Plano de previdência: como escolher

PUBLICIDADE

Começar a pagar desde cedo um plano de previdência privada pode ser a garantia de ter um bom dinheiro quando você ainda tem saúde para gastá-lo. Além disso, o valor acumulado por esse tipo de aplicação ajuda muito na velhice, quando a aposentadoria paga pelo governo, em geral, não é das mais altas.

Leia mais sobre: Entenda a previdência privada Itaú

O plano de previdência privada pode garantir uma velhice tranquila (Foto: Divulgação)

Outro ponto a ser levado em consideração para investir em planos de previdência privada é que a expectativa de vida dos brasileiros está aumentando, e com isso, o governo ampliará as exigências de tempo de serviço mínimo para que as pessoas possam se aposentar. Com previdência privada não tem nada disso, e depois de um determinado prazo a pessoa consegue sacar o valor pago e corrigido. Conheça alguns planos e veja qual é o melhor para a sua situação.

PUBLICIDADE

Fundos de investimento 

Procurar planos de previdência mistos, que investem em renda fixa e renda variável, parece ser uma boa alternativa para o investidor individual que está pensando em seu futuro. Dentro da renda variável, os fundos de dividendos devem representar boa parte dos investimentos de grandes instituições financeiras. Os fundos de dividendos, assim como outros fundos de investimento, consistem na união de um grupo com diversos investidores que disponibilizam seus recursos para investimentos financeiros comuns, em ações de empresas, por exemplo. O risco nesse caso é um pouco maior, mas uma aplicação correta pode garantir seu futuro.

Saiba mais sobre: Previdência privada Itaú: benefícios, entenda como

Guarde dinheiro pensando no futuro (Foto: Divulgação)

Renda Fixa: tipo de investimento em previdência privada

Quem quer algo mais seguro pode fazer um plano de previdência privada fixa, que consiste em pagar uma parcela igual por anos, sendo que só poderá sacar esse dinheiro integralmente depois de um prazo, que geralmente é de 25 a 30 anos. Parece muito tempo, mas é quase a quantidade de anos de contribuição para o INSS, que garante no final uma aposentadoria de um salário mínimo, em grande parte dos casos. Algumas pessoas fazem planos de previdência privada para crianças, pensando em um pagamento de uma faculdade, por exemplo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.