Menu

Decoração

Atualizado em 28 de fevereiro de 2012, às 10:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas indicadas para ambientes fechados

Confira dicas sobre como cultivar plantas em espaços fechados e descubra quais são as espécies que se adaptam ao habitat.
401059 Plantas indicadas para ambientes fechados 2 Plantas indicadas para ambientes fechadosOs cactos e minicactos são plantas que se adaptam facilmente as condições de interiores.

As plantas são capazes de enriquecer o visual interno das casas, deixando os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Ao escolher a espécie ideal, o morador precisa levar em conta as condições de sobrevivência da planta para que ela se mantenha sempre saudável, como umidade, luz e adubo.

As plantas criadas dentro de casa contribuem com a decoração, inserindo elementos da natureza na rotina dos moradores. O paisagismo pode transformar a aparência de diversos ambientes em casa, como sala, quarto, hall de entrada, banheiro e até mesmo cozinha. Ainda se tratando de espaços fechados, as plantas podem ser usadas como ornamentos em escritórios e salas de recepção.

Cuidados para escolher as plantas

É necessário tomar alguns cuidados para não escolher uma espécie inadequada, por isso leve em conta os prós e contras de cada planta. Independente se for folhagem, vasos de flores ou pequenos arbustos, as plantas inovam os ambientes, aumentando a sensação de frescor e, muitas vezes, inserindo um perfume agradável.

401059 Plantas indicadas para ambientes fechados 1 Plantas indicadas para ambientes fechadosConheça as condições de sobrevivência da planta para o cultivo.

Pesquisas apontam que as áreas internas decoradas com plantas são mais receptivas e confortáveis, o que acaba aumentando o bem-estar das pessoas.

No entanto, é importante evitar as espécies que possuem perfume muito forte em ambientes fechados, caso contrário pode causar enjôos nos moradores. Colocar uma espécie de flor muito perfumada na cozinha ou no quarto é uma medida comprometedora, afinal, a área de gastronomia não combina com uma fragrância concentrada e o cômodo marcado pela intimidade pode ficar com um cheiro enjoativo ou mesmo desconfortável.

Ao escolher a planta ideal para interiores, procure evitar espécies com raízes agressivas. Quem possui crianças e animais de estimação em casa também deve ter o cuidado para não optar por plantas venenosas ou com muitos espinhos.

Para que o cultivo em ambientes fechados possa dar certo, é importante deixar a planta próximo à fonte de claridade natural, como é o caso da janela. No caso da ornamentação do banheiro, vale inserir uma espécie mais resistente no cômodo, capaz de superar as condições desfavoráveis de muita umidade e pouca ventilação.

Sugestões de plantas

401059 Plantas indicadas para ambientes fechados Plantas indicadas para ambientes fechadosA lança-de-são-jorge é uma opção interessante para criar um clima mais ornamental.

Confira a seguir uma seleção de espécies de plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos:

Licuala: um tipo de palmeira que se adapta facilmente ao ambiente doméstico.

Pau d’água: arbusto charmoso e sofisticado, perfeito para decorar escritórios

Rosa de pedra: um arranjo rústico e que não requer tantas regas.

Cactos: são bonitos, robustos e práticos. Não necessitam de tanta umidade e representam a solução de paisagismo para quem não tem tempo de cuidar das plantas diariamente.

Pleomele: é frequentemente usada em ambientes fechados por causa da sua beleza e facilidade para se adaptar a áreas com pouca luz.

Lança-de-são-jorge: a planta se diferencia das outras por causa da resistência e contribui com o efeito ornamental.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.