Menu

Cursos

Atualizado em 18 de junho de 2011, às 11:15 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Planilha de Análise de Risco

Planilha 1 300x225 Planilha de Análise de Risco

Em primeiro lugar você deve saber o que é risco, antes de entender sobre uma planilha de analise de risco. Então vamos conceituar o que é risco, É a incerteza sobre uma situação pode, freqüentemente, indicar um risco, que é a possibilidade de perda, danos, o qualquer outro evento indesejável. A maioria das pessoas deseja um risco baixo, o que seria traduzido em uma alta probabilidade de sucesso, lucro ou alguma forma de ganho. Risco são a possibilidade de perda, dano ou qualquer outro evento indesejável.

Muitos usam planilhas para colocar dados em que podem ser úteis para se analisar um risco. Planilha apenas para armazenar dados de vendas, estoque, contas, etc., e não tem um modelo. Mesmo que você tenha fórmulas que façam os dados, você pode não ter um modelo. Para a análise de dados, você pode usar um programa de série histórica. Um modelo é uma planilha que deixou de ser um organizador de dados para ser uma ferramenta de análise.
Vamos agora lhe informar sobre todos os itens da analise de risco na planilha tradicional:

Identificando riscos na sua planilha

Você já sabe se têm um modelo de planilha de risco, ou então você criou seu primeiro modelo. Você pode observar que seu modelo tem alguns valores que você não tem certeza. Talvez você não tenha os dados reais ainda, (os números das vendas deste mês) ou o valor varia inesperadamente (preço individual de um item).
O campo da modelagem tradicional. Tradicionalmente, a análise de planilhas tenta capturar as incertezas de uma das três formas a seguir: estimativa de ponto, faixa e por cenários de possibilidades.

Planilha 2 300x192 Planilha de Análise de Risco

Estimativa de Ponto é quando você usa os valores que você imagina para as variáveis incertas (tecnicamente chamadas de modo). Estas estimativas são as mais fáceis, mas pode apresentar resultados distorcidos. Por exemplo, se você leva em média 25 minutos para chegar ao aeroporto, saia 25 minutos antes da decolagem do seu vôo.Você perderá o avião em 50% das vezes.

Estimativa por Faixa calcula tipicamente três cenários: o melhor, o pior e o mais provável. Estes tipos de estimativa podem mostrar a faixa de resultados, mas não apresenta a probabilidade de ocorrência nenhum deles.
Cenário de Possibilidades é usado com base em estimativas de faixa, e calculam tantos cenários quanto você pode imaginar. Qual é o pior caso?E se as vendas forem o melhor caso, mas as despesas forem o pior? E se as vendas forem a média, mas as despesas forem o melhor caso?E se as vendas forem a média, as despesas também, mas as vendas para o próximo mês forem nulas?

Como você pode perceber, esta forma de análise desperdiça muito tempo e resulta na perda de dados, entretanto ainda assim não apresenta a probabilidade de alcançar resultados diferentes. Agora você já sabe como montar a sua planilha de riscos, monte a sua.

Planlha 3 300x263 Planilha de Análise de Risco