Menu

Fotos & Vídeos

Atualizado em 19 de agosto de 2012, às 9:20 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Ponte Rio Niterói: fotos

Inaugurada em 1974 e com pouco mais de 13 km de extensão, a Ponte Rio-Niterói, que liga a capital fluminense à Região dos Lagos, faz parte da lista das 7 maiores pontes do mundo.

Famosos que já perdoaram traição: fotos

[19/08/2012]

Famosos que sofrem com efeito sanfona: fotos

[19/08/2012]

Em janeiro de 1969, teve início a construção da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, na região metropolitana da capital carioca, cujas obras foram finalizadas em março de 1974, sendo inaugurada logo a seguir.

503073 ponte rio niteroi fotos Ponte Rio Niterói: fotosA Ponte Rio-Niterói liga a capital carioca ao interior do estado, passando pela cidade de Niterói (Foto: Divulgação)

Com 13,29 km de extensão e 72m de altura, em seu ponto mais alto, a ponte, que foi fundamental para o desenvolvimento turístico do estado do Rio de Janeiro, está entre as sete maiores pontes do mundo, fazendo parte da BR 101 e ficando sob a circunscrição da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, de acordo com os dados da CCR Ponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, o fluxo médio de veículos que circula pelo local é de 150.000, transportando aproximadamente 450.000 pessoas, números que são ainda maiores nos finais de semana, épocas de férias e feriados.

Ela é a principal via de ligação da capital com a cidade de Niterói e o interior fluminense, principalmente para quem vai em direção ao polo turístico da Região dos Lagos, onde se encontram as cidades de Cabo Frio, Búzios, Saquarema, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, entre outras.

Imagens ao vivo da Ponte Rio-Niterói – Câmeras de Trânsito ao Vivo

Construção da Ponte Rio-Niterói

503073 ponte rio niteroi fotos 1 Ponte Rio Niterói: fotosEla começou a ser construída em janeiro de 1969 (Foto: Divulgação)

O início das obras de construção da Ponte Rio-Niterói foi bastante tumultuado, causando a morte de vários operários durante a perfuração do subsolo oceânico na Baía de Guanabara, por onde passam os cerca de 9 km da pista que ficam sobre o mar.

A superestrutura de aço da ponte foi toda construída na Inglaterra, em módulos, e chegou ao Brasil por meio do transporte marítimo. Já a parte final da estrutura foi feita na Ilha do Caju.

Conheça As 10 pontes mais incríveis do mundo

Curiosidades sobre a Ponte Rio-Niterói

503073 ponte rio niteroi fotos 2 Ponte Rio Niterói: fotosProporcionando belas paisagens, a Ponte Rio-Niterói já foi cenário de filmes e novelas (Foto: Divulgação)

- Na cerimônia de início simbólico das obras de construção, estiveram presentes a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II e o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo;

- Se empilhados, os sacos de cimento utilizados na obra teriam uma altura cerca de 1.500 vezes maior que o Pão de Açúcar;

- Vários filmes e novelas usaram a Ponte Rio-Niterói como cenário. Uma delas foi “Por Amor”, da Rede Globo, em 1997;

- A novela “Beleza Pura”, de 2008, também produzida pela Globo, foi outra que teve a ponte como cenário.