Menu

Decoração

Atualizado em 29 de julho de 2010, às 18:01 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Planta De Casa Oriental

planta de casa oriental Planta De Casa Oriental

A arquitetura oriental tornou-se reconhecida pelos seus traços peculiares, que misturam tradição e modernidade. No Brasil, há poucas casas com esse padrão arquitetônico, mas algumas famílias japonesas que se instalam em nosso país apostam nesse estilo diferente de construção.

As influências japonesas na arquitetura ficam evidentes logo na fachada, afinal, a frente da casa recebe um acabamento delicado típico do estilo. Os telhados dos imóveis também adotam traços diferentes do estilo ocidental, com arestas um pouco levantadas e acabamento detalhado. Apesar da arquitetura oriental ainda manter aspectos clássicos, ela está mais suave e com linhas simplificadas.

Os descendentes de japoneses ou pessoas que gostam da cultura do Japão podem precisar da planta de casa oriental para construir um imóvel. Esse projeto vai ditar as características da estrutura da construção e propor uma idéia para a aparência externa e interna da casa. É por meio da planta que o espaço do terreno é distribuído e todos os cômodos são definidos com as medidas certas.

O estilo de casa oriental tornou-se conhecido pela elegância e delicadeza nas formas, um design que influenciou grandes mestres da arquitetura contemporânea. Uma casa japonesa possui normalmente dois pavimentos com cômodos arejados e confortáveis. O telhado é levemente inclinado e um tatami é usado como revestimento dos pisos na parte interna.

Hoje, é possível encontrar casas com estilo oriental que foram construídas com blocos de cerâmica, mas o formato tradicional possui uma estrutura em madeira maciça. Um dos grandes diferenciais da arquitetura oriental para a ocidental é que o peso da casa é sustentado por pilares, não paredes. 

Algumas construtoras não sabem como construir casa oriental diante do pedido de um cliente. Dessa forma, cabe ao arquiteto conhecer traços peculiares do estilo para conseguir desenvolver um bom projeto. A arquitetura de casa oriental foi criada de acordo com as necessidades e hábitos dos japoneses, por isso é raro encontrar um imóvel com esse estilo no Brasil.

As casas japonesas possuem um telhado adaptado para evitar o acúmulo de neve, beiradas mais largas, varanda na parte da frente e a construção é levantada a base de encaixes. Tenha idéias de projetos de casa oriental baseado nas imagens a seguir:

planta de casa oriental 1 Planta De Casa Oriental