Menu

Culinária

Atualizado em 10 de maio de 2011, às 13:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

pratos tipicos centro oeste01 300x200 Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

Falar de culinária é algo que eu particularmente adoro. É muito gostoso mostrar a variedade da cultura que possuímos nesse país tão grandioso e belo, com tantos costumes e histórias variadas em cada região do Brasil. Por isso, vamos falar um pouco a respeito das comidas típicas brasileiras da Região Centro Oeste do Brasil, e mostrar que a cultura tem fortes raízes naquela região, ainda mais na área gastronômica.

Antes de começarmos a falar dos pratos típicos da região centro-oeste, saiba que a cultura na área é muito variada e por isso existem muitos pratos exóticos. Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também nos estados de Goiás e Brasília, bem como o Distrito Federal, podemos ver uma infinidade de aves, peixes e répteis em sua bela fauna e flora.

pratos tipicos centro oeste02 300x191 Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

Em uma região onde o Pantanal mato-grossense é um dos principais pontos, é evidente que existam muitos pratos típicos à base de pesca, pois nessa área, a biodiversidade é enorme. Peixes como o tucunaré, o jaú, o pintado e o dourado, entre outros peixes de grande porte, acabam indo para a mesa de muitas pessoas, especialmente na região de Cuiabá, a capital do Mato Grosso.

Mas hoje em dia, o governo precisou intervir um pouco na prática da caça na região, com leis ambientais que protegem certas espécies de animais da extinção e assim, o período de pesca e caça é proibido em determinadas épocas do ano, especialmente em épocas de procriação de tais espécies na natureza. Dessa forma, a caça e pesca é permitida apenas em um curto período do ano, e nessa época os turistas poderão conhecer os pratos que são feitos à base da caça.

pratos tipicos centro oeste03 300x200 Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

Entre esses pratos tradicionais, que agora estão mais raros de serem vistos, existem iguarias preparadas com carne de caititú, carne de paca, carne de veado, carne de porco do mato e carne de capivara. Também existem alguns pratos regionais preparados à base de jacaré frito. Esses são alguns dos exemplos de pratos exóticos da região Centro-Oeste, e não pára por ai. Quem tem mais coragem e quer experimentar o que há de mais forte na região, poderá tentar também alguns pratos preparados com carne de cobra, que possui um gosto semelhante à carne de peixe, mas com um sabor mais forte.

pratos tipicos centro oeste04 Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

Não devemos esquecer também que a região Centro-Oeste tem estados habitados por aldeias indígenas de vários grupos diferentes, e que preparam pratos à base de farinha, de diversas formas, como farinha seca e cozida (pirão), que serve de acompanhamento para outros pratos tradicionais da região. Também existe uma grande criação de gado bovino, onde graças a isso, a chance de comermos um churrasco à gaúcha (servidos no espeto) é grande.

pratos tipicos centro oeste05 300x191 Pratos Típicos do Centro Oeste Brasileiro

Em Goiás, temos outros pratos especiais como: O arroz com pequi, a guariroba, o leitão assado, o empadão goiano, a galinhada, o tutu com linguiça, o torresmo e quiabo refogado, o biscoito de polvilho, o manjar branco com calda de ameixa, e a pimenta-bode e a jurubeba, para os mais corajosos. No Mato Grosso temos a mojica, feita com o pintado (peixe), acompanhada de banana da terra. No Mato Grosso do Sul, temos o arroz carreteiro com charque, moqueca de peixe, o pacu assado, o caldo de piranha e doces de abóbora, mamão, licor de pequi, entre outros. E por fim, no Distrito Federal existe o pato no tucupi, a feijoada, o churrasco e a galinha ao molho pardo.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.