bacalhau também tem vez no Natal, aliás, ele é um dos mais cotados, mas bem tranquilo de ser feito. É necessário ter pimenta, 300 g de batatas cozidas, 6 ovos, cheiro verde, 1 colher de sopa de manteiga, cebola e 2 colheres de sopa de queijo ralado. É preciso cozinhar o bacalhau e ele deve ser limpo. Após isso, deve ser moído e colocado junto com as batatas. Acrescente os demais ingredientes e frite-os no óleo quente.

319985 Bolinho de bacalhau Pratos tradicionais para ceia de natal