Tecnologia

Piso ecológico capta energia de seus passos

Por Redacao
Fonte: Pavegen

Basta olhar para a sola gasta de seus sapatos, para comprovar que os seus passos geram energia. O problema é que, geralmente, não nos preocupamos em aproveitá-la, mas apenas em dissipá-la na forma de atrito, para evitar escorregões.

Pensando nisso, um grupo britânico desenvolveu uma espécie de ladrilho ecológico conhecido como Pavegen Systems. Ele é feito de materiais reciclados e conta com uma luz de LED ao centro. Toda vez que alguém pisa nele, uma pequena quantidade de energia é captada e a luz central se acende, indicando que o pedestre contribuiu para a iluminação local.

Segundo os desenvolvedores do projeto, apenas 5 % da energia captada é utilizada para acender a lâmpada e o restante é armazenado. Dessa forma, o Pavegen poderá ser aplicado em grandes cidades e contribuir na iluminação pública ou no funcionamento de sinais de trânsito. O produto também é à prova de água e  diferentes condições climáticas.

Para testar a sua resistência em condições reais, o Pavegen foi instalado no corredor de uma escolha na Inglaterra, em uma pista de dança de uma casa noturna e até nas ruas de Londres. O sistema demonstrou grande resistência e foi bem aceito pelo público.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *