Menu

Serviços

Atualizado em 4 de novembro de 2014, às 18:49 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono – Saber se Tenho Direito

Veja como é fácil obter informações sobre o valor do Pis/Pasep e fazer consultas pela internet.

Leia “PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono – Saber se Tenho Direito” e saiba tudo sobre o benefício que contempla milhões de trabalhadores em todo o Brasil. O programa dá direito ao abono salarial, que é pago anualmente de acordo com o calendário do ano-base.

1155 PisPasep Como Consultar Sacar o Abono Saber se Tenho Direito PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono   Saber se Tenho Direito PisPasep Como Consultar, Sacar o Abono - Saber se Tenho Direito. (Foto: Divulgação)

O PIS (Programa de Integração Social) é uma iniciativa do Governo Federal que contempla trabalhadores contratados por empresas privadas. O empregador é responsável pelo cadastramento e o colaborador inscrito recebe o cartão cidadão, que contém o número da sua inscrição. O benefício do PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal.

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) é semelhante ao PIS, só que ele tem o objetivo de integrar os servidores públicos através do pagamento do abono. O pagamento é realizado pelo Banco do Brasil aos servidores públicos participantes.

Leia mais: Saiba Como Consultar PIS/PASEP Sem sair de Casa

PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono – Saber se Tenho Direito

O pagamento do abono salarial, do exercício de  2014/2015, teve início no dia 15 de julho. O calendário do PIS é determinado pela data de aniversário, já o PASEP leva em conta o último número da inscrição. O prazo para o recebimento se estende até 30 de junho de 2015. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, cerca de 23 milhões de brasileiros têm direito ao benefício.

1155 PisPasep Como Consultar Sacar o Abono Saber se Tenho Direito 1 PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono   Saber se Tenho Direito O abono salarial tem o valor de um salário mínimo. (Foto: Divulgação)

Na matéria “PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono – Saber se Tenho Direito” você vai aprender como realizar uma consulta ao saldo pela internet. Também vai conhecer o passo a passo para sacar o benefício e ficar por dentro dos critérios para receber o abono. Confira:

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

O abono salarial é um direito do trabalhador que tem cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos. Ele também precisa ter desempenhado atividade remunerada por pelo menos 30 dias do ano-base que deseja receber o benefício.

Só recebem o benefício do PIS/PASEP os empregados com remuneração mensal de até dois salários mínimos. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) também precisam estar atualizados.

1155 PisPasep Como Consultar Sacar o Abono Saber se Tenho Direito 3 PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono   Saber se Tenho Direito Para receber o benefício, é necessário ter cadastro há 5 anos. (Foto: Divulgação)

Como consultar saldo PIS/PASEP?

A Caixa Econômica Federal tem um sistema online que permite consultar o PIS. Dessa forma, é possível  saber se você tem abono salarial para receber. Acompanhe o passo a passo da consulta: .

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/

2. Uma vez no site da Caixa, ache o link com o nome PIS e clique no mesmo.

3. No lado direito, abaixo de “Serviços On-Line”, você vai encontrar: “Consulta ao pagamento”. Clique no link.

4. Você será direcionado para a área de identificação social. Informe o Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP/NIT), sem pontos e sem hífen. Coloque a sua senha de internet e clique no botão “Ok”.

5.  Se você não tem senha de internet, basta informar o número do seu PIS ou PASEP e clicar no botão “Cadastrar Senha”.

Como sacar o abono PIS/PASEP?

O procedimento para sacar o benefício é simples e rápido. O trabalhador deve se dirigir a qualquer agência da CEF, tendo em mãos o comprovante de inscrição no PIS/PASEP, além da carteira de trabalho e Previdência Social. Se ele já tem o cartão cidadão, basta se dirigir até uma casa lotérica para receber o pagamento. O valor do abono salarial é de um salário mínimo federal.
Lembrando que, caso a empresa que na qual trabalhe já esteja cadastrada na Caixa, seu benefício será pago pelo contra-cheque do trabalhador.

Calendário PIS/PASEP 2014-2015

1155 PisPasep Como Consultar Sacar o Abono Saber se Tenho Direito 2 PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono   Saber se Tenho Direito Calendário PisPasep. (Foto: Divulgação)

Contatos PIS/PASEP

Caso sua dúvida não tenha sido sanada nesse artigo, recomendamos que entrem em contato diretamente com a ouvidoria tanto do PIS quanto do PASEP, eles poderão responder a todas as suas dúvidas.

PASEP

4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 729 0001 (demais regiões)

0800 726 0101

08007260207

PIS
0800 285 0101 – Sudeste, Nordeste e Norte
0800 61 0101 – Sul e Centro-Oeste

Todo cidadão tem direitos e deveres. Faça valer os seus! Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que nossa equipe está pronta para lhe ajudar.

Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário no artigo “PisPasep: Como Consultar, Sacar o Abono – Saber se Tenho Direito”.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.