Menu

Educação

Atualizado em 4 de julho de 2012, às 14:10 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Plano de estudos: como montar, dicas

Para estudar e aprender é necessário ter disciplina, em todos os sentidos. Veja algumas dicas para montar o seu plano de estudo.

Algumas pessoas realmente gostam de estudar, mas estas são raras exceções. Para a grande maioria, o estudo é uma atividade penosa e não significa outra coisa, senão pura obrigação. No entanto, sabemos que, a cada dia, é necessário estudar mais e mais. A competitividade no mercado de trabalho é acirrada. Sem estudo e conhecimento de qualidade, as chances de sucesso profissional são minúsculas. Contudo, se já é difícil estudar, sem organização e planejamento essa tarefa se torna ainda mais árdua. Seja para concursos ou vestibulares, a qualidade do seu aprendizado depende de vários fatores.

Procure inspiração para os estudos em: Dicas para estimular os estudos

479186 Plano de estudos como montar dicas.1 Plano de estudos: como montar, dicasAs crianças, principalmente, se negam a estudar (Foto: Divulgação)

Um dos pontos mais importantes, para que se faça um estudo de qualidade, é o planejamento. É necessário programar-se, com um plano de estudos bem montado, para que se consiga alcançar os objetivos. Assim, quando chegar a data do exame, você terá visto todas as matérias necessárias e ainda terá tido tempo de revisá-las.

Para que tudo saia conforme o planejado, é importante não deixar nenhuma matéria para trás. Mesmo as que você não gosta ou as que você tem facilidade em assimilar devem fazer parte do plano.

Dicas para montar um plano de estudos

O primeiro passo é saber quantas horas estarão disponíveis para os estudos, dentro da sua rotina. Para exemplificar o plano de estudos, vamos supor que você irá reservar 6 horas, ao dia, para estudar.

O próximo passo é saber quantas matérias deverão ser vistas, até a data da prova. Mais uma vez, como exemplo, vamos selecionar 8 matérias.

479186 Plano de estudos como montar dicas.2 Plano de estudos: como montar, dicasOrganização e disciplina diminuem as dificuldades (Foto: Divulgação)

Feito isso, é hora de separar estas matérias, de acordo com suas características e níveis de dificuldade. As matérias 1, 3, 5 e 7 envolvem assuntos teóricos e da área de humanidades (exemplos: História, Geografia, Língua Portuguesa e Biologia). Por outro lado, as matérias 2, 4, 6 e 8 envolvem cálculos (Matemática, Física, Química e Contabilidade, por exemplo).

Como você tem 6 horas de estudo, você deve dividir estas matérias, neste espaço de tempo. Então, pode-se dizer que isso não é possível, pois você tem 8 matérias para estudar. Se for dividir estas 6 horas pela quantidade de matérias, verá que isso é não é viável, pois você teria apenas 45 minutos para estudar cada matéria. Isso é ruim, e, quando você começar a “esquentar”, o tempo terá terminado. A solução, portanto, é dividir o estudo em 2 ciclos.

O primeiro ciclo terá 4 matérias, em 6 horas; o segundo ciclo, também. Hoje, você irá começar o primeiro ciclo. Para isso, intercale matérias teóricas e exatas. O cérebro funciona melhor, quando você o “descansa”, intercalando assuntos diferentes.

Agora, vamos supor que você comece a estudar às 14 horas. Vai ficar assim:

- 1º ciclo: das 14h às 20h – Matérias 1, 2, 3 e 4.

Neste ciclo, a divisão foi feita entre 4 matérias, intercalando-as em teóricas e exatas. Como exemplo, veja a sequência abaixo:

14h – 15h 20min (matéria 1 – teórica) + 10 minutos de intervalo

15h 30min – 16h 50min (matéria 2 – cálculo) + 20 minutos de intervalo

17h 10min  – 18h 30min (matéria 3 – teórica) + 10 minutos de intervalo

18h 40min – 20h (matéria 4 – cálculo)

479186 Plano de estudos como montar dicas.3 Plano de estudos: como montar, dicasNenhuma matéria pode ficar de fora do plano (Foto: Divulgação)

No dia seguinte, você irá repetir os horários, dando sequência ao estudo das outras quatro matérias faltantes. Se você tem dificuldades em alguma das matérias, organize-se, de forma a acrescentar tempo a ela, retirando os minutos de outra matéria que, para você, é mais fácil de aprender.

A última dica é que você coloque tudo isso em um papel, fazendo um quadro e colando-o na parede do quarto ou da sala de estudos. Se você adquirir o hábito do estudo, com tempo controlado, irá se cobrar mais e ter disciplina. Com isso, você nunca deixará de estudar tal ou qual matéria por considerá-la chata ou difícil.

Outra dica importante é sobre o local onde você irá estudar. Para que você coloque o seu plano em prática, deve haver um lugar adequado e estimulante. Veja como em: Como organizar sala de estudos: dicas