Tecnologia

PlayStation Now: o que é, como funciona

Por Andre

A Sony aproveitou a CES 2014 (Consumer Eletronics Show), maior feira de tecnologia do mundo, para apresentar o seu novo produto para o segmento dos videogames, que está em fase final de testes e deverá estar disponível até o fim do primeiro semestre.

Estande da Sony na CES 2014 mostra o novo serviço de streaming de games da marca japonesa (Foto: Divulgação)

Trata-se do PlayStation Now, serviço de streaming de games da marca japonesa que permitirá aos gamemaníacos jogar, via internet e mediante o pagamento de uma taxa mensal, diversos títulos antigos dos consoles PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3.

Inicialmente, o serviço poderá ser acessado a partir do PlayStation 4 e do PS3, chegando em seguida ao PS Vita. Posteriormente, a Sony pretende disponibilizá-lo também em algumas smart TVs da linha Bravia e ainda em tablets e smartphones.

Como funciona o PlayStation Now

O usuário acessa a plataforma, via internet e a partir do PS3 ou PS4, e escolhe o game que deseja jogar, sem precisar baixar qualquer arquivo (Foto: Divulgação)

O funcionamento do PlayStation Now é bastante simples. Basta que o usuário acesse o serviço a partir de seu PS3 ou PS4, dispositivos que serão compatíveis com a plataforma no primeiro momento, via internet, escolha um dos títulos disponíveis no catálogo e comece a jogar.

Ou seja, a tecnologia é a mesma utilizada em serviços como o Netflix, que faz o streaming de vídeos (filmes, séries, shows, etc) e o Deezer, que disponibiliza músicas para ouvir online. Daí vem o apelido que a plataforma já ganhou: “Netflix dos games”.

De acordo com a Sony, para que a resposta aos comandos seja instantânea, como se os jogos estivessem rodando direto do próprio console, e não haja qualquer tipo de travamento, lentidão ou lag, é preciso que a velocidade de conexão com a internet seja de, no mínimo, 5 Mbps.

Com relação aos jogos oferecidos, quatro nomes já são conhecidos: “God of War: Ascension”, “The Last of Us”, “Puppeteer” e “Beyond: Two Souls”. Mas o catálogo deve aumentar consideravelmente, em breve.

Quando estará disponível, preços

O serviço estará disponível até o final do primeiro semestre desse ano, nos EUA (Foto: Divulgação)

Conforme as informações divulgadas na edição 2014 da CES, o PS Now estará disponível nos Estados Unidos e no Canadá até o fim do primeiro semestre de 2014, chegando ao Japão até o final do ano e à Europa no início de 2015. Por enquanto não há previsão de lançamento no Brasil.

Para ter acesso ao serviço de streaming de games da Sony será preciso pagar uma taxa. Porém, os preços para usar o PlayStation Now e o formato da cobrança (se será mensal ou por conteúdo acessado, por exemplo), ainda não foram divulgados.

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *