Menu

Decoração

Atualizado em 12 de abril de 2012, às 8:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Piso flutuante: o que é, como usar

Saiba como o piso flutuante pode fazer a diferença no revestimento da casa, e entenda as vantagens deste sistema de instalação.
425542 Piso flutuante o que é como usar 2 Piso flutuante: o que é, como usarO piso flutuante conta com um sistema próprio para a instalação.

Os pisos flutuantes foram criados com o objetivo de inovar o conceito de revestimento. As peças apresentam alta resistência, durabilidade e são capazes de compor diversos espaços. Para conseguir explorar todas as vantagens oferecidas pelas peças, é necessário adotar um sistema de instalação apropriado e preparar o local da aplicação.

Quando bem executado, o método se revela superior a muitos outros tipos de instalações. O piso flutuante apresenta maior resistência ao calor e a umidade, além de garantir proteção contra atritos que costumam agredir a estética da superfície. A colocação das tábuas de madeira também conta com a vantagem de apresentar mais agilidade em comparação a outros sistemas.

Práticos, modernos e fáceis de manusear, os pisos flutuantes são capazes de executar um perfeito isolamento acústico de uma área, ou seja, impedem a entrada de ruídos desagradáveis. As peças que compõem o revestimento também são capazes de fazer o isolamento térmico, tornando os ambientes mais agradáveis para a convivência.

425542 Piso flutuante o que é como usar Piso flutuante: o que é, como usarEntre o piso e o contrapiso há uma espécie de manta impermeabilizante.

No que diz respeito à estética, os pisos flutuantes procuram explorar ao máximo o potencial que a madeira possui para embelezar ambientes. As peças são sofisticadas, atemporais, confortáveis e aumentam a sensação de aconchego.

O termo ‘piso flutuante’ é empregado para definir as peças que não são coladas, pregadas ou fixadas diretamente no contrapiso original. Na verdade a superfície recebe uma espécie de manta antes de ser finalmente revestida com os pisos. A camada intermediária também pode contar com uma lona impermeabilizante para garantir a qualidade do acabamento.

Como usar o piso flutuante?

O método de colocação do piso flutuante requer primeiramente o uso de uma manta apropriada fixada sobre o contrapiso. É fundamental que a área esteja limpa e nivelada para que as peças sejam instaladas adequadamente no sistema. Ao desenvolver este método para revestir o chão com assoalho ou pisos de madeira, vale a pena deixar alguns espaços entre as peças em caso de acontecer à dilatação do material.

Para garantir uma boa fixação, aplica-se um tipo de cola apropriada para juntar as tábuas e reforçar os encaixes. A superfície precisa ficar uniforme, por isso é interessante dar marteladas de leve nas peças de madeira para que elas fiquem bem posicionadas.

Para facilitar o trabalho com os pisos flutuantes, confira o vídeo que mostra o passo a passo:

Caso o proprietário do imóvel não tenha habilidade com revestimentos, é fundamental contratar uma mão-de-obra especializada para que o acabamento fique realmente bonito. O trabalho de um profissional também ajuda a evitar o desperdício de materiais e possíveis falhas da instalação.

425542 Piso flutuante o que é como usar 1 Piso flutuante: o que é, como usarO sistema de instalação com pisos flutuantes vai deixar o seu revestimento com a madeira muito melhor.