Poupança continua atrativa mesmo com novas regras de rendimento

PUBLICIDADE
Mudaram as regras para os rendimentos da poupança (Foto: Divulgação)

Mesmo trazendo ganho menor para quem guarda dinheiro em conta poupança em caso de baixa nos juros, a modalidade de investimento continua sendo atrativa se comparada com outros tipos de investimentos de renda fixa. Do mesmo modo que acontecia antes das alterações anunciadas ontem pelo governo, a caderneta vai render, em geral, mais que os fundos de renda fixa atrelados à Selic e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), mas terá desempenho inferior ao Tesouro Direto.

A partir desta sexta-feira, 4 de maio, a rentabilidade da conta poupança para novos depósitos será atrelada à Selic sempre que a taxa de juros for menor ou igual a 8,5% ao ano. Para facilitar os seus cálculos, hoje, a taxa está em 9%. No entanto, a perspectiva é de queda nos juros, o que atribui uma rentabilidade menor à poupança a médio e longo prazo. Desse jeito, quem aplicar de agora em diante na caderneta vai ter menos lucro.

Leia também: Feirão 2012 da Casa Própria acontecerá em 5 capitais

PUBLICIDADE
Mesmo com mudança, poupança continua lucrativa (Foto: Divulgação)

O dinheiro que encontra-se na conta, não perderá os lucros já obtidos, pois esse controle será feito pelo banco. Para os clientes dos bancos que vem guardando dinheiro na poupança, vale a pena deixar como está,  já que em um cenário de juros abaixo de 8,5%, todas as demais aplicações começam a pagar menos, e ele terá o melhor retorno na comparação com o Tesouro Direto, o CDB e os fundos de renda fixa.

Já as pessoas que pretendem começar a aplicar na poupança, por enquanto, o cenário está gerando retornos compensatórios. Quando a Selic chegar a 8,5%, ou menos, a rentabilidade vai cair, porém, mesmo assim a aplicação será melhor do que o CDB e os fundos de renda fixa atrelados aos juros, segundo os cálculos do professor Samy Dana, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia também:

1 comentário

  • qualquer conta na caixa rende juros

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.