Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Piscina com água verde: como limpar

Piscina com água verde: como limpar

Durante o verão, a piscina se transforma na principal fonte de lazer e diversão de algumas famílias. Entretanto, seu uso constante exige um cuidado ainda maior para mantê-la limpa e sempre pronta para um bom mergulho. É preciso redobrar a atenção para evitar o acúmulo de sujeira e preservar a qualidade da água.

Saiba que você mesmo pode realizar este serviço, sem a necessidade de contratar profissionais. Para isso, basta ter em casa alguns produtos e materiais apropriados, como peneira, cloro, aspirador, escovas de nylon etc.

Procedimento para limpar a piscina

O ideal é limpar a piscina pelo menos uma vez por semana. (Foto: Divulgação).

O ideal é começar a limpeza pelo entorno da piscina. Retire toda a sujeira a sua volta, como folhas e galhos de árvores que podem se acumular. Em seguida, limpe a borda da piscina com produtos apropriados para este tipo de atividade. Geralmente, essas substâncias podem ser aplicadas diretamente, sem o uso de luvas.

Depois, você deve esvaziar o depósito do filtro e limpá-lo para que ele não fique entupido. Lembre-se também de verificar se o conjunto de filtragem está funcionando corretamente. Feito isso, use a peneira para limpar a superfície da água e passe as escovas de nylon na parede da piscina. Este procedimento é importante para eliminar depósitos de algas e evitar o surgimento de manchas.

Com o aspirador de pó, remova as impurezas depositadas no fundo da piscina e, só então, aplique o cloro (em média, cerca de quatro gramas de cloro granulado já é suficiente para limpar 1.000 litros de água). O ideal é realizar todo este serviço uma vez por semana.

Saiba mais sobre: Limpeza da piscina – dicas de como fazer.

Como limpar piscina com água verde

Antes de limpar piscinas que estão com a água verde, você deve medir seu pH e sua alcalinidade. (Foto: Divulgação).

Piscinas que ficam com a água verde precisam de uma limpeza um pouco mais específica. Muita gente ao se deparar com este tipo de situação tenta resolver o problema jogando cloro na água. Entretanto, isso não deve ser feito, pois o cloro é logo consumido pelas algas, cortando assim o seu efeito.

A princípio, use algum kit para medir a alcalinidade (capacidade da água de resistir a grandes variações de pH) e o pH da água. É provável que a sua alcalinidade esteja baixa. O ideal é que ela fique entre 80-120 PPM. Já o pH deve estar entre 7 e 7.4.

Veja também: Como limpar um filtro de água.

Colocando essas orientações em prática, sua piscina vai ficar limpinha e pronta para o uso. (Foto: Divulgação).

Depois de fazer os ajustes necessários, ligue o filtro na posição recircular e passe uma escova nas paredes da piscina, incluindo os fundos e a região entre os azulejos (caso ela seja de azulejo). Em seguida, adicione um pouco de Algicida Choque (7 ml para 1.000 litros) e deixe o filtro ligado por mais uma hora.

Continue a limpeza colocando clarificante Hidrofloc ou Flocplus e ligue a bomba, ainda no circular, por duas horas. Então, no dia seguinte, é só ligar o filtro na posição drenar, aspirar a sujeira, adicionar um pouco de cloro e por o filtro na posição “filtrar”. Pronto, sua piscina vai ficar limpinha como era antes.

Recomendado para você
Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Bem Estar

Tinta térmica: como funciona, vantagens

Bem Estar

Endoscopia: como é feita, para que serve

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *