Culinária

Pratos que Combinam com Vinhos

Por Redacao

O vinho é uma das bebidas que possuem muitas variações, ele é fabricado para todos os gostos e requintes. São tradicionais em determinadas épocas do ano e em diversas cerimônias marcam presença em suas comemorações e festejos. Entretanto um bom vinho requer bons acompanhamentos, determinados vinhos combinam mais com alguns pratos do que outros, e isso faz uma grande diferença quando se deseja agradar seus convidados e tê-los bem servidos.

Sobre os tipos de pratos que combinam com vinhos, trouxemos alguns dos esclarecimentos que poderão lhe ajudar na hora de montar o seu cardápio, algumas considerações a respeito do assunto, levando em conta não somente a grande variedade de pratos, sem comentar as muitas cozinhas que podem se levadas em consideração, e também, claro, a variedade de vinhos existentes.

Um dos sites que traz algumas orientações sobre o assunto é o Comer Bem Barato, acessível pelo endereço virtual www.comerbembarato.com, neste você encontra dicas de comidas saudáveis também. Uma matéria foi escrita por Patrícia Possamai, enóloga e sommelière do Vinhos Web Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda, a qual é especialista no assunto e dá dicas dos melhores paladares de vinhos com comidas. Dentre suas dicas e sugestões temos:

O vinho Cabernet Sauvignon faz um excelente parceria com queijos maduros, pratos condimentados e carnes assadas ou grelhadas (as carnes podem ser porco, carneiro, gado ou vitela). Outro vinho muito conhecida é o Carmenère, que segundo a especialista, é ideal para acompanhar queijos semi-maduros, pratos à base de creme e queijo, comidas muito condimentadas e pratos exóticos.

O vinho Chardonnay pode acompanhar queijos suaves, mariscos elaborados, carnes brancas na manteiga, risoto e massas com molho à base de creme. Também pode ser acompanhado de peixes e frutos do mar e também peixes de sabor mais forte, como salmão. Como observação, Patrícia leva em consideração o acompanhamento do Chardonnay junto a comidas japonesa, assim como os espumantes.

Caso você queria saber mais, ler a matéria ou mesmo entrar em contato com escritora ele estará no link “Saiba que tipos de vinhos combinam com sua comida”. Os interessados em obter mais informações sobre o assunto, podem postar comentários no texto disponível no site mencionado, como também podem entrar em contato diretamente com a enóloga e sommelière, e também autora do texto, Patrícia Possamai, através do endereço de email, [email protected].

Dentre a maioria dos especialistas temos também como unanimidade que os pratos de peixes, mais cítricos combinam com os vinhos leves, enquanto os vinhos mais encorpados são para molhos fortes e carnes como cordeiro. Caso você vá servir um prato salgado, a dica é que o vinho tenha taninos, acidez, e eles sejam mais fracos, para deixar melhor o paladar.

As tradicionais massas, a molhos brancos ou vermelhos, podendo até mesmo utilizar-se de molhos rose fazem as três um ótimo acompanhamento com o vinho tinto do porto. No geral, este vinho é ideal para as massas. Agora que você já sabe um pouco sobre vinhos e pratos é só escolher seu cardápio e ter uma bela comemoração com o vinho ideal.

Recomendado para você

Culinária

Receita de suflê de arroz

Culinária

Receita bolo de abacaxi com chocolate

Culinária

Receita de torrada francesa

Culinária

Receitas de hambúrguer caseiro

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *