Por que a ansiedade faz engordar?

PUBLICIDADE
A ansiedade faz com que comamos muito mais.

A ansiedade é caracterizada por uma sensação de inquietação, de desejo intenso por algo, uma impaciência que não se explica, mas que só passa com algum tipo de compensação. Alguns estudos realizados atualmente mostram que as pessoas que são ansiosas têm o hábito de comer muito além daquilo que é indicado.

O fato de descontar toda a angústia em bombons, doces e outros tipos de guloseimas é explicável. Esses doces levam o organismo a liberar substâncias que atingem algumas regiões do cérebro, causando alívio imediato da ansiedade. Porém, o problema é que essa impressão é passageira. Dessa forma, é muito fácil sair do controle na hora de comer.

Causas do descontrole por ansiedade

  • Quando ocorrem surtos de ansiedade, o primeiro sentimento que vem na mente é o de culpa. O próprio descontrole induz a culpa, que gera um círculo vicioso. Identificar os agentes causadores da ansiedade é o primeiro passo para aprender a lidar com o problema.
  • A partir do momento que a doença começa a causar algum tipo de sofrimento, ela precisa ser tratada. Porém, quando a ansiedade ocorre apenas “de vez em quando”, ela é considerada normal. Faz parte da vida de todo o ser humano passar por momentos de inquietação, mas é importante perceber quando estão ocorrendo exageros.
  • A fome ansiosa é brusca, instantânea e quase sempre vinculada a outros estímulos. Podendo aparecer logo após refeições completas. Já a fome física é moderada e gradual. O alimento surge como a única maneira de solucionar a inquietação.
É necessário ter controle sobre a ansiedade.

Dicas de como lidar com a ansiedade

1. Evite o impulso. Quando perceber que os primeiros sinais de ansiedade estão surgindo, procure relaxar e fazer alguma atividade prazerosa;

PUBLICIDADE

2. Para diminuir os sintomas é necessário buscar tarefas que tragam algum prazer ao corpo como conversar com amigos, ler um livro, pintar, assistir à um filme, fazer uma caminhada, jogar vídeo game, ouvir música, tomar um banho, brincar com o cachorro, entre outras;

3. Procure não estocar guloseimas como chocolates, biscoitos, queijos gordos, frituras e bolos em casa. Quando estiver com muita vontade de algum desses alimentos, vá ao mercado e compre um pedaço pequeno dele. Evitar o estoque faz com que você não coma doces ou guloseimas sem tanta vontade;

4. Evite se pesar todos os dias na balança, isso pode causar uma grande frustração;

5. Pratique atividades de relaxamento como ioga ou meditação, que são excelentes mecanismos anti-estresse;

6. Praticar exercícios físicos ajuda no combate a ansiedade. De preferência para o tipo de atividade que mais lhe agrada;

7. Sinta-se bonita. Desenvolva sua autoestima para se sentir sempre bonita;

PUBLICIDADE

8. Não exagere, coma com responsabilidade;

9. Planeje um horário para as refeições, tomando cuidado com o cardápio escolhido;

10. Não fique sem comer. Ficar sem ingerir alimentos por muitas horas pode desencadear os ataques de gula.

Atividades físicas diminuem a ansiedade.

Procure reconhecer suas dificuldades frente uma crise de ansiedade. Está provado que ficar ansioso pode fazer com que você ganhe uns quilinhos na hora de subir na balança. Caso não esteja conseguindo ter um controle, o indicado é procurar um médico especialista ou psicólogo para melhores orientações quanto a tipos de tratamento para o problema.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.