Piscina com água verde: como limpar

PUBLICIDADE

Durante o verão, a piscina se transforma na principal fonte de lazer e diversão de algumas famílias. Entretanto, seu uso constante exige um cuidado ainda maior para mantê-la limpa e sempre pronta para um bom mergulho. É preciso redobrar a atenção para evitar o acúmulo de sujeira e preservar a qualidade da água.

Saiba que você mesmo pode realizar este serviço, sem a necessidade de contratar profissionais. Para isso, basta ter em casa alguns produtos e materiais apropriados, como peneira, cloro, aspirador, escovas de nylon etc.

Procedimento para limpar a piscina

O ideal é limpar a piscina pelo menos uma vez por semana. (Foto: Divulgação).

O ideal é começar a limpeza pelo entorno da piscina. Retire toda a sujeira a sua volta, como folhas e galhos de árvores que podem se acumular. Em seguida, limpe a borda da piscina com produtos apropriados para este tipo de atividade. Geralmente, essas substâncias podem ser aplicadas diretamente, sem o uso de luvas.

PUBLICIDADE

Depois, você deve esvaziar o depósito do filtro e limpá-lo para que ele não fique entupido. Lembre-se também de verificar se o conjunto de filtragem está funcionando corretamente. Feito isso, use a peneira para limpar a superfície da água e passe as escovas de nylon na parede da piscina. Este procedimento é importante para eliminar depósitos de algas e evitar o surgimento de manchas.

Com o aspirador de pó, remova as impurezas depositadas no fundo da piscina e, só então, aplique o cloro (em média, cerca de quatro gramas de cloro granulado já é suficiente para limpar 1.000 litros de água). O ideal é realizar todo este serviço uma vez por semana.

Saiba mais sobre: Limpeza da piscina – dicas de como fazer.

Como limpar piscina com água verde

Antes de limpar piscinas que estão com a água verde, você deve medir seu pH e sua alcalinidade. (Foto: Divulgação).

Piscinas que ficam com a água verde precisam de uma limpeza um pouco mais específica. Muita gente ao se deparar com este tipo de situação tenta resolver o problema jogando cloro na água. Entretanto, isso não deve ser feito, pois o cloro é logo consumido pelas algas, cortando assim o seu efeito.

A princípio, use algum kit para medir a alcalinidade (capacidade da água de resistir a grandes variações de pH) e o pH da água. É provável que a sua alcalinidade esteja baixa. O ideal é que ela fique entre 80-120 PPM. Já o pH deve estar entre 7 e 7.4.

Veja também: Como limpar um filtro de água.

PUBLICIDADE
Colocando essas orientações em prática, sua piscina vai ficar limpinha e pronta para o uso. (Foto: Divulgação).

Depois de fazer os ajustes necessários, ligue o filtro na posição recircular e passe uma escova nas paredes da piscina, incluindo os fundos e a região entre os azulejos (caso ela seja de azulejo). Em seguida, adicione um pouco de Algicida Choque (7 ml para 1.000 litros) e deixe o filtro ligado por mais uma hora.

Continue a limpeza colocando clarificante Hidrofloc ou Flocplus e ligue a bomba, ainda no circular, por duas horas. Então, no dia seguinte, é só ligar o filtro na posição drenar, aspirar a sujeira, adicionar um pouco de cloro e por o filtro na posição “filtrar”. Pronto, sua piscina vai ficar limpinha como era antes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.