Menu

Decoração

Atualizado em 25 de abril de 2013, às 16:07 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Prateleiras para o quarto, dicas

Aprenda como trabalhar com prateleiras na decoração do quarto infantil, juvenil e de adulto.

O quarto é um ambiente de intimidade dentro de casa. Nele, as pessoas costumam descansar e fazer atividades de entretenimento, como assistir TV, ouvir música ou ler um livro. Na hora de decorar o quarto, um dos grandes desafios encontrados pelos moradores é o espaço.

614420 Prateleiras para o quarto dicas 1 Prateleiras para o quarto, dicasPrateleiras no quarto adolescente. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Organizar as prateleiras: dicas

Nem todos os quartos possuem dimensões o suficiente para acomodar os móveis. Desta forma, fica complicado armazenar todos os objetos pessoais no espaço. Ao invés de adicionar mais uma cômoda ou armário no ambiente, existe a possibilidade de fazer uma decoração com prateleiras.

As prateleiras são capazes de aproveitar o espaço vertical do quarto, suprindo assim a área horizontal limitada. Além de otimizar as medidas, as peças também facilitam a organização dentro do cômodo e favorecem a ideia de exposição.

Os moradores que não desejam decorar o quarto com uma estante convencional devem apostar nas prateleiras. Estas peças normalmente garante uma estética mais leve e minimalista, além do que nunca saem de moda.

614420 Prateleiras para o quarto dicas Prateleiras para o quarto, dicasPrateleiras no quarto infantil. (Foto:Divulgação)

No mercado, é possível encontrar uma variedade de modelos de prateleiras, que se distinguem com relação ao tamanho, formato, cor e material. A escolha da peça depende muito das necessidades dos moradores e também do proposito da decoração.

Dicas para decorar o quarto com prateleiras

Confira a seguir algumas dicas para decorar o quarto com prateleiras:

• A cada 70cm de comprimento, a prateleira necessita de um suporte para manter a sua firmeza;

• Quanto mais pesado for o material da prateleira, maior será a quantidade de suportes;

• A prateleira não deve ser sobrecarregada com muitos objetos;

• O modelo de prateleira deve manter o equilíbrio estético com o estilo da decoração;

• A prateleira é um ótimo lugar para expor uma coleção de objetos;

• Os materiais mais recomendados para prateleiras são madeira e vidro.

As prateleiras em cada quarto

614420 Prateleiras para o quarto dicas 2 Prateleiras para o quarto, dicasPrateleiras no quarto de casal. (Foto:Divulgação)

Prateleiras para quarto de casal: o ambiente combina com prateleiras mais clássicas, neutras e simples. A peça pode ser decorada com luminárias ou objetos de uma mesma cor. Usar a prateleira como um suporte para porta-retratos e quadros também é uma possibilidade.

Prateleiras para quarto de criança: o ambiente pede prateleiras coloridas para combinar com uma decoração alegre e divertida. As peças serviram de suporte para os brinquedos.

Prateleiras para quarto de bebê: os modelos são menores e delicados. Servem para organizar os itens usados nos cuidados do pequeno morador. Se não for branca, é interessante que a prateleira seja de um tom pastel.

Prateleiras para quarto de jovem: é possível trabalhar com peças mais descontraídas e com designs modernos. Elas servem para expor uma coleção de objetos ou armazenar os pertences do adolescente.

Veja também: Colocar prateleiras na parede, passo a passo