Menu

Tecnologia

Atualizado em 3 de julho de 2012, às 21:22 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Placa de vídeo: como comprar, dicas

Saiba o que levar em conta na hora de comprar uma nova placa de vídeo e escolher entre os vários modelos que estão à disposição no mercado.
479362 placa de video como comprar dicas Placa de vídeo: como comprar, dicasAs placas de vídeo desempenham importantes funções no computador, principalmente na hora de rodar games e aplicativos mais novos

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes do computador, principalmente para as máquinas daquelas pessoas que adoram jogar os games lançados mais recentemente e que oferecem poderosos recursos gráficos. Por isso mesmo, as fabricantes estão em constante desenvolvimento de novas placas, que sejam compatíveis com as últimas tecnologias.

Também conhecida como aceleradora gráfica ou adaptador de vídeo, a placa de vídeo pode ser integrada à placa-mãe (onboard) ou avulsa (offboard). As placas de vídeo onboard têm como vantagem o custo mais baixo e costumam atender bem às tarefas cotidianas, além de serem compatíveis com os jogos mais antigos.

Já as placas de vídeo offboard são as indicadas para rodar os jogos mais pesados, games em 3D e os aplicativos que demandam maiores qualidades gráficas, ou seja, essa é a opção para quem pretende turbinar o computador.

Veja os detalhes do seu componente atual: Programa informa a você tudo sobre a sua placa de vídeo

Uso da placa

479362 placa de video como comprar dicas 1 Placa de vídeo: como comprar, dicasQuando for comprar uma placa de vídeo, leve em conta qual será o uso dela. Jogos mais recentes necessitam de placas poderosas

Uma das coisas que você deve levar em conta na hora de comprar uma placa de vídeo é qual será o uso dado a ela. Para aqueles que normalmente usam o PC para navegar na internet, baixar filmes e músicas e realizar outras tarefas mais simples, o investimento em uma placa mais poderosa pode não ser tão necessário.

No caso das pessoas que trabalham com edição de vídeos e tarefas mais básicas de design, uma placa de vídeo offboard intermediária, com um bom processador (GPU), dá conta do recado, enquanto para quem adora jogar os títulos mais recentes, que exigem bastante da máquina, placas como as da GeForce e Radeon são as ideais.

Já para os usuários que trabalham com edição de vídeos em alta definição e a criação de animações profissionais, é importante investir em placas de vídeo mais poderosas, como a Nvidia Quadro ou a ATI FirePro.

Confira as Dicas de placas de vídeo para gamers

Memórias e conexões

479362 placa de video como comprar dicas 2 Placa de vídeo: como comprar, dicasA quantidade de memória e o número de conexões também pesam na escolha da melhor placa de vídeo

As memórias RAM  desempenham papel importante nas placas de vídeo, por isso é importante ficar atento a esse dado na hora da escolha. Os componentes mais robustos costumam ter 4 GB, 6 GB ou até 8 GB, mas isso não quer dizer que uma placa de 1 GB ou 2 GB não seja boa. Leve em conta o uso que será dado à placa e também o clock da memória. Outra dica é dar preferência às memórias do tipo GDDR5.

Com relação às conexões, as placas mais modernas já trazem as conexões HDMI. Fique atento aos tipos e quantidades de conexões que a placa que você está comprando possui, para não ser necessário usar adaptadores posteriormente. Preste atenção também às conexões de energia.

Outras dicas

479362 placa de video como comprar dicas 3 Placa de vídeo: como comprar, dicasPesquise bastante e conheça bem os modelos de placas de vídeo para comprar aquela mais adequada para você

Pesquise bastante antes de comprar a sua placa de vídeo, pois nem sempre as mais caras são as melhores e mais adequadas para o seu uso. Veja se realmente você vai usar todos os recursos prometidos por aquela marca e se vale a pena o investimento ou se é melhor adquirir um componente mais simples e que vai oferecer basicamente o mesmo desempenho.

Lembre-se também que as placas mais avançadas necessitam de fontes de energia de maior desempenho, ou seja, é provável que você terá que adquirir esse componente também, caso não possua uma fonte de boa qualidade.