Menu

Turismo

Atualizado em 19 de julho de 2012, às 14:35 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

Saiba quais são as melhores praias brasileiras destinadas à prática do Naturismo. Nunca se e

A nudez, em determinados locais, continua sendo um tabu para muitas pessoas. No entanto, para os praticantes do Naturismo, viver, sem a necessidade do uso de roupas, seria o ideal. Por isso, muitos adeptos dessa filosofia se dirigem a determinados locais, para que possam seguir este estado de espírito, de plena comunhão com a natureza, colocando-o em prática, ao menos no tocante ao uso de vestimentas.

O naturismo, muitas vezes chamado de Nudismo, não deve ser confundido com este. Estar nu, para o nudista, é pura e simplesmente não estar vestido e, com isso, experimentar o prazer desta liberdade, livre das amarras sociais.  O naturista, por seu turno, tem como prioridade o profundo contato com a natureza, de forma que a roupa não significa, absolutamente, nada. Daí, vem a frase “nem todo nudista é naturista; porém, todo naturista é nudista”.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.1 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisNunca se esqueça de levar uma toalhinha (Foto: Divulgação)

Tal conceito do naturismo foi o que impulsionou a criação legal de locais exclusivos para esta prática. No Brasil, existem inúmeras praias, de beleza estonteante, reservadas a pessoas que desejam estar nuas, em contato com a paisagem natural. Estes lugares são chamados, geralmente, de praias de nudismo.

Embora qualquer pessoa tenha acesso a estes lugares, todos eles costumam ter rígidas regras para visitação. Em alguns casos, por exemplo, homens desacompanhados não têm a entrada permitida. Da mesma forma, em outras praias, existem áreas familiares, reservadas e separadas das áreas destinadas a pessoas solteiras. Tudo é muito regrado, com o objetivo de mostrar às pessoas que o nudismo deve ser uma filosofia de vida – o naturismo.

Os simpatizantes desta prática podem conferir, abaixo, dicas de locais onde se pode estar nu e em pleno contato com a natureza.

Dicas de praias de nudismo no Brasil

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.2 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia do Pinho, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

A Praia do Pinho, em Balneário do Camboriú, é uma das mais conhecidas e visitadas praias de nudismo. É considerada a primeira praia oficial brasileira, deste gênero. No local, existem restaurantes, campings e uma pousada. Nela, também existem uma área familiar e outra reservada a solteiros.

Conheça outros paraísos ecológicos em: Hotéis e pousadas em Quatro Ilhas SC – dicas.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.3 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia Massarandupió, Bahia (Foto: Divulgação)

Na Bahia, existe a badalada praia do Massarandupió, no município de Entre Rios. Pela entrada da praia, tem-se acesso à área reservada aos nudistas, por meio de um caminho, percorrido à pé, durante 20 minutos, em média. Homens desacompanhados não entram. O cenário é composto por dunas, ondas fortes e clima selvagem. Localiza-se a 93 km de Salvador.

Veja outras praias baianas: Pacotes de viagem Praia do Forte, BA – TAM 2012.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.4 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia da Galheta, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Esta é mais uma das famosas praias de Santa Catarina; desta vez, em Florianópolis. A praia da Galheta é selvagem a bastante isolada. Os nudistas a frequentam, desde a década de 70. Tem paisagem estonteante e ótimas ondas para a prática de Surf.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.5 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia Brava, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A última dica de praia de nudismo, no Brasil, é a chamada Praia Brava, em Cabo Frio. Neste local, as ondas costumam ser violentas, durante boa parte do ano. Por meio de uma trilha, o visitante caminha durante 10 minutos, para chegar ao reduto dos naturistas, chamado de Olho de Boi.