Por que é tão difícil encontrar um ponto de internet sem fio no Brasil?

PUBLICIDADE

Você já reparou que, embora a sua cidade possa ter um bom número de locais em que a internet sem fio pode ser utilizada gratuitamente, os chamados hotspots, o número deles parece constante? Os mesmos lugares que ofereciam internet Wi-Fi há dois ou três anos continuam sendo os mesmos lugares que o fazem hoje.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Portal Teleco, o número de locais para o acesso gratuito à internet sem fio cresceu cerca de 1 % no Brasil nos últimos 2 anos. Em outubro de 2009, o país contava com 3.982 hotspots. Este número cresceu apenas para 4.051 em outubro de 2011, registrando uma das taxas de crescimento mais baixas de todo o mundo.

O caso mais grave é o do Distrito Federal, que chegou a diminuir seu número de hotspots. Na região, o número passou de 156 para 151 pontos de acesso à internet nos últimos dois anos. No Brasil, a maior concentração de locais com acesso Wi-Fi liberado está no estado de São Paulo, que soma 2.487 dos 4.051 hotspots de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

A título de curiosidade, o Reino Unido (país que sediará as olimpíadas de 2012) teve um crescimento de mais de 600 % entre 2009 e 2011 e conta atualmente com mais de 180 mil hotspots em todo o país.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.