Plantas Medicinais

PUBLICIDADE

Plantas medicinais

Com certeza você já deve ter sentido algum incômodo, dor ou pequenas enfermidades e ouviu dizer que uma determinada erva que serve para fazer chá serviria no tratamento. São chamadas de plantas medicinais aquelas que possuem substâncias bioativas, que auxiliam no tratamento de doenças ou melhoram as condições de saúde das pessoas.

Muito antes de existirem os atuais remédios com suas fórmulas farmacêuticas os índios na antiguidade já conheciam as propriedades das ervas medicinais, as pessoas só usavam ervas para curar as doenças, tradição aprendida com os índios, que descobriram em suas florestas repletas de ervas a solução para tratar o seu povo. Os pajés eram os grandes conhecedores das ervas e seus efeitos no tratamento e cura de diversas doenças. Quando os europeus chegaram ao Brasil aprenderam muito com os índios e até hoje as plantas são utilizadas como medicamentos em diversos países, mas o uso de plantas como terapia ou tratamento de doenças é tão antigo quento a humanidade.

PUBLICIDADE

Atualmente existe uma ciência que estuda a utilização das plantas medicinais é a fitoterapia, que é na verdade uma medicina que produz medicamentos industrializados utilizando plantas medicinais. No entanto, o uso de plantas naturais sem orientações médicas é considerado medicina popular, e sem dúvida apresenta riscos, como por exemplo na dosagem e posologia. Na fitoterapia, que significa terapia por meio das plantas, as plantas medicinais são estudadas em laboratórios e universidades antes de se tornar um medicamento. Fique atento, pois esse conceito de que o que vem da natureza não faz mal e que planta nenhuma é prejudicial não é totalmente verdade. Existem plantas que são extremamente tóxicas, como a cocaína, estricnina, morfina e a famosa “comigo-ninguém-pode” , que também são produtos naturais. No caso de algumas plantas o seu risco está na dosagem.


Algumas ervas podem ser usadas em chás sem nenhum perigo ou risco, dificilmente alguém chegará a uma overdose com chá de erva cidreira, as principais ervas usada no dia-a-dia sem prescrição médica são o famoso chá de camomila que serve como calmante, o boldo para problemas digestivos, a cavalinha como diurético, camellia sinensis antioxidante e auxilia na perda de peso, o guaco para acalmar a tosse etc.

As plantas medicinais são ótimas para o tratamento de doenças do dia a dia, chás e xaropes feito em casa, ou até mesmo doenças mais graves, com o acompanhamento de um especialista.

PUBLICIDADE

O bom é que muitas dessas plantas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, as principais plantas medicinais são camomila, camellia sinensis, boldo, alecrim, arnica, arruda, cânfora, capim-limão, carqueja, erva-doce, cominho, funcho, gengibre, ginseng, hortelã, jaborandi, louro, salsa, sálvia e urucum. Procure um especialista e aproveite o que a natureza nos proporciona.

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • muito bom

  • esse e d+ achei tudo que pressisava para o meu trabalho de ciencias adore!!!!!!!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.