Menu

Compras

Atualizado em 8 de agosto de 2012, às 7:01 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Por causa de mau atendimento, 82% dos consumidores deixam de comprar

O mau atendimento é um dos principais motivos alegados pelo consumidor que deixa de se relacionar com uma empresa.

Com o mercado se preocupando cada vez mais em satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, as empresas que apostam em um atendimento de baixa qualidade estão com os seus lucros ameaçados.

498712 Por causa de mau atendimento 82 dos consumidores deixam de comprar Por causa de mau atendimento, 82% dos consumidores deixam de comprarMaioria dos consumidores deixa de comprar por causa do mau atendimento. (Foto:Divulgação)

O bom relacionamento com o cliente é importante para a imagem da companhia, principalmente em tempos de redes sociais. Caso uma pessoa se sinta insatisfeita com o serviço, ela não deixa apenas de comprar, mas também denigre o nome da empresa para outros consumidores do seu círculo de convívio.

Leia mais: Curso no SEBRAE de Atendimento ao Cliente Online

Maioria dos consumidores deixa de comprar por causa do atendimento

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kronos Inc., 82% dos consumidores interrompem as relações comerciais devido ao mau atendimento. Desta forma, eles resolvem não comprar produtos ou evitam contratar serviços porque a empresa foi insuficiente na hora de abordar e reconhecer as suas necessidades.

Os dados levantados pela Kronos Inc. também mostraram que 60% dos consumidores acreditam que as companhias não se empenham em oferecer um bom atendimento, ou seja, elas não investem em recursos modernos para oferecer soluções aos problemas dos clientes.

Um atendimento deficiente causa prejuízos para a empresa

498712 Por causa de mau atendimento 82 dos consumidores deixam de comprar 2 Por causa de mau atendimento, 82% dos consumidores deixam de comprarClientes reclamam de grosseria e ineficiência para resolver problemas nos prazos estimados. (Foto:Divulgação)

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e divulgada no relatório Impacto da Experiência do Consumidor 2010, mostrou que de 10 consumidores mal atendidos por uma empresa, 8 deles não voltam. Estes números refletem o quanto o atendimento de qualidade é importante e como uma deficiência neste aspecto resulta em prejuízos para os negócios.

Os clientes apontam vários motivos para classificar o atendimento de uma empresa como ruim e insuficiente. Segundo dados estatísticos, 73% das pessoas que param de comprar apontam a grosseira do atendente como o principal motivo. Sendo assim, a companhia tem os seus lucros prejudicados porque não soube selecionar os seus vendedores e nem investiu em treinamento para o seu pessoal.

Outra razão apresentada pelo cliente ao interromper as relações comerciais é o fato da empresa em questão não resolver os problemas dentro do prazo esperado. Desta forma, 55% dos clientes demonstram insatisfação com este tipo de descaso da empresa.

498712 Por causa de mau atendimento 82 dos consumidores deixam de comprar 1 Por causa de mau atendimento, 82% dos consumidores deixam de comprarCliente está disposto a pagar mais caro para receber um bom atendimento. (Foto:Divulgação)

Dos consumidores que sofreram com o mau atendimento, 95% deles demonstraram interesse em fazer algo a respeito para ter os seus direitos valorizados. Além disso, 79% não se intimidaram com a situação e realizaram propaganda negativa da empresa em público ou entre amigos.

As pessoas estão interessadas no bom atendimento, prova disso é a disposição em pagar mais caro pelo produto ou serviço somente para ter uma experiência melhor como clientes. Dos consumidores, 85% se propõem a pagar de 5% a 25% mais caro somente para ser tratado com mais respeito, atenção e reconhecimento.

Veja também: Dicas para fazer um bom atendimento ao cliente