Menu

Decoração

Atualizado em 14 de abril de 2013, às 10:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Piso de cimento queimado: vantagens e desvantagens

Descubra quais são os prós e os contras do acabamento com cimento queimado.

O cimento queimado é um material que está ganhando cada vez mais evidência na reforma e construção de casas. Ele valoriza a tendência do concreto à mostra e contribui também com uma estética mais moderna.

608021 Piso de cimento queimado vantagens e desvantagens Piso de cimento queimado: vantagens e desvantagensO cimento queimado deixa a casa com um ar rústico. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Cimento queimado para a parede: como fazer

Por muito tempo o cimento queimado foi à solução para revestir as casas simples e rurais. No entanto, este material tem conquistado espaço nas casas urbanas e deixado às áreas com um charme especial.

O piso de cimento queimado se revela a solução perfeita para os moradores que desejam deixar um ambiente com um visual contemporâneo e ao mesmo tempo rústico. O material também pode ser usado para deixar um determinado espaço com um ar mais masculino.

O cimento queimado não tem relação com fogo ou forno durante o seu preparo. Na verdade o material recebe este nome devido a um pó de cimento que é jogado sobre a argamassa e areia. O produto é fundamental para que o revestimento tenha um aspecto liso e nivelado.

Vantagens do cimento queimado

608021 Piso de cimento queimado vantagens e desvantagens 1 Piso de cimento queimado: vantagens e desvantagensO cimento queimado é versátil, barato, resistente e duradouro. (Foto:Divulgação)

• A composição do acabamento leva apenas cimento e areia, o que justifica o fato de ser uma das alternativas de piso mais baratas do mercado. O cimento queimado também é econômico porque dispensa o uso de outros materiais para revestir, como cerâmica e madeira;

• Ideal para revestir um ambiente rústico, graças a sua cor fechada e o aspecto robusto;

• O material é perfeito para quem deseja fazer uma reforma rápida, pois ele possui alta aderência e fácil aplicação;

• Versátil, o cimento queimado pode revestir tanto áreas internas como externas;

• A superfície não acumula sujeira, por isso a limpeza é muito fácil de ser realizada;

• O cimento queimado pode ficar exposto ao tempo, afinal, ele lida bem com a água.

Desvantagens do cimento queimado

608021 Piso de cimento queimado vantagens e desvantagens 2 Piso de cimento queimado: vantagens e desvantagensAs fissuras podem comprometer o piso de cimento queimado. (Foto:Divulgação)

• Quando o cimento queimado não é bem aplicado, ele corre o risco de sofrer com o aparecimento de fissuras. O chão trincado pode comprometer a decoração e a durabilidade do piso;

• Não é viável aplicar o cimento queimado em uma área que vive em contato com a água, como é o caso do banheiro. A umidade faz com que a superfície se torne escorregadia;

• Com o passar do tempo, o piso queimado pode adquirir um efeito manchado;

• Requer cuidados para ter a durabilidade prolongada, como a aplicação de resinas com base acrílica por cima da massa ainda úmida;

• Haverá gasto com uma mão-de-obra especializada;

• Nem sempre o revestimento apresenta um resultado homogêneo;

• O cimento queimado não é adequado para o piso do quarto, pois ele minimiza a sensação de aconchego e torna o ambiente muito frio durante o inverno.

Veja também: Cimento Queimado: Fotos