Search

Pimentas: como cultivar

Dicas para quem deseja cultivar pimentas em casa como planta ornamental.
Google plus

Já pensou em cultivar pimenta em casa? Saiba que essas plantas de sabor picante usadas na culinária estão cada vez mais presentes em residências, escritórios e outros locais como parte da decoração interna. A pimenteira chama a atenção principalmente pelo jogo de cores entre o vermelho da pimenta e o verde de suas folhas, e atualmente muitas floriculturas já vendem a planta para quem deseja tê-la em casa.

Traga mais colorido para sua casa (Foto: divulgação)

Como cultivar a pimenta em casa

A pimenta também atrai os olhares devido às alterações de cor que se verificam nas fases de amadurecimento da planta e que transitam entre o verde, o laranja e o vermelho vibrante. O uso da pimenta além de ser como condimento para diversos pratos, também já foi aplicado como medicamento segundo registros da história antiga dos maias.

Leia mais: Conheça os Benefícios da Pimenta

Pimenta: benefícios, dicas para consumir

No Brasil, a planta é cultivada principalmente pela agricultura familiar, em meses de calor, uma vez que a pimenteira não suporta geadas e tem sensibilidade às baixas temperaturas. Entre os benefícios da pimenta destacam-se sua ação emagrecedora, pois torna mais rápido o metabolismo do organismo, e o fato de ser fonte de vitamina A, B, C, ferro, magnésio e aminoácidos. Mesmo a cultivada em vasos pode ser consumida nas refeições.

O consumo da pimenta pode trazer vários benefícios ao corpo (Foto: divulgação)

Cuidados na hora de cultivar pimenteiras

O cultivo da pimenta deve ser feito em solo fértil, profundo e bastante drenado. Quem for plantar em casa, pode dar preferência para pimenteiras de porte menor e com pimentas vermelhas e o ideal é adquiri-las com produtores se for cultivá-las em vasos. Se for plantar em campo, o ideal é fazer sulcos de 30 até 40 centímetros de largura e com 20 a 25 centímetros de profundidade, e com 80 centímetros de distância entre cada um. Quando as mudas estiverem com 10 centímetros de altura ou cinco folhas já podem ser passadas para o campo ou para um vaso.

As pimenteiras podem ser colocadas em diversos ambientes (Foto: divulgação)

Entre os cuidados para cultivar pimenta está a necessidade de não se encharcar as plantas quando for irrigar as mudas e também escolher plantas mais resistentes, usar corretamente bactericidas e fungicidas para afastar doenças. A colheita da pimenteira acontece normalmente de 50 a 55 dias depois que a planta floresce e a poda deve ser feita depois da frutificação.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top