Menu

Decoração

Atualizado em 2 de abril de 2012, às 12:11 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Piso de porcelanato: como limpar

O porcelanato é um piso bastante resistente a manchas e riscos, além de muito brilhante. Para ele continuar assim, aprenda como deve ser feita a sua limpeza.
420492 piso de porcelanato como limpar Piso de porcelanato: como limparRepare no brilho do porcelanato, parece até um espelho

Devido à sua enorme resistência à manchas e riscos, à durabilidade e à quase nula absorção de água, o porcelanato é um dos pisos que mais vêm sendo utilizado atualmente, nas modernas construções, e é muito comum encontrá-lo em cozinhas e salas ou mesmo em toda a residência, já que o seu processo de limpeza é bastante rápido e fácil de ser executado.

Formado por meio de um processo de compactação diferente da cerâmica tradicional, o porcelanato tem em sua composição materiais nobres. Para proteger o produto durante o transporte, é utilizada uma cera, que precisa ser retirada assim que o material é instalado na residência.

Caso o porcelanato seja mais antigo e não tenha passado pelo processo de polimento, é necessário aplicar sob ele um selador próprio para esse tipo de material, que vai dar ao piso a mesma proteção que os porcelanatos polidos, mais modernos, já possuem, contra os riscos e manchas. Para que ele fique sempre brilhante, o selador deve ser reaplicado de seis em seis meses.

Limpeza diária

420492 piso de porcelanato como limpar 1 Piso de porcelanato: como limparPara ele continuar brilhando, uma limpeza bem simples basta

Na hora de limpar o porcelanato, você pode começar usando uma vassoura de pelo para eliminar a poeira (um aspirador de pó também serve). Depois, prepare uma solução, diluindo uma colher (de sopa) de detergente neutro ou sabão de coco líquido em um balde contendo cinco litros de água.

Use um pano de chão molhado com esta solução para retirar excessos de sujeira e oleosidade do piso. Logo após, passe um pano molhado (com água limpa) e, na sequência, seque totalmente o porcelanato, usando um pano macio. Essas medidas servem para manter o brilho do revestimento e não deixar o porcelanato opaco.

Viu como é prático, simples e rápido limpar esse tipo de piso? Seguindo as dicas, ele vai ficar brilhando como novo e você não vai perder muito tempo para deixar a sua casa com um visual ainda mais bonito, além de economizar no bolso, já que não é necessário sair comprando aquele monte de produtos de limpeza.

O que não deve ser usado

420492 piso de porcelanato como limpar 2 Piso de porcelanato: como limparNão use substâncias abrasivas para limpar o porcelanato

Mesmo com o seu alto poder de resistência, existem alguns produtos que não devem ser usados no porcelanato, como as substâncias abrasivas, sob o risco de ele perder a proteção contra as manchas, ter o esmalte e o rejunte danificados e as camadas superficiais corroídas. Portanto, para limpar o porcelanato, você não deve usar:

- Nenhum tipo de ácido

- Água sanitária, acetona ou aguarrás

- Escovas abrasivas

- Soda cáustica

- Ceras e outros produtos para aumentar o brilho

- Sabão em pó