Menu

Decoração

Atualizado em 30 de julho de 2013, às 18:59 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta Baixa

O primeiro passo para construir uma casa é elaborar um  bom projeto. Este trabalho deve reconhecer o estilo de vida dos moradores, o tamanho do terreno e o orçamento disponível para a obra. Na internet é possível encontrar diversos modelos de plantas grátis, mas é sempre importante contar com as orientações de um arquiteto.

A planta da casa serve para fazer a divisão dos espaços, tanto na área interna como na área externa. Com as dimensões calculadas e os cômodos organizados, a equipe de obras pode trabalhar com mais facilidade e os moradores já podem planejar a distribuição dos móveis.

24894 plantas para casa Small Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta Baixa

Como dissemos na internet há ferramentas que auxiliam a elaboração de plantas. Confira:

Floor Planner, crie a planta de sua casa grátis

O site permite que o internauta arrisque ser arquiteto. Ele oferece recursos para construir a casa dos sonhos, valorizando a estrutura, a distribuição dos cômodos e até mesmo os revestimentos. O serviço permite alterar cores, posições e dimensões. O site apresenta objetos pré-moldados, facilitando assim a vida de quem não tem experiência. A criação de uma conta no site é totalmente gratuita. Acesse e confira:

Opção para criar planta grátis do Google: Google SketchUp

24894 plantas de casas modelos projetos planta baixa 300x300 Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta BaixaExemplo de projeto feito no Google SketchUp. (Foto: Divulgação)

O software da gigante de buscas permite criar uma planta de casa tridimensional e conta com uma funcionalidade simples, dispondo de formas geométricas, borracha, fita de medir, modos de visualização, entre outros recursos. O programa permite ainda exportações fáceis do Google Earth.  Depois de estruturar a casa, é possível planejar o interior inserindo móveis e complementos.  Entre no link e confira como montar a sua planta de casa grátis:

Dicas para construir alguns modelos de casas:

Projetos de Casas Grátis

Os interessados ou interessadas em encontrar um projeto que torne o seu sonho de construir em realidade, e ainda não conseguiram ter uma economia com a comprar do projeto, não pode deixar de conhecer o site. As plantas arquitetônicas grátis que estão disponíveis no site, podem ser de projetos de plantas de casa com um quarto, dois quartos, três ou até cinco quartos.

Através do site é possível encontrar dos mais diversos tipos de projetos arquitetônicos online e sem custo algum. O site já existe há treze anos e oferece o seu serviço através da WEB há quatro anos. Além das plantas gratuitas, o site também oferece serviços particulares, onde os profissionais de engenharia e arquitetura trabalham com rapidez e qualidade, oferecendo o serviço online.

Se você tem interesse em conhecer os serviços do Site Monte Sua Casa basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.montesuacasa.com.br. Ao entrar neste site os consumidores podem ter acesso a diversos serviços de engenharia, incluindo fachada, croqui, planta e serviços personalizados e engenharia para diversos projetos.

Outros vários sites da internet disponibilizam projetos de casas grátis. Um deles é o Projeto Grátis (www.projetogratis.com.br) que é simples e objetivo. Ele possui uma equipe de profissionais que oferecem seus serviços com o intuito de ajudar a quem quer construir a sua casa. No portal você encontra mais de 100 projetos, todos com orientações de arquitetos e engenheiros.

Eles estão no formato A-4, o que contribui para o usuário que quiser imprimir. Além disso, a vantagem é que todos os projetos são de baixo custo. Isso porque as populares são as mais procuradas, tanto para alugar quanto para comprar. A procura é grande por conta do preço, que deve estar dentro dos padrões do bairro e da região onde está localizada.

O site também disponibiliza projetos para casas na praia ou no sítio, desde 50m2 até 200m2. Estes modelos já são mais procurados por quem possui um poder aquisitivo maior, com o objetivo de ser um lugar para descanso nas férias ou finais de semana.

As dimensões de cada modelo são definidas pela equipe de profissionais que atua no site. Mas, para receber um modelo com as dimensões, você deve colaborar com R$ 10 que irá para a manutenção do portal. Em seguida, é só preencher o formulário indicando o modelo que quer e o seu código.

Abaixo seguem alguns links com projetos de áreas maiores:

De 50m² a 100m² : www.projetosgratis.com.br/p10a.htm

De 100m² a 150m²: www.projetosgratis.com.br/p15g.htm

De 150m² a 200m²: www.projetosgratis.com.br/p20g.htm

Com mais de 200m²: www.projetosgratis.com.br/p25a.htm

Já o blog Plantas de Casas Grátis é especializado em projetos para casas e disponibiliza o conteúdo gratuito na internet. Às vezes o portal faz indicações de produtos ou parceiros que já avaliaram e que garantem a qualidade do serviço e a confiabilidade. Além disso, o site mantém curiosidades, informações e novidades sobre a área, funcionando como um guia para os internautas. Acesse e confira :www.plantasdecasasgratis.net

Infelizmente construir não é só pegar a planta e contratar o pedreiro. Um profissional bem qualificado como um arquiteto ou engenheiro irá lhe orientar melhor como você pode tirar do papel a sua tão sonhada casa e o que vocês podem fazer para que nada atrapalhe. Acompanhe outras dicas para construção de projetos específicos:

Como Construir Kitinetes – Projetos

Hoje em dia a procura por ter onde morar nas grandes cidades esta muito grande, principalmente por pessoas que buscam emprego e que são de outros estados ou cidades. As casas de aluguel são muito caras e os apartamentos também, por isso que a opção de morar em um kitinete é a melhor saída, jovens migram de suas cidades a procura de melhores condições de vida, ou seja, atrás do primeiro emprego com carteira assinada na esperança de crescer profissionalmente e poder ter a sua independência financeira. Mas para que de certo é preciso morar em um lugar bom e que o aluguel seja barato, pensando e avaliando as condições dessas pessoas que as empreiteiras e os arquitetos resolveram fazer os kitinetes para alugar, onde jovens e adultos podem morar de maneira digna até que consiga melhorar sua situação financeira.

Primeiros passos na construção de kitinetes

Antes de começar a obra é necessário saber a medida exata do terreno para depois levar a um engenheiro ou arquiteto para que ele possa fazer a planta do kitinete e calcular o que vai ser necessário de material para concretizar a obra. Depois de tudo calculado é a hora de partir para a construção, mas é bom lembrar que estar na obra fiscalizando ajuda na economia e no desperdiço de material.

Projetos de kitinetes

24894 plantas de casas modelos projetos planta baixa 1 300x300 Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta BaixaExemplo de planta de kitnet. (Foto: Divulgação)

Os kitinetes podem ser usados como renda para quem os constrói para alugar, pois muitas pessoas pensam em construir imóveis a fim de obterem uma rena a mais na aposentadoria e os imoveis menores dão mais lucro, pois a construção é mais barata e o preços do aluguel é mais em conta, sendo assim estão sempre alugados. Com o crescimento desenfreado da população as casa também devem ser mais funcionais e menores por causa da falta de espaço e os kitinetes são perfeitos para suprir estas necessidades sendo que ja são mobiliados de acordo com o seu tamanho e aproveitando todos os espaços.

Como construir casas com garagem?

A construção de uma casa com garagem depende unicamente do projeto, onde estão inclusos as medidas e características fundamentais desse espaço no imóvel. O ambiente deve comportar com segurança e comodidade um automóvel, não estando sobrecarregado com outros tipos de utensílios. A garagem é um verdadeiro loft para os homens, mas alguns cuidados na hora de organizar são fundamentais.

A garagem é erguida num espaço externo da casa, sendo assim um cômodo isolado do interior da residência. A cobertura da garagem costuma ser feita com madeiras e telhas, que exercem um encaixe perfeito para não expor o veiculo aos agentes externos (chuva, vento, som, entre outros). As construções mais modernas incluem ainda no projeto de casa com garagem um portão eletrônico, que permite a entrada e saída do carro com maior segurança e comodidade.

Casas pequenas, dicas, modelos

Se você decidiu construir uma casa pequena deve ficar atento a alguns pontos. Para evitar os sofrimentos com casas pequenas e apertadas, o ideal é procurar um profissional da arquitetura, para fazer um projeto que caiba no seu bolso e que maximize o espaço disponível. As casas menores são excelentes para os solteiros, ou casais sem filhos, já que são práticas, confortáveis e aconchegantes. A planta da residência é a forma que o profissional tem para mostrar ao futuro proprietário do imóvel como o produto ficará depois que a construção for concluída. É nesse momento que as dúvidas devem ser tiradas, para evitar surpresas desagradáveis. Por menor que a casa seja, o seu projeto deve atender as necessidades básicas do seu dono.

24894 plantas de casas modelos projetos planta baixa 2 300x300 Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta BaixaExemplo de planta de casa pequena. (Foto: Divulgação)

Equilíbrio é essencial na construção de uma casa pequena

Através da planta da casa é possível começar a pensar nos ambientes. O equilíbrio é fundamental em espaços pequenos, por isso, a moradia não deve tomar toda a extensão do terreno, para que você possa ter uma área externa para receber os amigos, cultivar plantas e até ter um animal de estimação. Para quem pretende construir uma casa pequena e está a procura de projetos e plantas nesse segmento, separamos algumas sugestões abaixo:

  • Elabore um projeto que permita expansão, para os casos em que a família possa crescer;

  • Pense na interação entre o quintal e a casa;

  • É essencial economizar espaço sem nunca esquecer o conforto.

  • Na construção de uma residência pequena os elementos decorativos precisam estar inseridos no projeto. Uma parede com textura diferente, assim como as molduras das portas e janelas, fazem toda a diferença. Pisos, azulejos e revestimentos devem ser pensados em conjunto com o decorador e arquiteto da sua casa.

Dicas para construir casas ecológicas

A casa ecológica é uma nova tendência na área de construção, sendo caracterizada por possuir uma estrutura sustentável e não afetar o meio ambiente. Desde que esta ‘moda’ foi lançada, vários projetos de casas ecológicas foram desenvolvidos para conquistar a preferência das famílias.

Apesar de muito se falar a respeito da moradia sustentável, poucas pessoas sabem o real significado deste tipo de construção. Além de partir do conceito de uma arquitetura verde, os moradores da casa também precisam adquirir hábitos sustentáveis para preservar o meio ambiente.

Durante muitos séculos o homem agrediu a natureza, liberando poluentes que afetaram a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos. No entanto, a casa ecológica aparece como uma alternativa para minimizar os impactos ambientais, sendo uma construção mais natural e aceitável.

Construindo uma casa ecológica

24894 plantas de casas modelos projetos planta baixa 3 300x300 Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta BaixaExemplo de casa ecológica. (Foto: Divulgação)

A ideia de sustentabilidade começa a fazer parte da casa ecológica desde o momento da construção. A obra inclui materiais produzidos com baixo custo ambiental, mas que não afetam a resistência e a durabilidade da estrutura da residência, como é o caso do tijolo artesanal, do telhado verde, da tinta à base de água e da tubulação ecológica.

A casa ecológica possui um formato inteligente, criado para poupar os recursos naturais e tornar o dia-a-dia dos moradores mais sustentável. Normalmente são implantadas tecnologias para poupar água, reaproveitar energia solar, usar a claridade natural dentro da casa e melhorar a ventilação.

A casa ecológica possui um formato inteligente, criado para poupar os recursos naturais e tornar o dia-a-dia dos moradores mais sustentável. Normalmente são implantadas tecnologias para poupar água, reaproveitar energia solar, usar a claridade natural dentro da casa e melhorar a ventilação.

A economia de água na casa ecológica é possível graças às válvulas e medidores de água. No caso da iluminação, a claridade natural pode ser aproveitada durante o dia com janelas amplas e telhas de vidro, enquanto a luz artificial requer a substituição das lâmpadas comuns por aquelas com baixo consumo de energia. A casa sustentável propõe ainda que o ar condicionado seja substituído pelos ventiladores de teto.

O conceito de construção sustentável aborda temas específicos para ganhar forma, como o gerenciamento de recursos, o uso racional de materiais e as inovações tecnológicas que favorecem a preservação do meio ambiente.

Muitas pessoas até se sentem dispostas a construir uma casa ecológica, mas acabam mudando de ideia quando conhecem o alto custo dos materiais de construção sustentáveis. De acordo com especialistas, o investimento no projeto chega a ser 6% a mais.

Os produtos com selo verde são valorizados pela casa ecológica, mas é importante tomar alguns cuidados para não cometer enganos no momento da escolha dos produtos. Muitas empresas estão adotando a imagem da sustentabilidade sem realmente preservar o meio ambiente.

Planta de Condomínios Populares

A construção de condomínios populares está presente em todas as regiões do país, com isso aumentando a facilidade para se adquirir um imóvel, isto vem acontecendo devido os incentivos dados pelo governo federal, além das parcerias com as construtoras.

Para adquirir hoje um imóvel novo popular é algo bem simples, pois já não tem mais tanta burocracia como há alguns anos atrás, onde o mais solicitado é ter uma renda mínima estipulada por cada construtora, que varia entre um ou dois salários mínimos até uns quatro salários mínimos, ter o nome sem nenhuma pendência e comprovante de residência, estes são cobrados por qualquer construtora.

Os engenheiros civis têm buscado atender de forma muito competente essa demanda que vem aumento a cada dia. As plantas desses condomínios estão sempre disponíveis para o cliente, afinal são através delas que se tem uma projeção imaginaria de como será o condomínio depois de concluído, é bom salientar que às vezes não nos damos conta do tamanho real das casas, por isso é bom que peça ao vendedor em dimensão real algo que se compare ao tamanho do imóvel ou de qualquer estrutura do condomínio, para que depois de realizado a compra não venha o arrependimento, fica aí esta dica.

As plantas de condomínios populares têm como objetivo mostrar como será o condomínio quando ficar pronto, por que ninguém vai comprar algo sem nem ver como será o resultado, não é verdade. Como ficarão as arrumações dos imóveis, onde será a entrada e como será, onde será a área de lazer, enfim tudo que faça parte desse condomínio.

Tenha atenção na hora de comprar a sua futura casa e sempre fique atento ao modo como planeja decorar para saber qual tipo de planta de casa de condomínio que deseja para você e sua família evitando transtornos futuros.

Projetos de Casas Populares Geminadas

A casa geminada são as casas que são muito próximas uma das outras, geralmente com um lado invertido da parede totalmente coladas para melhor aproveitamento do espaço do terreno, pode ainda ser construída em dois pavimentos para melhor acomodação e disposição do tamanho dos dormitórios no andar superior, vai depender somente do que você tem em mente e da disponibilidade que você tem para começar a construção da sua casa.

Depois da compra do terreno, o próximo passo é a planta desta casa, para fazer planta de casas populares geminadas, você pode procurar um profissional da área, do tipo engenheiro civil ou arquiteto e conversar com ele sobre o que você deseja, que como gostaria que fosse a sua casa, porque neste caso, o espaço deve ser muito bem aproveitado. A parte mais cara da construção de uma casa é o acabamento, portanto se você economiza desde a planta da casa, talvez você consiga realizá-lo sem maiores problemas.

24894 plantas de casas modelos projetos planta baixa 4 300x300 Plantas de Casas: Modelos, Projetos, Planta BaixaModelo de casa geminada. (Foto: Divulgação)

Uma boa opção para você, caso não tenha nada em mente, é visitar a casa de parentes e amigos, que cubram a sua necessidade de construção, daí em diante você poderá copiar, fazendo modificações ou até mesmo pegar um pedacinho de casa de cada um e fazer a sua própria.

Portanto não perca mais tempo, porem uma das dicas mais importante é não começar a construção desta casa geminada sem ter a planta primeiro e lembre-se de contratar pessoas competentes para realizarem o serviço principalmente da fundação desta casa, para que no futuro não exista nenhum tipo de problema.

Projetos De Casas Térreas

Os projetos de casas térreas representam os imóveis que possuem apenas um pavimento. A infraestrutura pode ser mais simples ou complexa, tudo dependerá das designações da planta. O reconhecimento das novas tendências na área de arquitetura costuma agregar novidades aos projetos de casas, tornando-os modernos.

Os imóveis construídos atualmente reproduzem na parte interna os ambientes integrados, ou seja, promovem uma verdadeira queda das paredes para melhorar a comunicação entre os cômodos. Nas plantas de casas térreas também aparecem ilustrações de espaços externos, como varanda e garagem.

A casa com um único pavimento é bem mais fácil de ser construída do que aquela com dois pisos. O sobrado requer uma estrutura mais resistente e elaborada para suportar o pavimento superior, coisa que não acontece com o imóvel térreo. Independente se a casa for grande ou pequena, sempre haverá um modelo de planta que satisfará as necessidades dos futuros moradores.

O projeto de uma casa vai mostrar a divisão perfeita dos cômodos, valorizando uma atmosfera residencial confortável. As medidas do terreno devem aparecer proporcionais as dimensões designadas por cada cômodo. O levantamento de custos e as etapas da construção também são tópicos influentes na obra.

Projetos de Casas Populares da Caixa

A Caixa Econômica Federal é reconhecida nacionalmente pelos seus programas de habitação. A cada ano, a instituição procura inovar os seus sistemas de consórcio e financiamento para que os brasileiros possam realizar o sonho da casa própria. A parceria entre o Governo Federal e Caixa deu forma ao maior programa habitacional do país, chamado Minha Casa, Minha Vida.

As casas populares da Caixa seguem um padrão quanto ao tamanho, divisão de cômodos e acabamento (externo e interno). Os condomínios são normalmente segmentados em 250 unidades e seguem uma tipologia própria do projeto. Além de casas, a Caixa também vende apartamentos populares em todos os cantos do Brasil.

Antes de se cadastrar no programa habitacional, é importante conhecer o formato das plantas de casas populares Caixa. Duas tipologias são seguidas para designar as características de cada tipo de imóvel: casa térrea e apartamento. As casinhas populares normalmente apresentam 35 m2, revestimento de alvenaria e possuem instalações hidráulicas e elétricas. O imóvel térreo tem seus cômodos distribuídos em sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço.

Além das casas da Caixa econômica Federal, as pessoas também costumam demonstrar interesse pelos apartamentos, que possuem dimensões um pouco maiores (42 m²). Cada prédio tem quatro pavimentos e comporta 16 apartamentos. Alguns condomínios populares apresentam edifícios de 5 pavimentos e 20 apartamentos. Os preços das casas e apartamentos populares variam de 20 mil a 50 mil reais. Acesse o site da Caixa e confira os editais. http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.