Menu

Decoração

Atualizado em 30 de julho de 2013, às 11:44 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Plantas de Casas de Dois Andares

Como construir a casa dos sonhos

O primeiro passo para construir uma casa é elaborar uma planta. Esta por sua vez deve valorizar o modo de vida dos moradores, em segundo plano está avaliar o espaço disponível para a construção e também o orçamento disponível para a obra. Na internet existem diversos sites que fornecem plantas grátis, porém as orientações de um arquiteto nunca devem ser desprezadas.

Com uma planta bem elaborada é possível dividir os cômodos e aproveitar inteligentemente a área externa. Tudo ficará organizado para depois a distribuição dos móveis ser de acordo com o que você deseja.

Exemplos de ferramentas que auxiliam na elaboração das plantas de casas:

Floor Planner:  oferece recursos para construir a planta da casa perfeita. O serviço permite brincar, alterar cores, posições e dimensões. O site apresenta inclusive objetos pré-moldados, para quem não tem experiência com desenho.

Google SketchUp:  permite criar uma planta de casa tridimensional e conta com uma ferramentas simples. Depois de estruturar a casa, é possível planejar o interior inserindo móveis e complementos.

Site Monte Sua Casa: www.montesuacasa.com.br. São diversos serviços de engenharia, incluindo fachada, croqui, planta e serviços personalizados e engenharia para diversos projetos.

Projeto Grátis: www.projetogratis.com.br que é simples e objetivo. Ele possui uma equipe de profissionais que oferecem seus serviços com o intuito de ajudar a quem quer construir a sua casa.

Plantas de casas grátis: o site mantém curiosidades, informações e novidades sobre a área, funcionando como um guia para os internautas. Acesse e confira :www.plantasdecasasgratis.net

Acompanhe outras dicas para construção de projetos específicos da sua casa dos sonhos:

Planta de Interior de Casas

Planejar o design interno de uma casa é fundamental para que ela ganhe uma aparência acolhedora, moderna e agradável. Muitas pessoas consideram apenas a parte externa para desenvolver a planta, porém o projeto deve incluir também as idéias e inovações nos principais cômodos. Para fazer uma boa planta de interior de casas é necessário contar com as orientações de um designer de interiores.

A parte interna do imóvel precisa estar bem distribuída, ou seja, valorizar todos os espaços e prezar pela harmonia deles. As novas tendências de design devem ser consideradas no projeto, ajudando a tornar o imóvel atualizado quanto ao visual da decoração. A repartição da área interna da residência varia de acordo com as dimensões e estilo arquitetônico explorado.

36476 plantas de casas de dois andares 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresA planta do interior da casa deve ser escolhida com cuidado. (Foto: Divulgação)

Em imóveis maiores e mais sofisticados, acrescenta-se à planta cômodos como jardim de inverno, closet, escritório, hall de entrada e sala de jantar.

Uma novidade na área de design de interiores é a integração de ambientes, que promove a queda de algumas paredes dentro da casa. Dessa forma, os moradores podem se deslocar e se comunicar de forma mais confortável e cômoda na parte interna do imóvel. O desenho dos cômodos deverá manter harmonia o revestimento, móveis e objetos de decoração que completam o visual da casa.

Há muitas formas de planejar o visual interno de um imóvel, mas é importante tomar cuidado para não exagerar. O projeto de interior de casa deve ser convidativo, oferecendo conforto, bem-estar e beleza em todos os aspectos. O paisagismo também é um elemento interessante e que pode fazer toda a diferença no visual dos cômodos.

Plantas de Casas com Varanda

A casa com varanda é um imóvel elegante e confortável, capaz de oferecer um espaço para relaxamento, leitura ou um bom bate-papo entre amigos. Para que a construção seja levantada de forma precisa e planejada, é necessário contar com uma boa planta, capaz de orientar as etapas da obra e sugerir informações sobre orçamento.

Sendo uma área intermediária no imóvel, a varanda faz a ligação entre espaço interno e externo. Esse cômodo pode estar situado tanto no pavimento inferior como superior, a escolha fica por conta do morador na hora de elaborar o projeto. A varanda quando agregada ao quarto se apresenta no piso superior, enquanto e sugere elegância.

36476 plantas de casas de dois andares 1 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresA varanda é um ambiente que pode ser muito acolhedor e agradável. (Foto: Divulgação)

Uma varanda localizada próximo a porta de entrada combina com as casas de campo ou de praia. O espaço pode ser decorado de uma forma bem confortável e permitir que os moradores contemplem belíssimas paisagens. A decoração da varanda valoriza os elementos naturais que criam uma atmosfera aconchegante. Móveis como sofás, poltronas e mesas combinam com a varanda, compondo um clima bem aconchegante. Para complementar a decoração, vale apostar em revisteiros, almofadas, vasos e flores. Escolha um tipo de revestimento vertical e horizontal que combine com o estilo da varanda.

Projetos de Planta de casas com piscina

A casa com piscina é o sonho de consumo da maioria das famílias. Este tipo de propriedade garante lazer aos finais de semana, além de refrescar nos dias de calor intenso. Apesar de todas as vantagens, é importante contar com um projeto bem elaborado antes de dar início à construção da piscina.

A área externa precisa dispor de espaço suficiente para que a piscina seja construída, por isso existe a necessidade de conhecer as dimensões do lugar e escolher um tamanho compatível. A questão do formato também varia e depende muito das preferências dos moradores. Normalmente uma piscina retangular requer mais espaço, enquanto a redonda tem maior facilidade para se adaptar.

Além de construir no velho parâmetro de alvenaria, também existe a possibilidade de optar por uma piscina de vinil, plástico ou fibra. As quatro possibilidades são interessantes e permitem montar uma área de lazer moderna, descontraída e agradável.

36476 plantas de casas de dois andares 2 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresA casa com piscina é o sonho de muita gente. (Foto: Divulgação)

Recentemente as piscinas começaram a apresentar novos designs, especialmente no que diz respeito a formas e acabamentos. Os modelos assimétricos pré-fabricados fazem grande sucesso, além da aplicação de pastilhas de vidro para revestir e deixar a piscina residencial mais bonita.

Na hora de desenvolver o projeto da piscina, é interessante que o profissional responsável considere os outros elementos da área externa, como é o caso do jardim e espaço para churrasco. Ele deve ter em mente também as preferências dos moradores porque assim se torna mais fácil criar um ambiente sob medida e de muito bom gosto.

Plantas de Casas de Veraneio

Nada melhor do que sempre ter um lugar para viajar com a família, principalmente em dias de sol. E se a casa tiver piscina, hidromassagem, uma linda varanda e um quintal grande para fazer um churrasco com todos os amigos, melhor ainda.

Uma casa de veraneio deve rememorar a natureza. Por isso, esse grande jardim fica perfeito em uma casa para passar as férias. O desenho da casa é simples e muito bonito, pois ela proporciona a entrada de luz em todos os ambientes com as suas grandes janelas de vidro. Nos fundos, a casa tem uma bela piscina e uma boa área para a realização de churrascos ou almoços ao ar livre. Com três quartos, uma cozinha, uma sala e dois banheiros, essa casa de veraneio está pronta para receber os seus convidados.

36476 plantas de casas de dois andares 5 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresCasa de veraneio. (Foto: Divulgação)

Uma boa casa de veraneio deve ter um salão para receber toda a família e os amigos em grandes festas divertidas. Os três quartos enormes podem ser decorados com vários beliches para acomodar todas as crianças e os tios perfeitamente. Uma decoração rústica fica perfeita em uma casa de veraneio, pois ela deve lembrar o campo e a natureza. Na varanda que rodeia toda a parte frontal dessa planta de casa de veraneio pode ser usada para fazer deliciosos churrascos ou para realizar um jantar familiar.

Planta de Casa em L

Este tipo de projeto pode se tornar muito atraente e de baixo custo para quem está construindo ou pensando em fazer isso. Uma coisa importante para quem está pensando em construir é analisar juntamente com um profissional da área o tamanho e superfície do terreno, terrenos em morros, costumam ter declives, em ruas planas, costumam ter aclives, e por ai vai.

Uma planta de casa no formato L, por exemplo, além de ter um bom custo beneficio pode-se acrescentar planta ao seu redor em especial na frente da casa. Algumas pessoas gostam muito desse modelo pela facilidade de organização e também para possuir uma boa piscina.

36476 plantas de casas de dois andares 3 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresOs modelos modernos de casas em L são sofisticados e lindos. (Foto: Divulgação)

A casa no formato L pode possuir três dormitórios, sendo um suíte, a sala pode ser ampla e conjugada com a sala de jantar, e ainda pode se separar a cozinha com uma parede de pedras, ter uma cobertura para churrasqueira, um hall de acesso a lavanderia, uma garagem para o carro. Pode-se ter uma fachada rústica ou mais moderna com jardins na frente ou ao redor com alguns árvores frutíferas ou mesmo silvestres podendo somar com um pequeno jardim de rosas ou flores silvestres.

Plantas de Casas com Escritório

A casa com escritório representa uma nova tendência na área de arquitetura, uma ideia que veio para ficar e inova o formato das plantas tradicionais. Esse perfil residencial é recomendado para as pessoas que necessitam de um espaço dentro de casa para estudar ou trabalhar.

O escritório em casa, também chamado de home Office, é um ambiente aconchegante e funcional que permite realizar diferentes tarefas profissionais sem sair da residência. Existe uma mobília apropriada para esse tipo de cômodo, que se enquadram perfeitamente com as necessidades executivas. Enfim, ter um escritório em casa não é questão de requinte, mas sim de necessidade.

O home Office precisa adotar um visual simples e aconchegante, de modo que o desempenho das tarefas profissionais se torne mais tranquilo. Os projetos de casas modernas já incluem o escritório como um dos aposentos da casa, estando situado tanto no piso inferior como superior. Nesse ambiente funciona como uma espécie de quarto, porém pode incluir na estrutura uma janela bem ampla ou varanda.

Ao construir casa com escritório é importante levar em consideração as preferências do morador e apostar nas novas tendências que surgem na área de arquitetura. Aposte num revestimento horizontal com pisos de porcelanato ou laminado, enquanto as paredes podem ser revestidas com uma pintura clara e suave. A estrutura desse cômodo deve corresponder a todos os elementos de bem-estar.

Planta de Casa com Varanda Gourmet

A casa com varanda gourmet é definida como um imóvel sofisticado, amplo, perfeito representante da arquitetura contemporânea. Muitas casas e apartamentos já estão adquirindo essa estrutura e inovem o perfil da construção. Os projetos demonstram residências aconchegantes, descontraídas e personalizadas.

O espaço gourmet de uma casa tornou-se característico pela integração de ambientes, uma forma de facilitar a movimentação das pessoas dentro da residência. Com a queda das paredes, a cozinha, sala de estar, sala de jantar e varanda passaram a ocupar uma área em comum, sem qualquer divisória que possa atrapalhar a comunicação entre os cômodos.

36476 plantas de casas de dois andares 6 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresCasa com varanda Gourmet. (Foto: Divulgação)

A cozinha gourmet representa a solução perfeita para a construção de casa num terreno pequeno. A exclusão das paredes aproveita melhor o espaço e coloca todos os ambientes residenciais em perfeita harmonia. Caso a propriedade tenha uma estrutura duplex, o espaço gourmet pode ficar situado no pavimento inferior enquanto os quartos constituem o piso superior (com paredes marcando a divisão).

A escolha do revestimento, tanto horizontal como vertical, deve ser feita de forma planejada. O fato das paredes estarem ausentes obriga que pisos e paredes mantenham um visual equilibrado nos cômodos integrados da casa. Ao construir varanda gourmet, propõe-se uma agregação de área interna com externa, um padrão arquitetônico que combina principalmente com as casas de praia.

Plantas de Casas com Closet

O closet é o novo espaço construído dentro da casa moderna, sendo na maioria das vezes agregado ao quarto. São poucas as residências brasileiras que destinam uma área da casa a função de closet, afinal, trata-se de um ambiente elegante e indicador de sofisticação. É no closet, que os moradores do imóvel encontram espaço para organizar roupas, sapatos e acessórios.

Existem vários modelos de closets para se seguir, ideias que embasam muitos projetos de imóveis contemporâneos. A primeira variante nesse sentido é a disponibilidade de espaço, ou seja, as medidas do closet para armazenar as peças de vestuário e calçados. As dimensões desse ambiente dependem da quantidade de itens que ali serão inseridos.

Plantas de Casas Contemporâneas

As casas contemporâneas representam perfeitamente o estilo moderno de arquitetura e já ditam tendências na área de construção. A contemporaneidade dos imóveis invoca traços diferentes no convencional, tornando as fachadas personalizadas e um tanto que exóticas. As casas futuristas exibem intensamente o estilo contemporâneo nas obras.

A arquitetura contemporânea começou a ganhar forma no Brasil com Oscar Niemayer, que adotou esse estilo para construir os monumentos de Brasília. Na época, a idéia do arquiteto foi inovadora e diferente de qualquer outra já lançada no país. Hoje, as obras de Niemayer já servem de inspiração até mesmo para criação de moradias.

A fuga do convencional faz com que os projetos de casas contemporâneas ganhem formas e proponham verdadeiras revoluções na hora de construir. O estilo invoca o extremo das formas geométricas, ou seja, se o objetivo é trabalhar com retas, usa-se apenas esse padrão. As manifestações estéticas das casas que adotam o estilo contemporâneo são inspiradoras e consideradas por muitos como verdadeiras obras de arte.

A casa contemporânea do século XXI ainda não é o perfil de moradia dos Jetsons, mas os traços da obra revelam combinações de elementos, ousadia e luxo. Imóveis modernos valorizam portas de vidros, a estrutura em dois pavimentos, os espaços integrados, varanda ampla e área de lazer bem diversificada (com piscina).

36476 plantas de casas de dois andares 8 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresCasa contemporânea. (Foto: Divulgação)

Os imóveis que adotam o estilo contemporâneo são representantes vivos do que há de mais moderno e sofisticado, revelam traços de um padrão novo e que já influencia as obras brasileiras. A planta da casa contemporânea tem um traçado diferente na parte externa, em especial na fachada, mas o interior tem os cômodos divididos da forma convencional, com sala, cozinha, quartos, banheiro e área de serviço.

Atualmente as mansões apostam no estilo contemporâneo e assumem um visual inovador, considerado muitas vezes até como surpreendente. Para ter uma ideia de como construir casa moderna, confira as plantas a seguir.

Plantas de Casas Triplex

A construção de casas triplex não é tão comum quanto os sobrados, mas já ganha espaço na área de arquitetura no Brasil. A residência tem uma infraestrutura dividida em três pavimentos e oferece um amplo espaço para que os moradores circulem de um piso para o outro com total comodidade. Apesar do formato vertical um tanto que avantajado, o imóvel triplex é bem quisto.

Composta por três andares bem definidos, a casa triplex reproduz a necessidade de espaço que algumas famílias possuem. Quando um sobrado não é suficiente para que todos possam morar com conforto no imóvel, faz-se a ampliação com mais um piso superior. A vista de uma casa triplex é decididamente maravilhosa, mas os responsáveis pela construção precisam saber como levantar uma estrutura firme e resistente, em alvenaria ou madeira.

36476 plantas de casas de dois andares 4 300x300 Plantas de Casas de Dois AndaresCasa triplex. (Foto: Divulgação)

Apesar de muitas vezes a casa triplex apresentar um visual personalizado, ou seja, com diferentes formas de distribuir os cômodos entre os pavimentos; uma ordem é estabelecida no projeto. A divisão dos ambientes interiores deve levar em consideração as medidas do espaço e o número de moradores da propriedade.

Para construir casa triplex, é necessário elaborar um planejamento de cada piso do imóvel, procurando designar os cômodos de acordo com o padrão arquitetônico. O primeiro piso apresenta em sua área interna sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e área de serviço (alguns ambientes podem ser integrados em referencia a arquitetura moderna). O segundo piso é a área reservada para instalação dos quartos e suítes, que também podem apresentar uma espécie de varanda agregada. Por fim aparece o terceiro piso, onde outro quarto ou uma varanda (cobertura) pode estar instalado.

As casas de madeira, com arquitetura americana, costumam apresentar um formato triplex onde o terceiro andar é o sótão. Há ainda propriedades que apostam no terceiro pavimento como uma área de serviço, para secar roupas e realizar outras atividades domésticas. De modo geral, os projetos de casas triplex conseguem aproveitar as dimensões de terrenos pequenos e quase adquirem o formato de um condomínio.

É importante lembrar que os pisos da casa triplex são ligados por escadas bem estruturadas, que podem ser construídas com madeira, ferro ou concreto.

Plantas de Casas no Fundo do Terreno

A casa no fundo do terreno normalmente é encarada como edícula, aquele puxadinho que poderá ser alugado. No entanto, algumas propriedades adotam a moradia como oficial e transpõem o quintal para frente, invertendo as dimensões pautadas num projeto convencional. Essa ideia de construir casa no fundo do terreno é excelente para aproveitar os espaços mais amplos e atribuir ao imóvel um estilo sutil da mansão.

Depois que a casa for construída nos fundos, um amplo espaço fica disponível na frente até chegar à fachada com o portão. Uma área de lazer pode ser planejada na área vaga do terreno, com piscina e varanda com churrasqueira. Outros projetos delimitam a parte da frente a um jardim, com grama verdinha bem aparada e plantas que proporcionam uma atmosfera natural na residência. Para quem gosta do contato com a natureza, plantar árvores frutíferas no terreno também é uma idéia que merece ser considerada.

O projeto de casa no fundo do terreno deve ser elaborado com atenção por um profissional da área de arquitetura, considerando a disponibilidade do orçamento e as medidas do terreno em questão. Quanto a casa em si, ela adota uma estrutura convencional e pode apresentar um ou mais pavimentos, a escolha fica por conta dos moradores. Existem algumas desvantagens da casa nos fundos que merecem ser citadas, como a distancia do imóvel do portão de entrada.

A escolha pela casa no fundo do terreno tem em vista a montagem de um complexo de lazer dentro da propriedade, a exemplo das grandes mansões que adotam essa infraestrutura.

Casas com Sacadas

A sacada normalmente está instalada no quarto da casa, o quarto principal. Em uma mansão, por exemplo, você tem várias sacadas, mas a maior e mais bonita sempre é destinada ao quarto principal. É uma parte externa integrada à uma parte interna. Um toque de requinte que vem dando muito certo nos sobrados. A sacada pode ser feita em diversos tamanhos e modelos, mas a maioria é voltada para a frente da casa, onde os moradores tem vista para a rua ou para qualquer paisagem.

O projeto de casas com sacada é bem simples, tendo uma parte integrada num projeto já pronto. É uma construção simples, mas que precisa ser planejada com cuidado.

Em projetos de casas de praia, por exemplo, a sacada é um detalhe indispensável. São bonitas e práticas. Você abre e fecha como quiser para proteger dos ventos, do sol, da chuva e de ruídos. Também facilitam a limpeza sem precisar ir para o lado de fora ou qualquer coisa do tipo. Com a sacada você precisa planejar que porta colocar, pois existem inúmeros modelos no mercado. Além disso, a decoração é um ponto essencial da sacada, independente do tamanho do ambiente. Algumas plantas e cadeiras são indispensáveis. As casas com sacada decorada são muito mais sofisticadas e luxuosas, agradando até os gostos mais exigentes.

Plantas de Casa com Suíte

Para quem pretende construir uma casa com suíte, fiquem atentos para a matéria que elaboramos com o intuito de trazer importantes informações sobre onde conseguir ótimas plantas de casas que são disponibilizadas de forma gratuita na internet, dando a oportunidade para os interessados pegarem algumas dicas de como construir uma linda residência através de várias plantas que estão a disposição dos internautas, confiram nossa matéria completa para obter maiores informações sobre as plantas de cãs com suíte.

Através de sites como o Fórum da Casa, podemos encontrar uma grande variedade de plantas de casas pequenas, alguns projetos são realizados por profissionais capacitados no mercado, que ajudam as pessoas que não possui condições financeiras para a contratação de arquitetos, no fórum da Casa podemos encontrar uma infinidade de idéias para todos os tipos de casas, com garagem suíte, quantidade de dormitórios, área de serviço, entre outras opções que são dadas para quem possui um pequeno espaço para ser construído.

Plantas de Casas com Jardim de Inverno

A casa com jardim de inverno é uma construção que possui uma estrutura especial, com uma divisão de cômodos moderna e adepta as novas tendências do estilo contemporâneo. Antes de montar um jardim de inverno na sua residência, é importante que seja feito um planejamento sob medida.

O jardim de inverno é uma das formas mais criativas de se levar a natureza para dentro de casa. Muitos imóveis já dedicam um espaço para esse novo cômodo, mas é importante que algumas adaptações sejam feitas na construção. O jardim de inverno costuma ser pequeno, pode estar localizado entre dois banheiros da casa ou até mesmo embaixo da escada.

Existem muitos projetos de casas com jardim de inverno, mas é importante ter cuidado para escolher a opção que melhor combina com o terreno. Há plantas que incluem o jardim de inverno como uma das principais mudanças na hora da reforma, além de integrar possíveis ambientes para modernizar o design interior.

As casas urbanas estão se rendendo aos encantos do jardim de inverno, afinal, trata-se de um lugar maravilhoso para descansar, bater papo com os familiares ou apreciar a natureza. A decoração do jardim de inverno valoriza muito o paisagismo, com plantas fáceis de cuidar, pequenas árvores decorativas ou quadros vidros. Revestir as paredes com filetes de pedras e acrescentar alguns bancos de madeira pode tornar o ambiente ainda mais acolhedor.

As plantas de casas com jardim de inverno determinam onde esse novo cômodo será instalado e quais as dimensões de espaço ele ocupará. Há jardins que ficam embaixo da escadaria, tornando os ambientes mais bonitos e receptivos. Alguns são instalados no canto da parede, adotando um design bem simples e discreto. Quando se trata de um jardim de inverno maior, é interessante acrescentar uma porta de vidro para separá-lo dos demais cômodos e manter uma abertura no teto.

Plantas de casas Grandes

construção de casas grandes é complicada, isso porque cada espaço do terreno precisa ser aproveitado pelo projeto do imóvel. Antes de montar a planta, é importante conhecer as medidas do local onde a casa será construída e escolher qual o estilo de arquitetura será explorado pela construção. O imóvel pode ter um ou dois pavimentos, a decisão fica por conta dos futuros moradores ou responsáveis pela obra.

Os projetos de casas grandes passam por etapas de execução para que finalmente a obra tenha o seu início. O primeiro fator a ser avaliado é a localização do terreno, se ele se encontra na zona urbana ou rural. Depois, os responsáveis pelos projetos devem eleger um padrão arquitetônico e fazer a distribuição dos cômodos na parte interna da casa.

Os imóveis espaçosos costumam possuir mais de três quartos e fazem a integração de ambientes para corresponder as expectativas do estilo contemporâneo. Na parte externa, sempre há uma varanda aconchegante uma ampla área de lazer para garantir o entretenimento dos moradores. Há muitas idéias para construir casas grandes, em especial com o lançamento de novas tendências na área de arquitetura.

Plantas de Sobrados Residenciais

O sobrado residencial é uma construção bastante comum no Brasil, um padrão arquitetônico que faz um bom aproveitamento de espaço no terreno. A construção que segue esse parâmetro possui dois andares, de modo que a ligação de ambos os pisos pode ser feita através de uma escada.

Os terrenos com dimensões pequenas combinam perfeitamente com os projetos de sobrados residenciais, isso porque a casa será erguida em dois pavimentos para que os cômodos sejam distribuídos com mais harmonia.  Os sobrados podem possuir estruturas diferentes, que são expostas na planta de construção.

Na parte inferior do sobrado, normalmente encontra-se a sala de estar, cozinha e área de serviço. Com as influências da arquitetura moderna, alguns cômodos estão sendo integrados. No piso superior costumam se instalar os quartos e o banheiro, com a possibilidade de haver uma varanda na parte externa. Enfim, existem muitas formas de como construir sobrado.

Antes de iniciar a elaboração de uma planta, é importante que o arquiteto responsável pela obra identifique as preferências dos futuros moradores. A casa precisa satisfazer todas as necessidades das pessoas que ali vão residir, oferecendo boas condições de conforto. Há modelos de plantas de sobrado na internet, mas o projeto precisa ser adaptado para a construção destinada, sob medida.

Existem várias diferenças entre a casa térrea e sobrado, em especial quanto a estrutura. A construção de uma propriedade com dois pavimentos tem um custo mais alto, porém resulta num belíssimo empreendimento. As fachadas de sobrados residenciais podem adotar um visual mais simples ou investir em traços contemporâneos, os moradores devem eleger o padrão arquitetônico. Quanto à estrutura, os sobrados podem ser erguidos tanto com madeira como com blocos de cerâmica.

Planta de Casa Colonial

A casa colonial é um padrão arquitetônico bastante comum no território norte-americano e europeu. Em algumas regiões do Brasil, esse estilo de arquitetura também está se destacando e conquistando a admiração das pessoas. Apesar dos traços clássicos e certa disciplina quanto ao formato, à casa colonial impõe elegância e soberania.

Na região sul do país, em especial na Serra Gaúcha, pode-se encontrar várias casas com estilo colonial. As residências são grandes e atravessaram décadas impondo uma vertente sofisticada da arquitetura. Em Campos do Jordão as casas coloniais também aparecem em grande proporção, fazendo referência a cultura dos seus antigos colonos.

Apesar da contemporaneidade está em alta, ainda existem muitas pessoas que procuram porplantas de casa colonial para criar maravilhosos projetos de construção. É possível combinar o tradicional ao moderno, mas é necessário ter muita disciplina e valorizar os traços que indicam o refinamento dos estilos.

Uma casa colonial tem um estilo bem característico, sendo normalmente sua estrutura feita com madeira maciça. A fachada da construção representa o seu ponto mais peculiar, afinal, assumi traços que nenhum outro padrão arquitetônico possui. A arquitetura colonial valoriza várias janelas na frente da casa e uma porta de entrada grande (bem receptiva). Algumas construções ainda apostam numa varanda na parte externa e na montagem de um telhado com telhas antigas.

A residência com estilo colonial pode ter um ou dois andares, cabe ao responsável pela obra e os futuros moradores decidirem a melhor estrutura. Além da preocupação com a fachada colonial da casa, também é importante ficar atento ao design interior, na forma como os cômodos serão distribuídos no espaço e qual tipo de revestimento será usado.

A arquitetura colonial valoriza cores terrosas e claras, procurando aumentar o caráter receptivo com esses tons. Se for do gosto dos moradores, a estrutura da casa pode ser erguida com blocos de concreto ao invés de madeira.

Plantas Grátis de Chácaras

A chácara é uma propriedade rural menor que o sítio, granja ou estância, mas oferece às pessoas a típica tranquilidade do campo e o contanto com a natureza. Quem vive nas grandes cidades costuma ter uma chácara ou outro gênero de moradia rural no interior como refúgio para descansar e fugir da correria urbana.

O terreno que corresponde à chácara é pequeno, por isso deve-se fazer um planejamento cauteloso antes de dar início a uma construção. As plantas grátis de chácaras podem ser úteis para ter novas idéias de projetos e fazer um bom aproveitamento do espaço.

Diferente das casas grandes na fazenda, a casa da chácara precisa ser menor e mais aconchegante. A residência pode ser construída com blocos de concreto ou madeira maciça, a escolha fica por conta dos moradores. É importante que a estrutura do imóvel seja resistente e que a arquitetura relembre traços das típicas casas de campo (fachada rústica e simples).

A casa na chácara pode ser construída no fundo do terreno, deixando espaço a frente para jardins, pomares e hortas. Nesse pequeno pedaço de terra também é comum encontrar uma área exclusiva para a criação de pequenos animais rurais, como porcos e galinhas. É importante que os projetos de chácaras grátis valorizem o contato com a natureza e saibam explorar o que há de mais bonito no campo.

Plantas de Casa de Sítio

As casas de sítio costumam adotar um estilo rústico que consegue representar perfeitamente traços do ambiente campestre. Normalmente essas construções exploram materiais como madeira ou tijolo a vista para fazer toda a estrutura e acabamento. Tanto a parte interna como a externa possuem características específicas e aparecem nas plantas de casas de sítio.

O ambiente rural requer moradias amplas e resistentes, levantadas com matérias de qualidade para certificar a eficiência da estrutura. Antes de a planta ser elaborada, é necessário que o profissional responsável pelo trabalho conheça as dimensões do terreno, ou seja, qual o espaço disponível para construir um imóvel em meio ao ambiente rural.

A casa de sítio pode ter um ou dois andares, sendo que na parte inferior estão instalados a cozinha, sala de jantar e sala de estar. No pavimento superior podem aparecer os dormitórios, banheiros e sótão. Esse projeto está associado à arquitetura mais moderna com um custo alto, por isso não são todos os sitiantes que podem optar por esse estilo.

Ao construir uma casa de sítio, é fundamental estar por dentro das novas tendências de decoração e arquitetura, combinando assim elementos modernos para montar a estrutura do imóvel. É claro, a casa pode manter um estilo rústico que fica evidente no revestimento (paredes e chão) e também nos tipos de formas são exploradas na construção. Os projetos de casas de sítio podem se basear nas plantas de casa de campo, que são construídas em fazendas e ranchos.

A moradia construída no sítio e em outros ambientes rurais deve corresponder às perspectivas dos moradores, valorizando acima de tudo o conforto e o equilíbrio com os elementos naturais. A construção de uma casa sustentável é bem vinda nos sítios, isso porque elas combinam com a proposta de preservação do meio ambiente.

Há muitos modelos de casas de sítio, normalmente elas são grandes e revelam traços de uma arquitetura que consegue ser ao mesmo tempo rústica e moderna. A planta baixa vai designar as áreas para todos os cômodos, incluindo sala com lareira, quartos, cozinha, terraço, sala de jantar e lavanderia. Na parte externa pode haver um pomar, um galinheiro ou uma piscina instalados nas imediações do sítio.

Se você está interessado em plantas grátis de casa de sitio, saiba que encontrará ótimas opções na internet, como os projetos a seguir:

Planta de Casas com 4 Quartos

Construir uma casa com 4 quartos requer um terreno amplo, onde os dormitórios poderão ser instalados na moradia sem causar desarmonia. Quando a disponibilidade do espaço é limitada, o ideal é construir uma casa com dois pavimentos. O sobrado tem condições de abrigar os quartos na parte superior e deixar os demais cômodos na parte inferior. Essa é apenas uma dica de construção, o espaço pode ser distribuído da forma que os futuros moradores acharem mais conveniente.

As construtoras costumam ser as principais responsáveis pelos projetos de casas com 4 quartos, elas contam com uma equipe de profissionais preparados para desempenhar tal trabalho. A elaboração da planta baixa é requisito fundamental para a obra, ela trará a infraestrutura da casas desenhada e poderá conter informações orçamentárias sobre o empreendimento.

A casa é uma moradia com duas áreas (externa e interna), por isso é importante que a planta represente graficamente esses segmentos antes de iniciar a construção. Na parte externa estará à varanda, a garagem, janelas, portas, entre outros componentes básicos de uma casa. Decidir o estilo da arquitetura também é fundamental para criar a planta de casa. Na parte interna, faz-se uma divisão proporcional dos cômodos, podendo haver quartos com suítes ou não.

Como as ferramentas de construção estão inovando a cada dia, os arquitetos também estão procurando atualizar as técnicas para desenvolver projetos residenciais. Hoje, podemos encontrarplantas de casas grátis na internet que auxiliam inúmeras obras. Há na web ferramentas para a criação de projetos com imagens 3D, esse é o caso do Google SketchUp.

Confira a seguir algumas plantas de casa prontas e tenha boas idéias para inovar a construção da sua residência.

Planta de Casas de Fazenda

A casa de fazenda é um modelo de construção americano, muito encontrada nas propriedades rurais. Esse imóvel tem características exclusivas que o diferenciam de qualquer perfil residencial. Com um ou dois pavimentos, essa casa requer um terreno amplo para ser construída.

As construtoras costumam ser responsáveis por elaborar os projetos de casa de fazenda, contando com o trabalho de profissionais conceituados na área de construção civil. Para que o arquiteto e sua equipe consigam dar forma a planta, eles precisam fazer um estudo do terreno e conversar com os futuros moradores para decidir o visual do imóvel.

Podemos definir a casa de fazenda como uma propriedade rústica, que usa a madeira como principal material para a construção. Esse estilo de residência é comum nos Estados Unidos, mas aos poucos conquista espaço nas cidades mais tranqüilas do Brasil. Em Campos do Jordão podemos conferir muitos exemplos de casas de fazenda e outras propriedades que adotam traços da arquitetura europeia.

Para construir casa na fazenda o arquiteto precisa ter conhecimentos sobre técnicas de desenho, ele deverá se preocupar tanto com a parte interna como também com a área externa do imóvel. A divisão dos cômodos (quartos, sala, cozinha, banheiro) deve ser feita de acordo com o número de pavimentos. Quanto ao exterior, preocupa-se com o acabamento, posicionamento das janelas, garagem e varanda.

Não é tarefa simples projetar casa de fazenda, a equipe responsável pelo trabalho precisa dominar as técnicas, fazer as medidas na proporção correta e transferi-las para o papel. Alguns programas estão contribuindo com o desenvolvimento de plantas de casas de fazenda, esse é o caso do Google Sketchup, uma ferramenta que faz uso de recursos 3D. Conhecendo os comandos desse software, será possível fazer trabalhos maravilhosos.

A casa de fazenda é um lar aconchegante e harmonioso, perfeita para ser construída num ambiente rural. Para ter algumas idéias de como construir o imóvel, confira a seguir algumas plantas prontas de casas de fazenda:

Planta de Casas Rurais

Também conhecidas como casas de campo, as propriedades rurais são ótimas para aproveitar momentos de descanso junto com a família. Existem pessoas que constroem o imóvel e freqüentam eventualmente, nos feriados, finais de semanas ou férias. Já outras apreciam tanto o contato com a natureza e o clima tranqüilo do campo que resolvem adotar a casa rural como endereço principal.

Antes de iniciar a construção, é necessário criar um projeto de casa rural, onde estarão pautadas as medidas dos cômodos e toda a distribuição do espaço. Como se trata de um imóvel situado numa propriedade abrangente, é valido construir uma casa grande, com dois pavimento e um bom número de dormitórios. Saiba distribuir a cozinha, banheiro, sala e quartos no espaço disponível (parte inferior, parte superior).

As plantas de casa de campo ressaltam perfeitamente o que deve haver numa residência rural, sem que isso prejudique o contato com a natureza e a paz que somente as paisagens da fazenda, rancho ou sítio são capazes de proporcionar. Casas com arquiteturas suntuosa ou simples – cabe ao morador escolher qual o estilo do imóvel.

Outros fatores devem ser levados em conta ao construir imóveis rurais, entre eles a preservação do meio ambiente. Faça de tudo para preservar a paisagem natural e cuidado para que não devastar áreas com a construção. Saber encaixar os materiais rústicos também é um recurso importante durante a obra da casa de campo.

Antes de iniciar a construção, procure entrar em contato com um arquiteto para que ele possa elaborar o planejamento da obra. As plantas de casa grátis disponíveis na internet também representam uma ótima opção para ter novas idéias e contribuir com a obra.

Planta de Sobrados: Pequenos, com 2,3,4 Quartos

O sobrado é a construção mais indicada para terrenos pequenos, isso porque ele faz um maior aproveitamento do espaço disponível. As plantas de sobrados pequenos são formadas por dois pavimentos, sendo que na parte inferior normalmente está instalada a cozinha e a sala de estar. Na área superior encontram-se os quartos e o banheiro. Esse estilo de construção costuma variar de acordo com a preferência dos moradores.

Os projetos de sobrados devem ser elaborados com cuidado, visando cada detalhe e acabamento para que os cômodos sejam construídos em perfeita harmonia. Existem empresas que prestam o serviço de elaboração de plantas, valorizando as idéias dos futuros moradores. Existem modelos prontos, mas que podem passar por alterações para implicar personalidade à construção, como a posição das portas e janela.

A planta de sobrado não se preocupa somente com a parte interna da propriedade, o exterior também é um quesito a ser considerado. Na hora de construir, leva-se em conta o espaço para a garagem ou jardim. As fachadas de sobrado também ilustram a área externa da casa, adotando um estilo contemporâneo ou rústico.

Existem diferenças entre uma planta de sobrado para outra, entre elas a quantidade de quartos. O número de dormitórios vai depender dos moradores da residência e também da disponibilidade de espaço no local. Os quartos não precisam ser todos amplos e estarem concentrados no pavimento superior, essa questão pode variar de um projeto para o outro.

Planta de Casas de Praia

Uma planta de casas na praia, realmente é importante para você que pretende construir uma casa na praia, mas ainda não sabe como ela será, daremos algumas dicas importantes para que você possa dar inicio à suas obras construindo ótimas casas, com design arrojado e sofisticado para que você possa estar em harmonia com a sua casa da praia, muitas pessoas apostam na madeira, para dar um ar mais arrojado para sua casa, outras pessoas preferem usar os objetos e as cores mais ousadas. Por outro lado em praia não precisamos de altos luxos, portanto acabamentos como cimento queimado, tijolo aparente e condulete aparente combinam bem, principalmente a história de pé direito duplo.

Logicamente mesmo a ideia parecendo um galpão é importante você destinar uma pequena parte do orçamento total ao arquiteto que irá projetar em detalhes a compartimentação dos ambientes, escolher a melhor face, acabamentos baratos e bonitos, elementos arquitetônicos para satisfazer o conforto térmico, acústico, luminotécnico e ambiental e irá detalhar a infra-estrutura elétrica e hidráulica.

Planta de Casas 2 Pisos

A planta de casas com 2 pisos são caracterizadas pelos dois pavimentos que a constitui, é importante que no projeto as áreas estejam corretamente divididas e todo o espaço disponível seja aproveitado. No 1º andar, temos a garagem, sala de estar e cozinha, já no pavimento superior a tendência é que os quartos estejam concentrados juntamente com os banheiros.

Algumas construtoras contam com uma equipe especializada para fazer a projeção de casas, levando-se em conta as preferências dos clientes. As plantas de sobrado são ideais para terrenos pequenos, devem adotar uma estrutura segura para não oferecer riscos aos futuros habitantes. Para fazer a ligação entre os dois pavimentos, temos a escada (o formato caracol é o modelo mais elegante).

Plantas de Casas Americanas

O projeto de uma casa americana pode ser elaborado por um arquiteto, ele tem os conhecimentos necessários para planejar cada detalhe desse modelo residencial. Esse perfil de construção deve acontecer em terrenos amplos, conservando um bonito gramado ou jardim a frente da casa decorado de acordo com as tendências do paisagismo.

Autênticas, confortáveis e Modernas, são esses três fatores que caracterizam uma casa americana. Na hora de elaborar o projeto, avalie a estrutura do imóvel e se preocupe com o acabamento. A internet oferece plantas de casas americanas em modelos prontos, confira as imagens abaixo:

Planta de Casas com 3 Quartos

Uma casa com três quartos tem um perfil residencial amplo, podendo adotar um ou dois patamares. Quando se trata de um sobrado, os quartos podem estar distribuídos de uma forma mais dispersa, já a planta residencial simples faz uma divisão aproximada das áreas.

Caso você não possua dinheiro o suficiente para contratar os serviços de uma construtora, na internet encontrará plantas residenciais gratuitamente. Duplex ou simples, a escolha do estilo da sua casa é algo que deve ser pensado com muito cuidado.

Plantas de Casas Duplex

Sua casa, seu cantinho, seu lar. Uma moradia representa muito mais do que um simples espaço para viver você e sua família. Trata-se da realização de um lindo sonho de vida se ter onde ir depois de um dia de muito trabalho ou até mesmo um lugar para ser feliz, livre, planejar, sonhar, sorrir, chorar, refletir. Uma casa é onde, depois de muitos planejamentos e força de vontade, você passa a se recolher.

Como todos os sonhos, uma casa começa primeiro a ser idealizada através de um belo projeto. Para a arquitatura, este embrião do sonho de uma casase chama de planta. São com elas que um engenheiro passa a colocar um sonho em realidade através do concreto armado. Quando um profissional de arquitetura passa, através da vontade do seu cliente, a fazer a planta de uma casa, será a partir daí que tudo começa a ganhar forma, a ganhar um passo para a realidade.

Caso você sonhe com uma linda casa, bem espaçosa para você e seus filhos e além de tudo com uma decoração que tenha tudo a ver com seu estilo, bem divida e com amplas áreas para você aproveitar, será na planta que tudo isso virá bastante detalhado.

Elegantes e modernas, as casas duplex estão conquistando a preferência das pessoas e lançando novas tendências na área de construção. O projeto dessa propriedade residencial pode aderir um formato europeu e oferecer em seu andar superior um sótão amplo para armazenar utensílios. A planta deve mostrar com detalhes o pavimento térreo e superior.

Planta de Casa Duplex 1

Planta de Casa Duplex 2

Plantas para varandas e terraços – dicas

A decoração de ambientes não é equivalente a áreas internas, mas sim também as externas que deixam os ambientes mais bonitos, como varandas e quiosques externos por exemplo. Por isso, sempre que for fazer a decoração de qualquer ambiente, recomendamos a contratação de um profissional, pois somente ele tem técnicas que conseguem unir, cores, acessórios, móveis e tudo mais em prol da qualidade da decoração do ambiente, porém, muitas pessoas não tem condições de fazer a decoração do ambiente, a elas indicamos estudar um pouco sobre decoração para posteriormente colocar em prática.

O primeiro passo é saber quais são as plantas da estação em seu estado, visto que eles diferem de estado para estado de acordo com o clima, no sul devido ao forte frio, algumas mais fortes são recomendadas, para outras localidades, existem outros modelos, depois de escolhido, chegou a hora de escolher o local onde elas serão colocadas, não utilize muitas visto que isso pode poluir o ambiente, procure fazer um contraste e com alguns dos espaços vazios, utilizando flores de várias cores. Um exemplo de plantas para varandas é o Amor Perfeito que existe em várias cores e que deixam os ambientes bonitos e coloridos.

Conteúdo avaliado com média: