Postando um artigo no Blog

Criando um artigo em formato padrão

Por Liange Angeli

 

Objetivo

O principal objetivo do Mundo das Tribos é oferecer qualidade e satisfação ao internauta, para alcançarmos esta meta, precisamos que toda a equipe que compõe o Mundo das Tribos esteja engajada neste mesmo objetivo. Contamos com o apoio de todos os editores para desenvolvermos juntos um ótimo trabalho.

 

Considerações

O primeiro passo antes de criar o seu artigo é fazer uma pesquisa completa sobre o tema e reunir as principais informações sobre o assunto em questão. Após juntar todas as informações que devem ser úteis ao visitante,  desenvolva o artigo com no mínimo 500 palavras.

Já que o foco será a qualidade, busque todas as informações possíveis sobre o tema proposto: Ex: Se estivermos falando sobre um autor conhecido, é necessário buscar maiores informações sobre o mesmo, sua história, curiosidades, obras literárias, imagens ilustrativas, links para sites (se for o caso), tudo de uma forma que enriqueça ainda mais o artigo e satisfaça o usuário.

Cada texto o cuidado deverá ser focado aos detalhes, o usuário precisa ficar satisfeito com o conteúdo, portanto quanto mais detalhes e informações sobre o assunto em questão, melhor.  Utilize fotos para ilustrar o texto, links, mostre caminhos para o usuário de forma que ele fique satisfeito. Quando terminar de escrever o artigo, pense se você ficaria satisfeito se encontrasse aquele texto na internet. Se sim, significa que o conteúdo tem a devida qualidade.

 

Importante

O artigo deve falar exatamente sobre o título que se refere, para que o usuário não se sinta enganado, portanto evite fugir do tema inicial. Busque enriquecer o artigo somente com informações sobre o tema sugerido. O artigo é como uma redação, precisa ter um início, meio e fim.

Tenha cuidado com a coerência e coesão no desenvolvimento do artigo, cuide para que ele tenha sentido e não confunda o usuário. Assim que concluir o artigo, faça uma revisão, leia com cuidado para garantir que não haja erros de português. Mantenha o texto separado por parágrafos e evite dar espaço entre uma linha e outra. Estas medidas contribuem para uma leitura ainda mais agradável.

 

Passo a passo – Criando um artigo no WordPress

Para iniciar a edição do artigo vá no painel do blog e clique em “adicionar novo”. (imagem)


Insira o título do texto e abaixo desenvolva o texto normalmente.

As Imagens

Se o usuário chegou até o blog procurando por um determinado assunto, ele também espera ver imagens que ilustrem aquele texto. Portanto, utilizem no mínimo 3 imagens ilustrativas em todos os artigos.

Em artigos que sugerem fotos (ex: decoração de sala, cozinha, quartos, etc.) é prioridade satisfazer o usuário com o conteúdo disponível naquela página, portanto todos os artigos desta natureza devem ter várias fotos ilustrativas. Além das três imagens dentro do artigo, crie também uma galeria de fotos que exiba de 6 à 10 imagens. Busque opções para o usuário, fotos diferentes, modelos, estilos, tudo para que ele fique satisfeito com o conteúdo. O usuário deseja ver muitas fotos e não apenas uma ou duas.

Lembrando que você sempre deve ter em mente a pergunta: “Se eu encontrasse este artigo na internet, ficaria satisfeito(a)?”

 

Inserindo imagens no artigo

Para inserir uma imagem dentro do artigo, clique na ferramenta apontada na imagem abaixo.

Em seguida, uma nova janela deverá abrir. Clique em “selecionar arquivos” para encontrar a imagem (que deverá estar salva no seu computador) e faça o upload.

Após escolher a imagem e ter feito o upload, basta clicar na opção “inserir no post” (veja na imagem abaixo), automaticamente você será redirecionado ao post e a imagem já vai aparecer no corpo do texto. Lembrando que para inserir as três imagens no artigo, você deverá repetir este procedimento para cada uma delas, pois não é possível inserir as três imagens no artigo ao mesmo tempo.

 

Inserindo uma galeria de imagens no artigo

Lembre-se: Inserir uma galeria no artigo é um procedimento DIFERENTE de inserir imagens dentro do artigo, como vimos na explicação acima. A diferença é que inserir uma imagem dentro do artigo é necessário colocar uma imagem de cada vez, enquanto que para inserir uma galeria de imagens, todas são colocadas de uma só vez. Vejamos as explicações a seguir.

Novamente utilize a ferramenta de inserir imagem (veja abaixo)

Uma nova janela vai abrir. Clique na opção “Selecionar arquivos” e selecione as imagens que serão inseridas na galeria.

Para selecionar mais de uma imagem, pressione a tecla “CRTL” e escolha as imagens que farão parte da galeria, em seguida clique em abrir.(imagem abaixo)

As imagens selecionadas serão carregadas, como mostra a imagem abaixo. Logo abaixo, clique em “Salvar todas as mudanças”.


Para finalizar, clique apenas em “inserir galeria” como mostra a imagem abaixo.

 

E pronto! Sua galeria foi criada com sucesso!

 

Dúvidas comuns sobre a galeria de imagens

Inseri as imagens na galeria, mas elas não apareceram. E agora?

É normal, não há nada de errado. As imagens da galeria realmente não aparecem enquanto estiver sendo feita a edição do artigo, elas só aparecem depois que o artigo for publicado. Portanto assim que for inserida no artigo, vai aparecer como mostra a imagem abaixo.

Como vou saber se as imagens estão corretas na galeria?

Existe uma ferramenta que possibilita visualizar o artigo antes de ser publicado, desta forma é possível ver como o artigo vai ficar depois que for publicado. Inclusive poderá visualizar  a galeria de imagens e conferir se ficou tudo certo. Veja como visualizar o seu artigo na imagem abaixo:

 

As Tags

As tags são todas as palavras e frases que sejam referentes ao texto. Elas servem para que o artigo seja encontrado mais facilmente nos sites de busca, portanto, quanto mais bem utilizadas elas forem, maiores são as chances das pessoas encontrarem o artigo nas buscas.

Podemos citar como exemplo um artigo com o título “Passagens Aéreas em Promoção”. As tags deverão ter relação com o título. Para este título que citamos como exemplo, as tags poderiam ser: passagens promocionais, passagens de avião em promoção, promoção de passagens aéreas, passagens aéreas promocionais, etc.

Um artigo deverá ter no máximo cinco tags e no mínimo duas.
Cuidado para não exagerar no tamanho das tags, até 3 ou no máximo 4 palavras, está de bom tamanho.

Inserindo Tags no artigo

As tags devem ser inseridas no local onde mostra a imagem abaixo e devem ser separadas por vírgulas, depois é só clicar em “adicionar”.

 

As categorias

Para encontrar facilmente os artigos do blog, existem as categorias, elas tem o objetivo de organizar os artigos por assunto. Deve ser selecionada somente uma categoria por assunto e deve ser utilizada de acordo com o assunto do artigo.

Palavras em ‘Negrito’ no texto

O objetivo das palavras em negrito assemelham-se às tags, também visa facilitar que os leitores encontrem o artigo mais rapidamente nas buscas. As palavras em negrito, assim como as tags, devem ter relação com o título do texto, podemos citar o mesmo exemplo dado na inserção das tags:

TÍTULO:  “Passagens Aéreas em Promoção”

No desenvolvimento do artigo, procure inserir palavras-chave, cuja as palavras tenham relação com o título do artigo. Estas palavras deverão ser em negrito. No título dado como exemplo, poderíamos inserir no texto palavras chave como: passagens promocionais, passagens de avião em promoção, promoção de passagens aéreas, passagens aéreas promocionais, etc.


Importante:

Não exagere nas palavras-chave.
Em cada artigo utilize no máximo 3 ou 4 palavras-chave em negrito.

Dúvidas comuns

Como colocar o texto nos rascunhos?

Após concluir o seu artigo, clique em “salvar como rascunho”, veja na imagem abaixo.

 

Caros editores, esperamos que com este tutorial, todas as dúvidas sejam esclarecidas no que diz respeito às postagens no blog. Estamos à disposição para demais dúvidas ou dificuldades.

Atenciosamente,

 

Equipe MundodasTribos

www.mundodastribos.com

 



Top Notícias

Super X Cap da Caixa – Resultados, Caixa Capitalização


Franquia Yes Cosmetics


Trabalhe Conosco Dutty Free


WalMart Trabalhe Conosco – Enviar Curriculum


Nota Fiscal Paulista: Cadastro e Consulta


Ponta de Estoque Corello


As mais lidas hoje