Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas para Jardim de Inverno

O jardim de inverno pode dar uma nova cara para a sua casa ou apartamento, que ganhará um espaço agradável e cheio de verde.

Querendo saber mais a respeito de plantas para jardim de inverno? Não deixe de ler a matéria a seguir, na qual comentaremos sobre os principais tipos de plantas utilizados nesse espaço da casa tão adorado por muitas pessoas.

Plantas para jardim de inverno (Foto Ilustrativa)

Além de dar uma nova cara para a sua casa ou apartamento, consistindo em um estilo diferenciado de decoração, o jardim de inverno também é uma ótima opção para as pessoas que desejam levar mais verde para dentro da residência.

E para tanto, é preciso saber quais plantas escolher para colocar no seu jardim de inverno, pois há algumas que se adaptam melhor para locais fechados, lembrando que também é preciso levar em conta o tamanho do espaço, a disponibilidade para cuidar das plantas e o orçamento disponível.

Jardim de inverno 10 modelos para fazer o seu

Plantas para jardim de inverno

Lança de São Jorge (Foto Ilustrativa)

Além dos objetos decorativos e do teto de vidro, presente nas versões mais tradicionais do jardim de inverno, as plantas também chamam a atenção nesses locais, podendo deixar o espaço ainda mais bonito, elegante, atraente e confortável, já que são as responsáveis pelo paisagismo.

De maneira geral, as plantas mais indicadas para jardim de inverno são aquelas que se adaptam melhor ao interior da residência, onde a luminosidade pode não ser tão forte como em áreas abertas.

Ou seja, elas precisam ser resistentes, de fácil manutenção e não podem ter raízes muito profundas e nem muito volume, especialmente se forem abrigadas em vasos (se o jardim de inverno for montado em uma casa espaçosa, é possível ousar mais nessas características).

Entre as plantas e flores para jardim de inverno, algumas mais utilizadas, no Brasil, são:

– Samambaia

– Lírio da Paz

– Antúrio

– Lança de São Jorge

– Comigo-Ninguém-Pode

– Bromélias de sombra ou meia-sombra

– Calêndula

– Margarida Inglesa

– Heléboro

– Couve ornamental

– Boca de Leão

– Amor-perfeito dos jardins

– Pau d’água

– Zamioculca

– Echeveria

– Mini cacto

– Chamaedorea

– Pleomele

– Violeta

– Babosa

Móveis para jardim de inverno

Como montar jardim de inverno

Há vários estilos de jardim de inverno (Foto Ilustrativa)

Como montar jardim de inverno? Essa é uma dúvida comum a várias pessoas. Em relação ao local, se a sua casa não tiver a área específica para essa finalidade, você pode improvisar, fazendo o jardim embaixo da escada, em salas anexadas, na varanda ou na área de serviço, por exemplo.

O essencial é que o jardim receba uma boa quantidade de luz natural, o que pode ser melhorado com a colocação de teto de vidro ou porta de vidro, como acontece nos jardins mais convencionais. É bom ficar atento ainda à ventilação do espaço.

E além de escolher as plantas mais adequadas, como os exemplos que citamos anteriormente, você também deve decorar o jardim para que ele fique ainda mais bonito, utilizando pedras decorativas, vasos (dos mais variados tipos) e diversos outros elementos, dependendo do estilo escolhido (há jardins rústicos, minimalistas, modernos, etc).

Dependendo do tamanho do local em que o jardim foi montado, dá até mesmo para colocar poltronas, cadeiras ou sofás, com a área se tornando um espaço para receber visitas, ler um livro, escutar música ou simplesmente para relaxar e contemplar as suas plantas.

A manutenção é fundamental

A tradicional samambaia (Foto Ilustrativa)

E para manter a beleza do seu jardim de inverno em dia, é essencial fazer a manutenção do espaço com frequência, fazendo a retirada de folhas mortas, a aplicação de fungicidas e o uso de adubo, de acordo com as características das espécies de plantas do local.

O que você também não pode se esquecer é de regar as plantas e de fazer a limpeza do espaço, pois assim as plantas estarão sempre bonitas e o seu jardim de inverno terá um ambiente convidativo e relaxante.

Fotos de plantas para seu jardim de inverno

Sugestões para decorar o jardim de inverno

Confira, a seguir, algumas imagens de plantas para usar no jardim de inverno e também fotos de jardins de inverno prontos, para você se inspirar.

Lírio da Paz (Foto Ilustrativa)

Comigo-Ninguém-Pode (Foto Ilustrativa)

Margarida Inglesa (Foto Ilustrativa)

Couve ornamental (Foto Ilustrativa)

Mini cactos (Foto Ilustrativa)

Heléboro (Foto Ilustrativa)

Amor-perfeito dos jardins (Foto Ilustrativa)

Pleomele (Foto Ilustrativa)

Chamaedorea (Foto Ilustrativa)

Echeveria (Foto Ilustrativa)

Os jardins de inverno dão uma nova cara à residência (Foto Ilustrativa)

Eles podem aparecer em diferentes locais da casa (Foto Ilustrativa)

Jardim de inverno embaixo da escada (Foto Ilustrativa)

A decoração varia de acordo com as plantas e o estilo desejado (Foto Ilustrativa)

Outro exemplo de jardim debaixo da escada (Foto Ilustrativa)

O local deve ter uma boa iluminação natural (Foto Ilustrativa)

É preciso cuidar da manutenção frequente do jardim (Foto Ilustrativa)

Um teto de vidro pode ser ótimo para o jardim de inverno (Foto Ilustrativa)

Ele pode trazer vários outros elementos (Foto Ilustrativa)

Um jardim de inverno bem montado pode se tornar até um espaço para descansar e relaxar (Foto Ilustrativa)


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL