Menu

Decoração

Atualizado em 26 de setembro de 2013, às 14:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pintura de azulejos: passo a passo

Muitos moradores estão apostando na pintura como uma forma de repaginar as paredes azulejadas.

A pintura dos azulejos é uma forma de renovar a decoração, tanto da cozinha como do banheiro. No entanto, para que o trabalho tenha um bom resultado, é importante seguir a técnica e usar produtos apropriados.

657102 Pintura de azulejos passo a passo Pintura de azulejos: passo a passoAtravés de uma pintura, o azulejo pode ser repaginado. (Foto:Divulgação)

O morador resolve pintar os azulejos da sua casa quando as peças estão muito antigas ou fora de moda. A pintura, por sua vez, dispensa a necessidade de fazer uma reforma radical para trocar todo o acabamento do cômodo.

A forma mais comum de pintar azulejos é a aplicação da tinta sobre as cores e o desenho original da cerâmica. Também existe a possibilidade de deixar a parede totalmente lisa, sem azulejos aparentes, para aplicar o novo acabamento.

Os produtos mais recomendados

657102 Pintura de azulejos passo a passo 2 Pintura de azulejos: passo a passoA tinta Suvinil Epóxi é um produto indicado. (Foto:Divulgação)

A tinta usada no trabalho precisa ser específica, ou seja, apresentar boa aderência e resistência à superfície. Veja a seguir algumas sugestões de produtos:

- Epóxi Catalisável, da Lukscolor;

- Novacor Azulejo, da Sherwim-Williams;

- Suvinil Epóxi;

- Sayerdur Acqua, da Renner Sayerlack;

- Wandepoxy, da Coral;

Passo a passo para a pintura dos azulejos

Confira a seguir como pintar azulejos:

657102 Pintura de azulejos passo a passo 1 Pintura de azulejos: passo a passoAntes de começar a pintar, é necessário limpar bem a superfície. (Foto:Divulgação)

1. Limpe a superfície com água e detergente neutro, eliminando os vestígios de poeira, sujeira e gordura. É importante fazer a limpeza tanto da cerâmica como também do rejunte.

2. Se houver falhas na superfície, preencha com massa corrida. Aguarde a secagem por 24 horas.

3. Siga as recomendações do fabricante para preparar a tinta.

4. Use um rolo para aplicar a primeira demão. Para a pintura não ficar com imperfeições, é importante redobrar a atenção com os rejuntes.

5. Espere a primeira camada de tinta secar.

6. Passe uma lixa fina sobre os azulejos. Em seguida, use um pano seco para remover o pó.

7. Seguindo as recomendações do fabricante, aplique a segunda demão de tinta.

8. Se o acabamento não foi suficiente para cobrir as cores do azulejo, então é necessário apostar em uma terceira demão de tinta.

Dicas e cuidados

• Se o azulejo original é escuro, a terceira demão de tinta é fundamental.

• Para deixar a superfície azulejada lisa, basta aplicar massa acrílica nos relevos das peças e nos rejuntes, até obter uma uniformidade.

• Para que a pintura funcione, os azulejos precisam estar inteiros e bem firmes na parede.

• A tinta epóxi bicomponente é caracterizada por sua grande resistência, mas tem cheiro forte e pode sofrer com o amarelamento no caso de cores claras.

• Os móveis do ambiente precisam ser levados em conta na hora de definir as cores das tintas.