Menu

Culinária

Atualizado em 20 de fevereiro de 2015, às 11:13 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pratos típicos da Páscoa

Aprenda a preparar deliciosas receitas típicas para servir no domingo de páscoa.

Que tal preparar os pratos típicos da páscoa? Essas deliciosas iguarias, que simbolizam a data, são perfeitas para compor o cardápio do almoço de domingo. Nesse ano, a páscoa é celebrada no dia 5 de abril, por isso vale à pena você começar a pensar no que será serviço para a família e amigos.

423012 Pratos típicos da Páscoa 5 Pratos típicos da PáscoaPratos típicos da Páscoa. (Foto: Divulgação)

A páscoa é um dia muito especial, por isso as pessoas costumam reunir a família e servir pratos deliciosos. O chocolate faz parte da tradição pascal, em forma de ovos, principalmente. Porém, outras receitas tornam essa data ainda mais especial. O bacalhau é um dos principais alimentos no almoço de Páscoa. A maior parte dos cristãos comem somente carne de peixe, branca, na Semana Santa, por conta da crucificação de Jesus Cristo, como forma de penitência.

Nem só de peixe é feito um almoço de páscoa. Existem muitos outros pratos típicos que podem ser servidos nessa data. As comidas pascalinas variam conforme a cultura e o país, mas na maioria das vezes elas abrem mão da carne vermelha. Na Itália, por exemplo, é muito comum preparar a Torta Pascalina e compartilhar com a família.

Veja também:

Receitas de ovos de Páscoa Caseiros

Almoço de Páscoa, Sugestões e Dicas

Receita de Bacalhau – Páscoa

Pratos típicos da Páscoa

Separamos algumas receitas de pratos típicos da páscoa. Confira:

Bacalhau gratinado com creme de mandioca

423012 Pratos típicos da Páscoa 6 Pratos típicos da PáscoaBacalhau gratinado com creme de mandioca. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
.1 Kg de bacalhau em postas dessalgado
.1 xícara (chá) de azeite
.1 Kg de mandioca cozida e passada no espremedor
.200 ml de leite de coco
.1 lata de creme de leite
.6 cebolas grandes cortadas em rodelas
.100g de azeitonas pretas sem caroço
.1 pote de requeijão (220g)
.Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

Retire o excesso de sal do bacalhau lavando o peixe, depois o coloque na água quente e deixe ferver. Escorra. Em uma frigideira antiaderente aqueça meia xícara de azeite e doure as postas de bacalhau. Reserve. Em uma tigela, coloque a mandioca, o leite de coco e meia lata de creme de leite.

Se julgar necessário, acrescente sal e misture bem até formar um creme liso. Reserve. Na mesma frigideira, que dourou as postas, sem lavar, coloque o restante do azeite e doure a cebola até caramelizar. Reserve. Misture bem o requeijão com o restante do creme de leite. Reserve. A receita demora cerca de 45 minutos para ficar pronta e rende seis porções.

Montagem:

Em um refratário grande untado com azeite, coloque o creme de mandioca, acomode as postas de bacalhau e por cima, espalhe a cebola e as azeitonas. Cubra com a mistura de requeijão e creme de leite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200°C durante 30 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.

Confira também:

Como preparar a Ceia da Semana Santa

Receita de ovo de Páscoa Simples

Bacalhau com legumes

423012 Pratos típicos da Páscoa 7 Pratos típicos da PáscoaBacalhau com legumes. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

. 4 postas de lombo de bacalhau com 300 g cada uma
. 2 ovos ligeiramente batidos
. 2 xícaras de farinha de rosca
. 2 1/2 xícaras de azeite
. 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
. 1 kg de batata sem casca e cortada em rodelas
. 4 dentes de alho fatiados
. 400 g de brócolis cozidos
. 1 xícara de azeitona verde sem caroço

Modo de preparo:

Coloque o peixe sobre uma peneira e deixe-o mergulhado em água, numa tigela, mas sem entrar em contato com o fundo, como se estivesse boiando. Troque a água por cinco vezes. Escorra e deixe o peixe de molho em água quente por 20 minutos (esse procedimento é para o excesso de sal sair). Escorra novamente e retire as espinhas e a pele.

Passe as postas no ovo e depois na farinha de rosca. Aqueça o forno em temperatura média. Numa frigideira funda, ponha duas xícaras de azeite e frite as postas de bacalhau em fogo médio até dourarem. Escorra sobre papel-toalha. Numa assadeira média, junte o bacalhau frito, a cebola, a batata, o alho e regue com o azeite restante. Leve ao forno por 25 minutos ou até a batata e a cebola ficarem macias. Junte os brócolis e a azeitona e deixe por mais cinco minutos no forno. Sirva quente. A receita demora 45 minutos para ficar pronta e rende quatro porções.

Torta pascalina

423012 Pratos típicos da Páscoa 8 Pratos típicos da PáscoaTorta pascalina. (Foto: Divulgação)

Ingredientes da massa
1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/4 de xícara de chá de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar

Ingredientes do recheio
1 e 1/4 de xícara de chá de leite
2 dentes de alho picado
4 maços de escarola picada
1 e 1/4 de xícara de chá de creme de leite
Noz-moscada, pimenta e sal a gosto
2 xícaras de chá de ricota
3 colheres de sopa de azeite
12 gemas
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Acrescente o ovo, o sal e o açúcar. Sove bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe a massa descansar por 30 minutos e depois a abra com um rolo. Unte a fôrma e forre com a massa. Reserve.

Para preparar o recheio da torta, providencie uma panela. Misture o leite, o creme de leite, o parmesão ralado e a ricota. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Reserve.

Em outra panela, coloque o azeite e o alho picado. Junte a escarola e deixe refogar. Depois, coloque o creme de ricota e misture bem. Agora, basta despejar o recheio na torta, distribuir as gemas e fechar com mais uma camada de massa.

Não deixe de preparar essas delícias para toda a sua família e comemore essa data de renascimento.  Você tem mais sugestões de pratos típicos da Páscoa? Então deixe um comentário. Bom apetite!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.