Menu

Decoração

Atualizado em 7 de fevereiro de 2012, às 19:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Poltrona Bergère: dicas, fotos

Para os amantes de antiguidades, a poltrona Bergère se destaca como uma opção charmosa e sofisticada para decorar ambientes.
390434 Poltrona Bergère dicas fotos 8 Poltrona Bergère: dicas, fotosA poltrona Bergère é uma antiguidade poderosa na decoração

As poltronas Bergère são caracterizadas como peças nobres e aparecem com frequência na decoração clássica de ambientes. Confortáveis, receptivas e elegantes, elas adicionam um belíssimo toque retrô na decoração e reforçam a atmosfera nostálgica, que sempre é retomada na montagem dos cômodos.

Há muitas formas de inovar o visual de um espaço com o uso de poltrona Bergère, principalmente na sala de estar e no quarto de casal. A peça exibe uma armação de madeira resistente, quase sempre com acabamento torneado para deixar em evidência a estética retrô. Para reforçar a questão do conforto, é comum o estofamento macio, com assento alto e aconchegante.

A história da Poltrona Bergère

Por muito tempo a Poltrona Bergère foi associada ao estilo de vida da aristocracia francesa, transmitindo luxo e poder. No entanto, sua história vem desde o Antigo Egito, quando a primeira peça com este conceito foi criada para acomodar faraós.

A princípio, as poltronas classificadas como Bergère eram muito ornamentadas e tinham o objetivo de simbolizar a riqueza do lar. Mas, com o passar do tempo, ela adquiriu novas características e inovou a sua estética, apostando em um visual mais discreto ou em um colorido divertido que de forma alguma seria aceito na decoração de uma sala aristocrata.

Dicas para decorar com poltronas Bergère

390434 Poltrona Bergère dicas fotos 2 Poltrona Bergère: dicas, fotosSeja original ou nostálgico nas suas composições

Na hora de escolher uma poltrona decorativa, é necessário avaliar qual a proposta predominante no ambiente e o efeito desejado com a inclusão de um novo item. A Bergère não funciona isoladamente na decoração, na verdade ela precisa se harmonizar com os demais elementos para surtir resultados positivos.

Uma sala de estar decorada com móveis coloniais, por exemplo, terá a poltrona Bergère estampada como mais uma antiguidade. O estilo clássico vai prevalecer nesta proposta e deixar o ambiente mais elegante, romântico e poderoso. A mobília vintage também se enquadra à poltrona e permite belíssimas combinações nostálgicas.

A poltrona Bergère pode ter o seu visual totalmente reformado, características modernas e descontraídas. Os traços do design da armação costumam ser preservados, enquanto um novo tecido passa a revestir a peça. Experimente trabalhar com cores vibrantes ou combinação de estampas mais modernas. A poltrona personalizada assumirá um papel de destaque na decoração.

Aproveite as dicas e procure a poltrona retrô nas lojas de móveis antigos.

Fotos de poltronas Bergère