Plantas para sala de estar

PUBLICIDADE

A sala de estar se destaca como uma das divisões mais frequentadas da casa. Ela é o lugar perfeito para receber os amigos ou simplesmente passar bons momentos de descanso. O projeto de decoração deste cômodo deve considerar o fato de que se trata de uma área social e voltada para a recepção.

Sala de estar decorada com planta de sombra. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Plantas ornamentais na decoração: dicas

Plantas indicadas para a sala

As plantas são capazes de completar a decoração da sala, levando um pouco da natureza para dentro de casa. Dependendo da escolha, o elemento natural torna o ambiente mais fresco, tranquilo e agradável.

PUBLICIDADE

Segundo o Feng Shui, o uso de plantas na decoração ajuda a deixar a casa mais harmonizada. Esta aposta também é uma forma de incentivar a saúde, a prosperidade, a riqueza e combater as energias negativas.

Nem todas as espécies de plantas podem ser cultivadas na sala, afinal, elas nem sempre se adaptam ao ambiente fechado e sem tanta luz. Por isso, antes de escolher uma flor, um arbusto ou folhagem, é importante conhecer as necessidades básicas, ou seja, obter informações sobre iluminação, regas, adubo e podas. Normalmente as plantas de sombra são as mais recomendas para cultivar em vasos no interior da residência.

Espécies de plantas para sala de estar

Pau d'água. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir uma seleção de espécies de plantas para sala de estar:

Pau d’água: é uma planta resistente ao ar-condicionado e não necessita de tanta luz.

PUBLICIDADE

Zamioculca: é fácil de ser cuidada, pois só necessita de uma rega por semana.

Palmeira ráfis: se adapta perfeitamente ao ambiente com pouca luz.

Palmeira Chamaedórea: gosta de ambientes úmidos e deve ficar longe da luz direta do sol.

Pleomele: não precisa ficar exposta ao sol, mas gosta de um ambiente mais iluminado.

Lança-de-são-jorge: é uma planta resistente, de fácil manutenção e que pode ser cultivada dentro de casa.

PUBLICIDADE

Lírio da paz: se destaca como uma das poucas plantas capazes de florescer na sombra.

Bromélia: deve ser cultivada com claridade indireta para que as suas folhas e flores não sejam prejudicadas. Requer uma rega a cada dois dias.

Licuala, uma planta ornamental. (Foto:Divulgação)

Licuala: esta planta ornamental é perfeita para compor um jardim interno.

A montagem da sala de estar

Vários fatores precisam ser observados na hora de decorar uma sala de estar. Os moradores devem se preocupar com a distribuição correta dos móveis, pois não pode interferir na circulação das pessoas e nem seguir uma perspectiva desproporcional. Também é importante selecionar os elementos essenciais para a sala, considerando o bom gosto e o estilo predominante, como os sofás, as cortinas, a mesa de centro, o tapete, a estante, entre outros itens.

As cores que são trabalhadas na decoração da sala influenciam nas sensações dos visitantes e moradores. Se a intenção é criar um ambiente tranquilo, então vale a pena investir em tons neutros, claros e frios. Por outro lado, se a proposta consiste em revigorar as energias, então é recomendado trabalhar com as cores quentes e intensas.

Veja também: Plantas indicadas para ambientes fechados

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.