Search

Pirâmide Alimentar

Google plus

A Pirâmide Alimentar foi desenvolvida pela primeira vez em 1992 por um departamento de agricultura americano e até hoje tem se mostrado uma importante ferramenta para os estudos na área de nutrição. A estrutura da pirâmide é caracterizada pela divisão, separando os alimentos por categorias e estipulando assim as porções de consumo.

A alimentação equilibrada fornece a quantidade de nutrientes necessária para o funcionamento do organismo, regulando as refeições e contendo os exageros. A seguir temos uma explicação a respeito de cada bloco da pirâmide alimentar e detalhes a respeito da formação.

Bloco 1: a base da pirâmide, composta por uma grande quantidade de carboidratos, nutrientes responsáveis pelo ganho energético do corpo. Entre os alimentos que constituem o grupo, aparecem o macarrão, a batata, pães e cereais.

Bloco 2: composto por frutas, verduras e legumes, são esses alimentos naturais que merecem destaque dentro no cardápio diário. Ricos em vitaminas e fibras, auxiliam o funcionamento do metabolismo.

Bloco 3: grupo formado por carnes, ovos, leite e derivados. Conhecidos como alimentos construtores, possuem proteínas e cálcio que atuam beneficamente no corpo humano, preservando principalmente o sistema imunológico.

Bloco 4: no topo da pirâmide aparecem os alimentos que apresentam altos índices de açúcar e gordura na composição. Esses produtos devem ser consumidos em porções moderadas para não oferecer riscos a saúde.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. isabella
    Publicado em 29/03/2012 às 10:00 AM [+]

    eu achei a piramede alimentar muito emportante eu nunca tinha reparado ante mais ai quando a minha professora passou um trabalho sobre este asunto eu vi que e muito enterresante justamente as pessous que nunca viu na minha opiniao elas tambem deveriam achar interesante .

  2. isabella
    Publicado em 29/03/2012 às 10:21 AM [+]

    legallll[

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top