Menu

Turismo

Atualizado em 19 de julho de 2012, às 14:35 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

Saiba quais são as melhores praias brasileiras destinadas à prática do Naturismo. Nunca se e

A nudez, em determinados locais, continua sendo um tabu para muitas pessoas. No entanto, para os praticantes do Naturismo, viver, sem a necessidade do uso de roupas, seria o ideal. Por isso, muitos adeptos dessa filosofia se dirigem a determinados locais, para que possam seguir este estado de espírito, de plena comunhão com a natureza, colocando-o em prática, ao menos no tocante ao uso de vestimentas.

O naturismo, muitas vezes chamado de Nudismo, não deve ser confundido com este. Estar nu, para o nudista, é pura e simplesmente não estar vestido e, com isso, experimentar o prazer desta liberdade, livre das amarras sociais.  O naturista, por seu turno, tem como prioridade o profundo contato com a natureza, de forma que a roupa não significa, absolutamente, nada. Daí, vem a frase “nem todo nudista é naturista; porém, todo naturista é nudista”.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.1 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisNunca se esqueça de levar uma toalhinha (Foto: Divulgação)

Tal conceito do naturismo foi o que impulsionou a criação legal de locais exclusivos para esta prática. No Brasil, existem inúmeras praias, de beleza estonteante, reservadas a pessoas que desejam estar nuas, em contato com a paisagem natural. Estes lugares são chamados, geralmente, de praias de nudismo.

Embora qualquer pessoa tenha acesso a estes lugares, todos eles costumam ter rígidas regras para visitação. Em alguns casos, por exemplo, homens desacompanhados não têm a entrada permitida. Da mesma forma, em outras praias, existem áreas familiares, reservadas e separadas das áreas destinadas a pessoas solteiras. Tudo é muito regrado, com o objetivo de mostrar às pessoas que o nudismo deve ser uma filosofia de vida – o naturismo.

Os simpatizantes desta prática podem conferir, abaixo, dicas de locais onde se pode estar nu e em pleno contato com a natureza.

Dicas de praias de nudismo no Brasil

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.2 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia do Pinho, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

A Praia do Pinho, em Balneário do Camboriú, é uma das mais conhecidas e visitadas praias de nudismo. É considerada a primeira praia oficial brasileira, deste gênero. No local, existem restaurantes, campings e uma pousada. Nela, também existem uma área familiar e outra reservada a solteiros.

Conheça outros paraísos ecológicos em: Hotéis e pousadas em Quatro Ilhas SC – dicas.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.3 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia Massarandupió, Bahia (Foto: Divulgação)

Na Bahia, existe a badalada praia do Massarandupió, no município de Entre Rios. Pela entrada da praia, tem-se acesso à área reservada aos nudistas, por meio de um caminho, percorrido à pé, durante 20 minutos, em média. Homens desacompanhados não entram. O cenário é composto por dunas, ondas fortes e clima selvagem. Localiza-se a 93 km de Salvador.

Veja outras praias baianas: Pacotes de viagem Praia do Forte, BA – TAM 2012.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.4 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia da Galheta, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Esta é mais uma das famosas praias de Santa Catarina; desta vez, em Florianópolis. A praia da Galheta é selvagem a bastante isolada. Os nudistas a frequentam, desde a década de 70. Tem paisagem estonteante e ótimas ondas para a prática de Surf.

488823 Praias de nudismo no Brasil dicas locais.5 Praias de nudismo no Brasil, dicas, locaisPraia Brava, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A última dica de praia de nudismo, no Brasil, é a chamada Praia Brava, em Cabo Frio. Neste local, as ondas costumam ser violentas, durante boa parte do ano. Por meio de uma trilha, o visitante caminha durante 10 minutos, para chegar ao reduto dos naturistas, chamado de Olho de Boi.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.