Menu

Cursos a Distância

Atualizado em 3 de junho de 2011, às 16:56 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Pós-Graduação à Distância em Biblioteconomia EAD

pos graduação a distancia em biblioteconomia EAD Pós Graduação à Distância em Biblioteconomia EAD

Você sabe o que é bibliotecário?

Bibliotecário é um profissional liberal (bacharel, mestre ou doutor) que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em bibliotecas centros de documentação e pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais e trabalhar com tecnologia de ponta.

Nas bibliotecas municipais ou escolares, trabalham pessoas responsáveis pela organização e gerenciamento das obras literárias, de modo que o associado à entidade esclarece suas dúvidas e pede sugestões a esse mesmo profissional. O bibliotecário que busca se atualizar na sua área deve se submeter a cursos de especialização.

E o que é biblioteconomia?

bibli 300x210 Pós Graduação à Distância em Biblioteconomia EADBiblioteconomia estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.

O papel do profissional bibliotecário vai muito além dos empréstimos e organização da biblioteca, ele é como um agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário.

A Biblioteca foi a principal área de atuação do bibliotecário, mas com o avanço das tecnologias da informação esse profissional está inserindo em várias áreas em que a informação precisa ser organizada, categorizada e democratizada. O avanço das tecnologias não restringiram e nem ameaçaram o bibliotecário, mas fez aumentar ainda mais o perfil profissional do bibliotecário.

A graduação em biblioteconomia é o nível superior para a formação de bibliotecário, onde os alunos aprendem como organizar livros de acordo com as características de cada título. Cabe a esse profissional também dominar alguns conhecimentos sobre informática, afinal, a maioria das bibliotecas tem a administração feita de forma eletrônica (software). A UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) é uma das instituições brasileiras que oferecem o curso superior de biblioteconomia.

O curso que visa a formação de bibliotecários é conceituado, com boa infraestrutura para as aulas, treinamento para desenvolver a função e conteúdo programático abrangente para capacitar esse profissional. Até mesmo os bibliotecários graduados devem fazer um curso de reciclagem, afinal, novas tecnologias estão sendo inseridas na área.

Após passar por um curso superior, vale a pena investir numa pós-graduação biblioteconomia EAD, uma extensão que melhora a visão do seu currículo no mercado de trabalho. A FIJ (Faculdades Integradas Jacarepaguá) promove esse curso de especialização, aprovado pelo MEC, onde a gestão da informação e informática são temas rigorosamente abordados.

É válido lembrar que o curso de biblioteconomia a distância é uma ótima alternativa para as pessoas que não dispõem de tempo para freqüentar as aulas regulares, ou seja, oferece versatilidade através da sua carga horária. Experimente conhecer o processo de formação a distância da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e encontre no conteúdo programático temas como Tratamento da Informação, Normalização Bibliográfica, Fontes de Informação Geral, Automação de Bibliotecas, entre outros. Acesse EAD-UFMG.

biblioteca angelica rome italie1 300x225 Pós Graduação à Distância em Biblioteconomia EAD

Conteúdo avaliado com média: